Saiba para que serve o Cadastro Positivo

Veja como funciona o Cadastro Positivo e conheça as vantagens e desvantagens do serviço. Esta lista de bons pagadores serve para facilitar a abertura de crédito.

Saiba para que serve o Cadastro Positivo
Veja como o Cadastro Positivo pode influenciar na aprovação de crédito

O Cadastro Positivo é um banco de dados onde toda a informação sobre as contas pagas pelo consumidor fica armazenada. A finalidade é criar uma lista de bons pagadores para ser consultada por empresas que concedem crédito ou financiamento de bens móveis e imóveis.

Como juntar dinheiro rápido sem pedir emprestado

O Serasa Experian é o responsável pela criação e armazenamento dos dados contidos no Cadastro Positivo. O serviço foi legalizado com a conversão da Medida Provisória n. 518/2010 na Lei n. 12.414/2011, e regulamentado pelo Banco Central do Brasil, através da Resolução n. 4,172/2012.

Como funciona o cadastro positivo

Se por um lado existe o banco de dados do Cadastro Negativo, que armazena informações acerca de clientes inadimplentes, por outro, existe o cadastro positivo, criado com o objetivo de identificar os clientes que pagam suas contas. O serviço facilita os processos de análise de crédito.

As informações do consumidor ficam disponíveis para consulta no Cadastro Positivo, desde isso que seja previamente autorizado. Para tal é necessário que o cliente faça um cadastro no banco de dados do Serasa Experian, o que garante o seu conhecimento acerca da abertura do Cadastro Positivo, de acordo com a lei.

Após abrir uma conta no Cadastro Positivo do Serasa Experian, toda o seu histórico de pagamentos é organizado num documento chamado "relatório de crédito" e disponibilizado para consultas feitas durante processos de análise de crédito. É atribuída uma pontuação 0 a 1000 ao cadastro do consumidor em que quanto mais próximo dos 1000, mais confiável é o cliente.

PRECISA DE CRÉDITO
para
colocar
as finanças em dia?
saiba mais

Vale a pena?

O Cadastro Positivo tem mais prós do que contras, isso porque o objetivo é justamente facilitar a aprovação e melhorar as condições de contratação de crédito. Conheça as vantagens e desvantagens desse serviço.

Vantagens

  • O serviço é gratuito, oferecido pelo Serasa Experian
  • Proporciona avaliações de crédito mais justas, maior facilidade na aprovação de financiamentos, empréstimos e compras a prazo.
  • Melhores taxas e condições de pagamento.
  • O Serasa Experian garante que apenas as informações dos compromissos assumidos e seus pagamentos ficam disponíveis para visualização, informações pessoais não são reveladas.
  • Redução da inadimplência.

Desvantagens

  • Algumas pessoas consideram discriminatório que apenas os inscritos no Cadastro Positivo sejam considerados clientes bons pagadores. Isso porque, quando apenas existia o Cadastro Negativo, presumia-se que qualquer pessoa que não estivesse nele inserido era um bom pagador.
  • Apesar de garantir que a privacidade do consumidor não é revelada, o Serasa Experian terá acesso a uma série de informações privadas assim que o cliente fizer o cadastro, como a placa do carro e renda, por exemplo.

Como se cadastrar

O Serasa Experian disponibiliza três maneiras de abrir conta no Cadastro Positivo, todas são grátis:

  1. Online, com certificado digital.
  2. Pessoalmente, numa agência do Serasa Experian.
  3. Por carta enviada pelos correios.

Conheça a solução de crédito sob medida para você.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar