Calendário de vacinação do recém-nascido

As futuras mamães devem ficar atenta ao calendário de vacinação do seu bebe, quais são as vacinas oficias e o momento em que elas devem ser aplicadas.

Calendário de vacinação do recém-nascido
Saiba quais são as vacinas fundamentais até os 12 meses de idade

O calendário de vacinação do bebê informa quais são as vacinas que a criança deve tomar desde o nascimento até os 12 meses. Essas vacinas são fundamentais porque o bebê não possui as defesas necessárias para combater infeções e elas agem como uma proteção do organismo. Conheça o calendário de vacinação.

Veja as vacinas oficiais do calendário de vacinação

A maioria das vacinas é aplicada na coxa ou no braço da criança. Todas elas são recomendadas pelo Ministério da Saúde e é fundamental que os pais levem a caderneta de vacinação no dia em que elas forem administradas.

Ao nascer

A vacina BCG deve ser administrada no recém-nascido. É uma dose única que evita as formas graves de tuberculose. Geralmente ela é aplicada na maternidade.

A vacina contra a Hepatite B deve ser aplicada nas primeiras 12 horas após o nascimento. A 1ª dose da vacina evita a hepatite B, que é um vírus que afeta o fígado.

2 meses

A vacina VIP deve ser aplicada até os dois meses. A 1ª dose da vacina contra a poliomielite, também conhecida por paralisia infantil.

A 1ª dose da vacina VORH, contra a gastroenterite é administrada por meio de gotinhas na boca do bebê.

A vacina Pentavalente: 1º dose da vacina contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

Nesse período deve ser a plicada a 1ª dose contra doença invasiva pneumocócica, meningite, pneumonia e otite. Trata-se da vacina Pneumocócica 10V.

3 meses

Agora é hora da 1ª dose da Vacina Meningocócica C, que age contra Meningite meningocócica do serogrupo C.

4 meses

Momento de ser aplicada a 2ª dose da vacina contra a paralisia infantil, a vacina VIP.

Agora é o momento da 2ª dose da vacina Pentavalente, ela é aplicada junto com VIP, vacina contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas por Haemophilus influenza tipo b.

Também a 2ª dose da vacina VORH contra a gastroenterite.

2ª dose da vacina Pneumocócica 10V, que age contra doença invasiva pneumocócica, meningite, pneumonia e otite.

Preço das vacinas para bebês e crianças

5 meses

Tempo de aplicar a 2ª dose da Vacina Meningocócica C, que age contra Meningite meningocócica do serogrupo C.

6 meses

Aos seis meses as crianças devem tomar 3ª dose da Vacina VOP, contra a paralisia infantil.

Também é o momento de aplicar a 3ª dose da vacina Pentavalente, com VIP contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

9 meses

Aos nove meses os bebês devem tomar a dose única da vacina contra febre amarela, vacina oficial do calendário de vacinação.

12 meses

Com 1 ano de idade as crianças devem tomar o reforço da vacina Pneumocócica C, contra a meningite, pneumonia e otite.

A dose única da vacina contra a Hepatite A.

A 1ª dose da vacina Tríplice Viral contra o sarampo, rubéola, síndrome da rubéola congênita e caxumba.

E por fim o reforço da vacina Meningocócica C contra a meningite C.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar