10 canais do YouTube para aprender diversas coisas

Conhecimento prático e gratuito a apenas há um clique de distância. Conheça 10 canais do YouTube para aprender algo novo, descobrir vocações e se aperfeiçoar.

10 canais do YouTube para aprender diversas coisas
Fotografia, ciência, culinária e muito mais. Conhecimento gratuito a um clique de distância.

As novas tecnologias e o acesso cada vez mais fácil à conexão com a internet trazem novas e diversificadas possibilidades de aprendizado e entretenimento de qualidade através de canais do YouTube; sendo essa uma das mais poderosas ferramentas gratuitas para aprender algo novo todos os dias.

A facilidade de acesso pela gratuidade do serviço faz com que muitos tenham o site de compartilhamento de vídeos como primeiro recurso de acesso ao conhecimento.  A popularidade do site se dá também pela simplicidade em que o conteúdo é disponibilizado, onde os bons produtores de conteúdo acumulam seguidores e são remunerados por isso, incentivando novas produções.

10 canais do YouTube para aprender algo novo

A seguir, conheça alguns canais do YouTube produzidos e alimentados com a finalidade de lhe ensinar algo novo, despertando até mesmo o interesse dos usuários para assuntos que pareciam desinteressantes até determinado momento.

1. Manual do Mundo


O Manual do Mundo é um dos canais mais populares do Brasil sobre dicas do dia a dia relacionadas à ciência prática. Com temas bastante abrangentes, o canal é liderado por Iberê Thenório abordando assuntos como experiências, mágicas, pegadinhas e até receitas. Todos inserindo, de alguma maneira, a temática científica. Esse estilo de conteúdo já proporcionou ao canal mais de 5,75 milhões de inscritos.

2. Khan Academy

O Khan Academy é um projeto de acesso ao ensino e que acabou se estendendo para o YouTube; devido ao seu crescimento, passou dos conteúdos exclusivos em inglês para versões em português brasileiro. No canal é possível encontrar vídeos didáticos das mais amplas áreas de conhecimento, como Matemática, Física, Biologia, entre outras, contabilizando uma quantia superior a 3 mil vídeos já publicados.

A versão brasileira do canal ainda está em seu início, conquistando apenas 122 mil inscritos, enquanto seu irmão no idioma original já ultrapassa os 2,5 milhões.

3. Me Salva!

Já conhecido pelos que procuram um esclarecimento rápido sobre diversos temas acadêmicos, o Me Salva! é dedicado a oferecer vídeos didáticos para estudantes que estejam cursando o ensino regular ou em períodos decisivos para prestar vestibular. O sucesso de sua ajuda é visível em seus quase 780 mil seguidores.

4. Biologia Total com Prof. Jubilut


O Biologia Total, com vídeos produzidos pelo Prof. Jubilut, tem como intuito oferecer curtos aprendizados de maneira a resumir assuntos ligados à Biologia em temas aplicados nas avaliações de ensino no nível médio. O canal, que hoje conta com mais de 630 mil inscritos ainda discorre sobre curiosidades e oferece dicas diversas para o vestibular.

5. Ciência Todo Dia

O Ciência Todo Dia é um canal que trata de assuntos como tecnologia, questões do universo e biológicas, procurando fazer uma abordagem em um âmbito mais científico com explicações simples, práticas e rápidas. Quando comparado a outros gigantes do YouTube nacional, o canal ainda é modesto, contando com pouco mais de 140 mil inscritos, mas continua a crescer e oferece conteúdo frequentemente atualizado.

6. Canal do Pirula

O Canal do Pirula vem ganhando considerável visibilidade entre os canais do YouTube mais populares do Brasil. Tratando de temas variados e sempre discutindo sobre polêmicas da atualidade, além de curiosidades, o canal procura abordar toda essa temática com um olhar crítico e político, sempre com embasamento coerente. Até o momento, a qualidade de seu conteúdo já lhe rendeu mais de 435 mil seguidores.

7. ZonaDaFotografia


O ZonaDaFotografia é um canal muito popular destinado tanto à profissionais como aos aspirantes, somente aficionados por fotografia. Ele oferece diversas dicas e dá sugestões de montagem de equipamento, bem como a adequação do mesmo para cada ocasião. Trazendo análises curtas e práticas, o canal já conta com quase 130 mil inscritos.

8. Nerdologia

Com grande popularidade entre os canais do YouTube sobre ciência e cultura pop, o Nerdologia aborda diversos temas da atualidade, como cinema, tecnologia, questões políticas, sociais, entre outras, sempre com enfoque científico transmitido de maneira bastante didática e com diversas referências. Atualmente, sua popularidade já bateu a marca dos 1,4 milhões de inscritos.

9. Ana Maria Brogui

Para os amantes da gastronomia prática, o canal Ana Maria Brogui adota receitas simples e outras mais bem elaboradas em seus vídeos. Como diferencial, o Brogui – como é conhecido o dono da marca – adapta as receitas mais complicadas para tornar o processo mais simples. Contando com mais de 1,7 milhões de inscritos, o canal é apenas um dos meios onde as técnicas são passadas, podendo também ser encontradas no site e nos livros já lançados.

10. Aulalivre.net


Com mais de 615 mil inscritos, o Aulalivre.net publica vídeos das mais variadas áreas acadêmicas como Matemática, Química e Física, tendo como objetivo principal fornecer o material de estudo necessário para alunos do ensino médio e candidatos à provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar