Por que é importante manter a calibragem de pneus

Entenda a importância da calibragem de pneus para a segurança do condutor, vida útil dos pneus e, claro, economia com a manutenção do veículo.

Por que é importante manter a calibragem de pneus
A calibragem regular pode garantir menores despesas com manutenção do veículo

Algo tão simples e que parece óbvio a qualquer motorista como a calibragem de pneus, apesar de conhecida, acaba sendo esquecido ou equivocado pela grande maioria dos condutores. Conheça os riscos de não calibrar os pneus com regularidade ou faze-lo incorretamente.

Como economizar combustível em cinco passos

A importância da calibragem dos pneus

Os pneus de um veículo são projetados com medidas e materiais específicos em cada modelo, isso ocorre pois cada veículo demanda que seu pneu suporte um peso e uma capacidade de tração deferente dos demais, por exemplo, fazendo com que cada categoria exija uma determinada calibragem de pneus, a qual poderá acarretar muitos problemas se ajustada na pressão incorreta.

Não apenas o componente que possibilita a locomoção do veículo, os pneus são também um dos itens de segurança mais importantes de um meio de transporte terrestre. Eles são os responsáveis pelo desempenho do veículo no momento da arrancada, determinam a velocidade que se poderá atingir e são componentes fundamentais pela eficiência das frenagens e da estabilidade nas curvas. Para que esse item tão importante cumpra seu papel com perfeição, alguns cuidados de manutenção devem ser tomados, como manter o alinhamento correto e principalmente a pressão correta.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Perda de Aderência e Acidentes

A calibragem incorreta de pneus, seja ela maior que a recomendada ou menor, pode colocar em risco a vida do condutor e seus passageiros.
Um pneu com pressão muito alta faz com que este se torne mais duro, ocasionando uma perda de tração e eficiência nas arrancadas. Com esse aspecto, os pneus podem “patinar” em frenagens e curvas, diminuindo o poder de aderência do mesmo com o asfalto.

Os prejuízos podem ser estendidos ainda a outros componentes do veículo; um pneu rígido pela pressão mais alta absorve menos impactos provenientes das imperfeições do asfalto, o que demanda mais trabalho dos amortecedores, aumentando seu desgaste e diminuindo o conforto do condutor.

Um pneu com pressão abaixo da recomendada também traz prejuízos e insegurança. Um pneu com calibragem baixa estará suscetível a deformações diferentes das projetadas pelos fabricantes, podendo acarretar instabilidades na condução e, dependendo da gravidade, eventuais travamentos. A capacidade de amortização de impactos também é reduzida, podendo causar danos às rodas dos veículos.

Desgaste

A vida útil dos pneus é diretamente afetada pela calibragem de pneu incorreta. Pneus com pressão excessiva sofrem certa deformidade em seu molde original, assim desgastam as faixas centrais com mais facilidade e rapidez; já em pneus com baixa pressão, a deformação também acontece, mas provocando um maior desgaste das laterais. Isso terá como consequência a troca prematura dos pneus, que irão durar menos que o esperado.

Estepe e recomendações do Manual

Outro item esquecido mas que deve ser calibrado sempre em conjunto com os pneus em uso, é o estepe. Apesar da recomendação em calibra-lo sempre que o fizer com os demais pneus, caso o acesso a ele esteja dificultado, é possível calibrar de maneira alternada com os demais pneus. Alguns profissionais recomendam nesse caso aplicar uma pressão ligeiramente maior no estepe pelo maior período sem manutenção.

A calibragem de pneus indicada para cada modelo pode ser encontrada no manual de usuário de todos os veículos. Deve ser observado também que no manual constam mais de uma calibragem de pneus: uma para o veículo sem carga (padrão) e outra um pouco maior, para um veículo com carga (passageiros, malas, etc.).

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar