Como organizar o buffet de casamento

Vamos combinar: depois da emoção da celebração, o buffet de casamento tem que estar perfeito para ficar tudo nivelado. Preparação e organização são fundamentais para isso. Veja como economizar e fazer bonito. 

 

Como organizar o buffet de casamento
O sucesso da festa depende muito do buffet de casamento

Entre todas as coisas que os noivos têm de preparar para o grande dia, o buffet de casamento é, sem dúvidas, uma das mais importantes. É crucial que os convidados estejam bem servidos, até para que possam curtir a festa sem desconfortos. Para que seja sucesso total, é preciso pensar em tudo com bastante antecedência e dar passos estratégicos.

 

COMO ECONOMIZAR
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a economizar em todas as partes do seu casamento. Faça o cadastro gratuito e fique de olho nas novidades. 

Ter um buffet de casamento organizado e satisfatório não significa gastar muito. Há quem invista uns bons reais nessa parte, mas, se o orçamento está apertado, é possível sim fazer algo funcional, bonito e que combine com o seu estilo. Até o horário da cerimônia pode interferir no tipo e quantidade de comida servida.


 

A primeira escolha

Antes de qualquer coisa, os noivos devem decidir que tipo de recepção terão. Vale lembrar que a escolha tem a ver não apenas com o orçamento, mas com o horário, a duração e a quantidade de convidados, por exemplo. Veja as opções e qual delas tem as melhores características para o seu momento.

 

1- Para partir o bolo

Em recepções rápidas, informais e para poucos convidados (menos de 100, idealmente), o bolo é o “prato principal”. Esse tipo de buffet de casamento geralmente é usado pela manhã, quando a cerimônia e a recepção são no mesmo lugar, uma seguida da outra, sem qualquer formalidade. Não há mesas, os garçons circulam livremente servindo champanhe enquanto os noivos recebem os cumprimentos. Pode-se ainda adicionar uns canapés e outros aperitivos mais leves à mesa principal.

 

Veja também: Como escolher o bolo de casamento perfeito

 

buffet de casamento

 

2- Brunch

O brunch também serve para recepções na parte da manhã, mas já é um pouco mais aprimorado que apenas o corte do bolo. Por ser uma espécie de refeição entre o café da manhã e o almoço, possui itens dos dois, é quase como se fosse um grande lanche. Já comporta entre 100 e 200 convidados, também leva mais tempo, o que quer dizer que serão necessárias mesas e cadeiras. Combina muito com casamentos no campo e outros estilos ao ar livre.


buffet de casamento

 

3- Coquetel

Nesse tipo de buffet de casamento você certamente já ouviu falar. Podendo ser servido ainda como almoço ou jantar, o coquetel é mais indicado para recepções na parte da tarde. É rigorosamente informa e também para poucos convidados. Não é recomendável que os noivos prolonguem muito a celebração porque são servidas comidas leves e os convidados podem ter fome. Cadeiras e mesas são dispensáveis, mas pode-se organizar um espaço com sofás para idosos e/ou grávidas, que não podem passar muito tempo de pé. São servidos salgadinhos variados, doces e, claro, não pode faltar o bolo.


buffet de casamento

 

4- Almoço e jantar

São dois tipo de buffet de casamento, mas com características semelhantes, exceto o horário, como é óbvio. Costumam ser muito mais formais (e caros), envolvem cerimônias maiores, com um bom número de convidados, mesas e cadeiras para todo mundo. São também mais extensas, uma vez que, pelo menos no caso do jantar, são servidas entradas, pratos principais e sobremesas, além do bolo. Quem estiver disposto a optar por almoço ou jantar, deve preparar o bolso porque não sai barato.

 

buffet de casamento

Preços do buffet

O buffet pode ser a parte mais cara de um casamento. Geralmente, as empresas combram por convidado, e ai depennde muito do tipo de casamento que você deseja realizar. Se for com muitas pessoas, o preço vai ser mais alto. Além disso, as empresas costumam oferecer ofertas de buffet mais caras e mais baratas, fique de olho para escolher a opção certa para o seu bolso.

 
  • Valor médio do buffet de casamento no Brasil e de 8 mil reais, segundo a pesquisa Quem casa Quer site". 

  • A pesquisa também aponta que 50% dos casais gastaram mais do que o valor previsto inicialmente, que foi de 30 mil reais, em média.

 

Para que tudo corra bem

Sabemos que há muito trabalho a ser feito até o seu dia de subir ao altar. Mas, se não deixar tudo para a última hora, as chances da data ser perfeita são bem maiores. Por isso, coloque o buffet de casamento na sua lista de prioridades. Separamos algumas dicas para ajudar a afastar as possíveis dores de cabeça e tornar esse processo mais prazeroso.


  • Peça referências de empresas. Pesquise em grupos de casamentos, em sites e fóruns de noivas ou mesmo pergunte a amigos que já casaram.


  • Faça tudo com meses de antecedência, até para encontrar vaga com a empresa que escolheu. Não se iluda, existem sempre muitos casamentos acontecendo.


  • Não tente fazer algo que não cabe no seu orçamento. Parece uma dica genérica, mas existem noivos que tentam esticar daqui e dali e acabam com serviços de má qualidade ou sem saber se a comida dará para todos.


  • Mesmo em cerimônias pequenas, com poucos convidados, prefira contratar uma empresa especializada. Caso contrário, você poderá até gastar mais e ainda terá mais uma responsabilidade.


  • Se for possível, agende uma degustação. Parece bobagem, mas não é. Acima de tudo, estará fazendo um controle de qualidade para as pessoas queridas que estarão com você no dia do casamento.


  • Na hora de organizar as mesas principais, peça que dividam a comida em pelo menos duas, em locais diferentes do salão, para que filas grandes são se formem. Com essa logística, as pessoas conseguirão comer mais rapidamente até. Lembre-se de pedir que o cardápio seja o mesmo em todas as mesas que dividir.


Economizar no casamento

Fique de olho nas notícias do E-Konomista fazendo o cadastro gratuito para receber diariamente informações sobre como economizar no seu casamento. Quanto mais comparação de preços você tiver, melhor vai ser!

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar