Usar carregador de celular pirata estraga o celular?

Quer pagar barato? Arque com as consequências. Entenda por que comprar um carregador de celular pirata pode sair ainda mais caro em algumas situações.

Usar carregador de celular pirata estraga o celular?
Veja os riscos de comprar um carregador genérico para o seu smartphone

Perdeu ou queimou o carregador original do seu celular? Algumas pessoas optam por comprar um carregador de celular pirata porque o original normalmente é muito caro. Para esclarecer as dúvidas, veja os principais cuidados que devem ser tomados antes de optar por um carregador genérico.

Os perigos de usar carregador de celular pirata

Esses perigos muitas vezes existem por conta de especificações técnicas de uma marca para a outra ou até mesmo modelos diferentes. Saiba se o carregador de celular pirata pode ou não danificar o aparelho:

Potência

Antes de comprar o carregador genérico, verifique as especificações do carregador original, consulte também o modelo do aparelho. Assim, você poderá comparar os dados da fonte original com a de outra marca. Outra informação importante é verificar se os plugues de ambos são compatíveis.

Observe também qual faixa de voltagem o novo carregador. Se é 110 volts ou 220 volts. A maioria dos carregadores hoje em dia é do tipo bivolt, ou seja, opera tanto em 110 como em 220 volts, mas é bom analisar por causa da tomada que você tem na sua casa.

Verifique a saída do carregador

Deve verificar também a voltagem de saída da fonte. O seu aparelho pode requisitar, por exemplo, 5 volts, e o carregador novo pode estar passando 9 volts. Nesse caso, o celular estaria recebendo uma carga superior a que ele suporta.

A respeito da amperagem do novo carregador é importante analisar a intensidade da corrente elétrica que ele fornece ao seu aparelho. A aparelho pode consumir uma corrente de 0.15 Ampere, e o carregador tem a capacidade de enviar 1 Ampere, não haverá problema, pois o mesmo só estaria consumindo uma parte da corrente disponível. Mas se aparelho consumir uma quantidade maior de Amperes do que a fonte oferece, isso poderia prejudicá-la, e pode causar um aquecimento nos seus componentes.

Vantagens do carregador original

Usar um carregador de celular pirata pode ser, algumas vezes, seguro, entretanto, é sempre indicado sempre é usar o produto original do seu aparelho. É que a saída que parece econômica a princípio, pode gerar um gasto maior do que o previsto no futuro.

Esses carregadores genéricos são feitos vários tipos de baterias, assim, não atendem a determinadas necessidades de um tipo específico de bateria. E isso faz com que aumente o risco da bateria diminuir sua vida útil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar