Cachorro ou gato: qual o melhor para você?

Você pode amar os dois, mas antes de adotar é preciso pensar bem se ter um cachorro ou gato combinam com seu estilo de vida. Saiba as características de cada dono.

Cachorro ou gato: qual o melhor para você?
Saiba as considerações a se fazer antes de adotar um cachorro ou gato

Quando eles são filhotes tudo são flores. Bonitinhos, fofinhos, engraçadinhos... difícil resistir àquela carinha de sono e as constantes gracinhas involuntárias feitas pelos bichinhos. Mas eles crescem e por isso é tão importante ter certeza se o ideal para você e sua casa é ter um cachorro ou gato, já que ambos demandam cuidados diferentes e tem personalidades bem opostas.

O que considerar na hora da escolha

O primeiro ponto a ser considerado quando for pensar em cachorro ou gato é a disponibilidade. Gatos são independentes, noturnos e não precisam que o dono os leve para passear. Já os cachorros são mais carentes, dependentes da atenção e de brincadeiras e passeios constantes para gastar energia.

Se no momento você mal consegue tempo para si mesmo ter um cachorro pode não ser uma boa ideia, já que ele pode tornar-se um problema para a vizinhança pelos latidos constantes – consequência de se sentir sozinho – e até mesmo desenvolver uma depressão canina.

Por outro lado, gatos também não podem passar muito tempo em ambientes fechados. Eles tem um espírito mais livre e aventureiro, e quando presos em apartamentos durante o dia enquanto o dono trabalha podem ficar estressados e doentes. No caso de um cachorro um passeio ao fim do dia e muito carinho já podem dar conta da situação.

Gatos, pela sua independência, demandam menos cuidados e, consequentemente, menos gastos. Não é necessário tosa-los ou leva-los para banhos frequentes, por exemplo, além de se divertirem com qualquer coisa, desde papel de presente a caixas, não sendo necessário gastar em brinquedos, e comerem menos. O custo com veterinário, alimentação e pet shop deve ser bem pesado.

Outro aspecto a considerar na discussão sobre cachorro ou gato são os vizinhos. Cães latem quando estão felizes, tristes, aborrecidos, animados ou assustados e moradores incomodados podem gerar em discussões recorrentes. Gatos, por outro lado, são silenciosos, mas costumam invadir outros espaços, o que também gera conflitos e em alguns casos até perigo de morte, já que não é raro ouvir casos de gatos envenenados pela vizinhança que se sentia incomodada.

Por último, se a ideia é proteger a casa, considere um cão, de preferencia de médio a grande porte e que fará um estardalhaço caso algo diferente ocorra. Cães são muito protetores e algumas raças são excelentes guardas.

Perfil do dono

Uma pesquisa desenvolvida pelaUuniversidade Carroll em Waukesha, no Wiscosin (EUA), entrevistou 600 universitários e concluiu que amantes de cães tendem a ser mais extrovertidos, sociáveis, ativos e fiéis a regras, ao passo que os amantes de gatos são mais mente aberta, sensíveis, transgressores e inteligentes.

Dos entrevistados, 60% preferem cachorros e 11% preferem gatos, sendo que os amantes de cães apontam como melhor qualidade o companheirismo, enquanto os de gatos apontam o carinho.

Pessoas que moram sozinhas ou passam pouco tempo em casa dão preferência aos gatos, pois os mesmos toleram longos períodos de ausência dos donos e são capazes de se entreter sozinhos. Já famílias com crianças preferem cachorros, que ajudam a desenvolver o perfil responsável nos pequenos e tem com quem brincar e interagir durante o dia todo.

Apartamentos ou casas pequenas, sem quintal ou garagem para brincar, são espaços nos quais gatos ou cachorros de pequeno porte se adaptam bem. Para os gatos, basta que ele tenha liberdade para sair e voltar quando quiser e sem precisar do dono.

Cachorros, pelo contrário, tem muita energia e gostam de brincar e praticar esportes ao ar livre com seus donos. É recomendado que cães de médio ou grande porte sejam adotados por quem tem espaço suficiente para abrigar as brincadeiras, caso contrário os cães podem acumular energia e se estressar.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar