Os destinos que vão bombar no carnaval de 2017

O ano novo chegou e as expectativas para o carnaval de 2017 começam a crescer. Saiba quais são os melhores destinos para curtir todos os cinco dias de festa.

Os destinos que vão bombar no carnaval de 2017
Programe-se para curtir a folia nas melhores cidades do país

Faltam menos de 60 dias para o carnaval e você já pode começar a pesquisar os melhores roteiros de viagem para curtir os cinco dias de folia nacional. A festa deste ano acontece de 24 a 28 de fevereiro e promete mais uma vez mobilizar a população, seja correndo atrás do trio elétrico ou aproveitando os dias de folga para descansar. Confira destinos para todos os gostos que estão atraindo cada vez mais turistas e prometem bombar no carnaval de 2017.

Seis destinos para aproveitar o carnaval de 2017

Você é do time que passa horas preparando uma fantasia para arrasar nos blocos ou que no segundo dia de festa reclama que não aguenta mais as músicas? Temos sugestões de destino para ambos os gostos, que fogem dos roteiros tradicionais como Rio de Janeiro e Salvador, mas são tão interessantes e animados quanto. É hora de planejar o carnaval de 2017!

1. São Luiz do Paraitinga – São Paulo

No Vale do Paraíba, a duas horas e meia da capital, fica uma cidade pequena e pacata composta por 10 mil habitantes. A tranquilidade, porém, tem hora para acabar: em fevereiro São Luiz do Paraitinga é responsável por receber cerca de 150 mil foliões para seu carnaval exclusivamente de marchinhas.

São os próprios moradores que compõem os temas do carnaval, dedicando-se durante todo o ano à criação dos sucessos. A valorização das marchinhas é tão forte que é proibido reproduzir qualquer outro gênero musical durante o carnaval, o que torna a cidade perfeita para um carnaval em família.

Os blocos de rua também compõem o cenário carnavalesco na cidade, sendo os mais conhecidos o Bloco do Barbosa, Bloco do Juca Teles e Casarão. Manifestações populares acontecem entre os blocos e mantém a animação dos foliões, que também podem curtir shows de bancas locais na Praça de Eventos. A cidade também é cercada por cachoeiras e fica pertinho da praia, a uma hora de Ubatuba. 

2. Diamantina – Minas Gerais

O carnaval em Ouro Preto é conhecido como um dos melhores do Brasil, mas em Minas Gerais o que não faltam são opções de folia interessantes. Em Diamantina, cidade tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade, acontece um dos melhores carnavais de rua do país e é possível participar de um bloco ou curtir um show a qualquer hora do dia.

A Praça do Mercado Velho recebe suas principais atrações, os grupos de batucada e percussão Bat-Caverna e Bartucada, que se revezam no palco desde o início da noite até o sol raiar. Blocos como Xai-Xai, Chega Chegando, Pena Branca e Sapo Seco mantém o tom caricato e bem humorado pelas ruas e as apresentações de DJs nos casarões completam o cenário carnavalesco da cidade.

Diamantina

 

3. Recife – Pernambuco

Nem só de Olinda é feito o estado de Pernambuco. A capital Recife também é uma das melhores opções para o carnaval de 2017, com uma tríade perfeita composta por frevo, praias paradisíacas e blocos tradicionais.

Maracatu, frevo, coco, samba, ritmos africanos e muita música popular brasileira compõem o carnaval extremamente democrático e plural de Recife, marcado pelas cores, pelos shows e blocos de rua como o Galo da Madrugada, uma tradição de quase 40 anos que já arrastou 2,5 milhões de pessoas pelas ruas.

Para participar do Galo da Madrugada é preciso disposição: o horário de saída é às 9h30 do dia 25 de fevereiro (sábado), mas os foliões começam a se reunir às 7h, e os trios elétricos tocam até às 18h. A noite, a festa acontece no Polo Marco Zero

Também dá pra curtir o frevo de Olinda no carnaval 2017, já que a cidade fica pertinho de Recife e recebe grandes artistas para a data. Este ano se apresentarão Wesley Safadão, Jorge e Mateus e Gabriel Diniz.

4. Florianópolis – Santa Catarina

Floripa é um dos destinos mais escolhidos para curtir as férias, e apesar de se destacar pelas belas praias e pelo público jovem, a cidade também desponta como uma das melhores opções para o carnaval de 2017.

A passarela Nego Quirido, onde acontecem os desfiles das escolas de samba, recebe as escolas do Grupo de Acesso A no dia 24 (sexta-feira) e as do Grupo Especial no dia 25 (sábado). No domingo (26) o Grupo de Acesso desfila e as campeãs fazem o desfile final no dia 28 (terça-feira). Nas praias acontecem festas com participação de alguns dos melhores DJs do mundo.

A maioria das atrações de carnaval são gratuitas, inclusive os shows no centro da cidade com artistas de renome nacional. Anitta e Péricle já se apresentaram em edições anteriores, assim como outros artistas em shows menores. Os blocos de rua e festas nos clubes das cidades são democráticos e atendem desde os fãs do carnaval tradicional até os que estão atrás de ferveção e muito axé, pop e funk.

Florianópolis

 

5. Caicó – Rio Grande do Norte

A pouco mais de 200 quilômetros de Natal fica Caicó, cidade que recebe a melhor folia do estado e uma das melhores do Nordeste. A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) recebe os maiores shows da região, comandados por artistas de renome nacional. Em 2016 foram nove atrações durante os dias 6, 7 e 8 de fevereiro e para o carnaval de 2017 está confirmada apresentação da banda Aviões do Forró.

Forró, frevo, axé e sertanejo não faltam nos shows pela cidade e também nos blocos de rua, o que atrai os foliões cansados das tradicionais marchinhas. Alguns dos blocos mais conhecidos são o Ala Ursa do Poço de Santana e Bloco Treme Treme e Bloco do Magão.

6. Chapada Diamantina – Bahia

Há quem prefira aproveitar os cinco dias do carnaval de 2017 de outra forma que não seja correndo atrás dos trios elétricos. Na Bahia, um dos principais destinos para quem quer curtir a folia, encontra-se também um refúgio de toda a correria, barulho e estresse da cidade: a Chapada Diamantina.

Cânions, grutas, rios e cachoeiras formam o cenário deste local, famoso pelas paisagens impressionantes e pelo turismo ecológico e de aventura. Escalada, rapel, tirolesa, arvorismo e voo livre são algumas das opções para os amantes de esportes radicais, que dividem espaço com as dezenas de sítios arqueológicos repletos de pinturas rupestres.

O Poço Azul, em Andaraí, fica em uma caverna inundada e recebe esse nome por conta dos raios de luz que se encontram com as águas cristalinas, formando um cenário deslumbrante. A Cachoeira da Fumacinha, em Mucugê, tem uma queda d’água de 100 metros entre dois cânions.

Chapada Diamantina

 

7. Paraty – Rio de Janeiro

A cidade de Paraty é destaque em qualquer época do ano, e não só no carnaval de 2017, mas figura nessa lista por se mostrar um dos destinos mais completos em infraestrutura, lazer, ecoturismo e praias do Brasil, sendo uma excelente opção para famílias e casais que querem fugir da festa do rei Momo.

A localização estratégica entre a serra e o mar permite inúmeras atividades junto à natureza, como trilhas, piscinas naturais, caiaques, mountain bike e banhos de cachoeira. A cultura local está presente no artesanato, nas ruas da cidade, nos alambiques artesanais e nas tribos indígenas.

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Clara Grizotto Clara Grizotto

Jornalista faz-tudo: social media, assessoria, redação e publicidade. Queria mudar o mundo, mas descobriu que tem muito chão para percorrer antes.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar