Como fazer caldo de legumes e conservar

Aprenda como fazer caldo de legumes caseiro, uma opção natural e muito mais saudável para utilizar no tempero de alimentos.

Como fazer caldo de legumes e conservar
Uma opção natural e saudável para cozinhar

Com um pouco de organização e planejamento é possível otimizar a qualidade das refeições e evitar a ingestão de produtos artificias e industrializados ao fazer, por exemplo, caldo de legumes caseiro.

A fome e a falta de tempo são os principais vilões contra a saúde e boa alimentação. Fast food, alimentos congelados e temperos prontos são usados a exaustão e a qualidade de nutrientes ingeridos baixa consideravelmente.

A receita que disponibilizamos a seguir, do site Fale com a Nutricionista, reúne uma grande variedade de legumes e portanto um grande número de nutrientes, além de produzir uma quantidade final grande de caldo de legumes, o que otimiza também o tempo de preparo das refeições.

Como fazer caldo de legumes: passo a passo

Siga os passos a seguir e obtenha um caldo de legumes rico de sabor e nutrientes.

Ingredientes

1 colher de azeite de oliva extra virgem
2 alhos-porós (apenas as partes branca e verde-claro) lavados e picados
4 cebolas picadas
6 cenouras descascadas e picadas
3 talos de salsão picados
1 maço de salsinha
2 colheres de manjerona desidratada
½ colher de tomilho desidratado
1 folhas de louro
6 litros de água

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Preparo

Aqueça o azeite em uma panela, adicione os legumes e refogue até dourar. Em seguida adicione as ervas e os 6 litros de água. Cozinhe até ferver e então abaixe o nível do fogo. Deixe cozinhar por cerca de uma hora a mais, com a panela tampada, até pouco mais da metade apenas. Depois desse período, coe o caldo e deixe esfriar. Enfim, sirva ou separe em potes para congelar.

Com os legumes cozidos que restaram a dica é fazer uma sopa. Para isso basta bater tudo no liquidificador, temperar, acrescentar um pouco mais de água, cozinhar e servir. É possível ainda congelar a sopa desde que seja antes de temperar.

Como fazer caldo de carne e conservar

Como conservar

Para conservar caldos a melhor forma é congelá-los em vasilhas de plástico ou em formas de gelo a fim de que já fiquem em pequenos tabletes fáceis de usar. Após congelar é aconselhável ainda colocar os cubos em sacos plásticos fáceis de abrir e fechar.

O caldo dura até 4 dias quando conservado na geladeira e até 3 meses quando no congelador.

Como fazer caldo de frango: passo a passo 

Custos

Considerando os custos por quilo de cada ingrediente e estimando seu valor por quantidade utilizada de cada legumes na receita, chegamos a conclusão de que o valor médio de toda receita será de R$20,00.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar