Caixa vai fechar agências e aposentar 11 mil funcionários

Instituição vai seguir o exemplo do Banco do Brasil, que também anunciou o fechamento de centenas de agências.

Caixa vai fechar agências e aposentar 11 mil funcionários
Segundo a Caixa, os clientes optam cada vez mais pelos serviços online

Outro banco público anunciou que pretende fechar agências e fazer um programa de aposentadoria incentivada. Logo após o Banco do Brasil anunciar o fechamento de centenas de agências em todo o País e a demissão de funcionários, foi a vez da Caixa Econômica Federal (CEF) divulgar as suas medidas de aumento de eficiência para 2017. A CEF revelou que pretende fazer um novo programa de aposentadoria incentivada que pode atingir cerca de 11 mil funcionários e também fechar cerca de 100 agências que não dão lucro.

O programa deve demorar para ser iniciado, já que a Caixa precisa de R$ 1,2 bilhão para pagar incentivos e direitos. “São dois problemas, tem de ter capital para resolver a questão de eficiência para aumentar o capital do banco. Por isso, a gente ainda não fez, mas está quase pronto”, afirmou Gilberto Occhi, presidente do banco.

De acordo com o presidente da instituição, 11 mil funcionários já têm condições de estarem aposentados, mas continuam na ativa. Assim como o Banco do Brasil, a CEF alega que o alto número de agências não é mais necessário, já que o hábito dos clientes mudou. Segundo a Caixa, eles optam cada vez mais pelos serviços online.

Além da falta de dinheiro para pagar incentivos e direitos, outro empecilho para o fechamento das agências é que muitas unidades são usadas para o pagamento de benefícios sociais, como o Bolsa Família e FGTS. Mas o a Caixa acredita que esse serviço poderia ser feito pelas casas lotéricas. A CEF possui hoje 4,2 mil agências e pontos de atendimento e 25 mil correspondentes Caixa Aqui e Lotéricos. São 85,9 milhões de correntistas e poupadores. Destes, apenas 19% usam o internet banking. Por outro lado, a quantidade de transações pela web aumentou 18,7% na comparação com 2015 e as transações via smartphone subiram 66,5%.

Foto: Reprodução BancáriosSP
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Michelle Monte Mor Michelle Monte Mor

Formada em Comunicação Social e em Mídias Digitais. Escreve sobre o setor automotivo desde 2004. Não larga o smartphone e vive conectada às redes sociais. Adora viajar e dirigir.

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