Os blocos de rua mais famosos do Carnaval de Salvador

Você vai sair atrás do trio elétrico nesse carnaval? Conheça os blocos de rua do Carnaval de Salvador e prepare-se para a folia.

Os blocos de rua mais famosos do Carnaval de Salvador
Conheça o mais sobre o carnaval de Salvador, um dos mais famosos do Brasil

Está pensando em curtir o carnaval de Salvador? Então é hora de conhecer um pouco mais sobre a história dessa festa, saber quais são os principais blocos e reservar logo os pacotes mais baratos para curtir o carnaval.

 

Carnaval de Salvador

Antes de ser essa festa monumental que atrai cerca de 2 milhões de foliões do Brasil e do mundo, o carnaval de Salvador começou como uma celebração da cultura popular brasileira, presente desde o início dos anos 20 com blocos de marchinhas e sociedades carnavalescas. A partir de 1950, ele começou a tomar o formato que conhecemos hoje pelas mãos de Dodô e Osmar. Eles adaptaram um calhambeque com caixas de som e saíram pelas ruas da capital baiana invandindo a cidade com o ritmo da música, assim nascia o trio elétrico.

A partir de então o Carnaval de Salvador foi ficando ano a ano mais famoso pela sua animação e pela maré de gente que sai às ruas para se divertir. Quando em 1969 Caetano Veloso lançou sua música que dizia “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”, a festa tomou proporções monumentais e hoje é um dos destinos mais procurados do país para passar o carnaval.

Circuitos do Carnaval de Salvador

carnavaldesalvador2016


O carnaval de Salvador começa 6 dias antes da quarta-feira de cinzas, numa quinta-feira a noite, mas antes do primeiro dia de carnaval a cidade já começa a esquentar com as festas de “pré-carnaval”.  

Existem diversos circuitos festivos acontecendo na cidade durante a festa, sendo que os três principais circuitos são: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (no Centro Histórico).O Barra Ondina (Dodô) começa no Farol da Barra e segue por 2,5 km até o Hotel Bahia Othon Palace, em Ondina. O Avenida (Osmar) começa no Corredor da Vitória e segue por 6km até a Avenida Sete. Não é possível dizer qual é o melhor pois depende do gosto do folião, os principais cantores saem nos dois circuitos. O Barra Ondina costuma ter mais adeptos por ser mais arejado (já que é beira-mar, enquanto o Avenida passa por dentro da cidade), é mais curto e é onde estão os camarotes mais badalados do carnaval.

Há também os tradicionais blocos carnavalescos como o Olodum, Timbalada, Filhos de Gandhy e Ilê Aiyê que atraem muitos foliões que querem aproveitar as raízes de fé dessa festa ao som de muito afoxé.

 

Blocos de rua

Existem uma infinidade de blocos que saem durante o carnaval de Salvador, tem bloco para todos os gostos, bolsos, ritmos e animações. Veja os principais e mais badalados:

  • Camaleão - O bloco sai no circuito Barra-Ondina e tem como atração principal o cantor Bell Marques (ex-chiclete com Banana). O bloco é dos mais concorridos do carnaval de Salvador e sai no domingo, segunda e terça-feira.
  • Coruja – O bloco sai no circuito Avenida do domingo e na terça-feira e Barra Ondina na segunda-feira. As atrações principais são Ivete Sangalo e Banda Timbalada.
  • Me Abraça – O bloco sai no circuito Barra-Ondina e tem como atração principal o cantor Durval Lelys (ex-asa de águia). O bloco vai para as ruas no domingo, segunda e terça.
  • Cocobambu – O bloco sai no circuito Barra-Ondina e tem as atrações: Wesley Safadão (na quinta-feira), Cláudia Leitte (na sexta-feira) e Durval Lelys (no sábado).
  • Cerveja e Cia – O bloco sai na Barra-Ondina, no sábado com a atração Ivete Sangalo
  • Vumbora – O bloco sai na Barra-Ondina, na sexta e no sábado, com o Bell Marques
  • Crocodilo – O bloco sai na Barra-Ondina, do domingo e na segunda com a atração Daniela Mercury.
  • Largadinho – O bloco sai na Barra-Ondina, na segunda e terça, com a atração Cláudia Leitte.
  • Timbalada – O bloco sai na Barra-Ondina, na sexta e no sábado, com a atração da banda Timbalada
  • Pirraça – O bloco sai na Barra-Ondina, com Jorge e Mateus no domingo e Wesley Safadão na terça-feira.
carnavaldesalvador2016


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar