Como calcular a quantidade de comida por pessoa ao organizar uma festa

Um dos maiores medos ao organizar um evento é relacionado à quantidade de comida por pessoa a ser oferecida. Veja o que é necessário avaliar e como calcular.

Como calcular a quantidade de comida por pessoa ao organizar uma festa
A quantidade de comida por pessoa depende das características do evento

Um dos maiores medos ao organizar um evento é relacionado à quantidade de comida por pessoa a ser oferecida. Servir de mais ou de menos, apostar em pratos exóticos que podem não agradar e, em qualquer um destes casos, acabar saindo no prejuízo por uma falta de planejamento. Veja o que é necessário avaliar e como calcular cada tipo de alimento em uma festa.

3 Calculadoras de churrasco e dicas para evitar o desperdício

Quantidade de comida por pessoa: o que avaliar

Antes de começar os cálculos, algumas características do evento devem ser levadas em consideração para que a quantidade de comida por pessoa seja estimada com mais precisão. Veja o que deve ser respondido antes da organização dos comes.

Qual será o tempo de duração da festa? 

Além do ponto chave sobre a quantidade de comida por pessoa, é importantíssimo levar em consideração a duração da festa. Em eventos que duram mais de cinco horas, por exemplo, é comprovado que os convidados irão comer muito mais.

Haverá ou não coquetel?

Em geral, quando há coquetel precedendo um almoço ou jantar, os convidados costumam comer menos o prato principal. Tenha isso em consideração antes de começar a fazer os cálculos.

7 dicas para organizar uma festa de aniversário simples e barato

Segmente os convidados por jovens, homens, mulheres e crianças

Por regra, quanto mais jovens, mais comida será ingerida, principalmente para o sexo masculino, que costuma comer mais do que as mulheres. Atente-se também à quantidade de convidados no geral, pois festas com mais de 50 pessoas tendem a ter um consumo reduzido de comida. Fica a exceção para as crianças que, para cada duas, deverá contar com o consumo de um adulto.

Equilibre os doces

Se vai haver bolo, diminua os doces e vice versa. Se forem disponibilizadas grandes quantidades de cada um deles, vão acabar sobrando.

O melhor cartão de crédito para cada tipo de necessidade

Como calcular a quantidade de comida por pessoa

Considerada cada uma das características de seu evento, bem como o número total de convidados, é hora de particionar o quanto cada pessoa, de acordo com faixa etária e gênero, irá consumir.

Canapés e Aperitivos

Canapés e/ou salgadinhos: se o evento for somente um coquetel, calcule 15 unidades por pessoa; se for servido apenas um prato quente, calcule de 1 a 12 pessoas; se anteceder um almoço ou jantar, 6 unidades por convidado são suficientes.

Calcule também o consumo por hora de 6 a 8 unidades. 

Tortas: uma torta com cerca de 22 cm de diâmetro serve, em média, 10 pedaços.
Sanduíches: 1 metro de sanduíche serve 6 pessoas. Em caso de mini sanduíches, são estimados 5 ou 6 por pessoa.
Frutas: 120g ou 2 unidades por pessoa.

Qual o melhor cartão de crédito internacional, Visa ou MasterCard

Almoço/Jantar

Massas: 150g se servida como acompanhamento e 200g se servida como prato principal.
Arroz: 80g por pessoa. Se for servido um risoto, a quantia passa para 120g se prato principal e 50g, se acompanhado de uma proteína.
Carnes: é estimado um consumo médio de 200g a 220g por pessoa, incluindo carnes de peixe, porco, boi ou frango. Em caso de um evento com churrasco, aumente a quantidade para 300g por pessoa.
Vegetais: 100g por pessoa.

Doces

Bolo: 100g, se houver docinhos e demais sobremesas ou 150g se apenas o bolo.
Sorvete: aproximadamente 150g, ou uma bola pra cada pessoa. Em 1kg de sorvete, estima-se 20 bolas.

Dica valiosa para economizar com a comida

Se a ideia é economizar em um evento, evite exagerar na variedade de pratos. Restrinja as opções e invista em comidas que a maioria está familiarizada e aprecia, sem gastar fortunas com alimentos exóticos e que podem não agradar todo mundo. Isso evita que os convidados comam apenas um pouquinho de cada coisa, deixando o restante sobrar.​

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar