Por que terça-feira é o melhor dia para se candidatar para vagas

Quem quer se candidatar para vagas de emprego está sempre atento às dicas para não errar. Você sabe qual é o melhor dia para isso. Entenda. 

 

Por que terça-feira é o melhor dia para se candidatar para vagas
Veja como a maneira de se candidatar para vagas pode fazer a diferença

Tudo bem, você pode se candidatar para vagas de emprego em qualquer momento do ano. Mas sabia que existe um dia melhor e mais propenso ao sucesso? Pelo menos é o que afirma a pesquisa da SmartRecruiters publicada em Abril. Após uma intensa avaliação da logística de empregadores e da forma como se comportam os candidatos, a entidade chegou a essa conclusão e tem as suas razões.

Terça-feira, o dia decisivo

De acordo com os dados, a maioria das empresas nos EUA e no Canadá divulga as suas suas ofertas na terça-feira. Foram avaliadas mais de 270.000 publicações feitas na plataforma desde 2013. Para a SmartRecruiters, as segundas são dias agitados nos escritórios e somente na terça existe uma dedicação maior a futuras contratações.

Veja também: como se comportar no Happy Hour da empresa

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

Porque isso acontece

Se as propostas são publicadas na terça, consequentemente, o melhor dia para se candidatar para vagas é...na terça. Já está comprovado que quanto mais rápido o seu currículo chegar ao recrutador, melhor avaliado ele será. Uma resposta o quanto antes à oferta demonstra compromisso e interesse real no posto de trabalho em aberto.

A pesquisa revelou ainda que cerca de 60% das pessoas que querem de candidatar para vagas respondem durante a primeira semana do anúncio. Isso quer dizer que quem for mais ágil, acaba por ganhar maior destaque. Quanto mais tempo demorar, mais concorrência terá. Que isso não sirva como desestímulo, mas como um alerta para ficar sempre atento às novas possibilidade, especialmente na terça!

Faça o teste e descubra se você está na profissão certa 

Otimizando a candidatura

Quando for se candidatar para vagas de emprego tenha atenção também ao horário. A SmartRecruiters concluiu que boa parte das ofertas são publicadas a meio da manhã, por volta das 11 horas, e que um número significativo de candidatos remete suas respostas pelas 2 da tarde. Os que buscam a chave para o sucesso precisam se adiantar: o ideal, para a empresa, é que os currículos comecem a chegar antes do horário do almoço. Assim, os recrutadores podem começar as avaliações imediatamente e, quem sabe, convocar entrevistas logo para a parte da tarde.

Como forma de aumentar as chances de sucesso, a conclusão da pesquisa informa que uma boa estratégia é iniciar os preparativos ainda no fim de semana. Se você vai se candidatar para vagas de emprego nos próximos dias, certifique-se de o currículo está atualizado e, se for o caso, deixe uma carta de apresentação preparada. Assim, quando as ofertas foram divulgadas, estará com o seu arsenal pronto para a batalha. Mas lembre-se que não basta ser rápido, é preciso enviar uma candidatura com qualidade.

Veja mais informações sobre empregos pelo mundo

Para não pisar na bola

Já vimos que agilidade é importante no mercado de trabalho, mas é fundamental ser também estratégico ao se candidatar para vagas de emprego. Por isso, deixamos mais dicas que podem ser úteis para quem está nesse momento da vida. Mantenha a compostura e não perca as esperanças. 

  • Um bom currículo é sempre crucial. Saiba como fazer um CV adequado para a sua área de trabalho e evite os erros que podem custar muito caro.

  • Se depois de candidatar para vagas for chamado para uma entrevista, prepare-se e tome cuidado com as gafes.

  • Mesmo que arranjar um emprego seja uma situação urgente, não atire para todos os lados. Selecione bem as vagas para as quais você quer se candidatar.

  • Se não obtiver uma resposta da empresa, não envie o currículo para vários setores diferentes na esperança de algum contato. Isso só contribui para uma imagem negativa.

  • Depois da entrevista, aguarde o resultado e não pressione o entrevistador com ligações ou email de cobrança. Ele certamente ficará incomodado com a ansiedade e você perderá pontos.

 
Leia mais: Descubra quais os melhores sites para procurar emprego
 
Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar