Como calcular o Break Even Point do seu negócio

Tem empresa e quer saber como administrar os futuros lucros e perdas? Saiba como calcular o Break Even Point.

Como calcular o Break Even Point do seu negócio
Saiba como calcular o ponto de equilíbrio financeiro da empresa

O ponto de equilíbrio de uma empresa é quando ela não lucra e também não tem prejuízos. Neste ponto, também conhecido como Break Even Point (BEP), os lucros da companhia pagam as despesas. Esse sistema é fundamental para uma companhia, já que visa compreender sobre como gerar lucros e não entrar em possíveis margens negativas. Entenda como calcular o Break Even Point?

Como calcular o Break Even Point (Ponto de Equilíbrio Financeiro)

O Ponto de equilíbrio é fundamental para quem tem um empreendimento, pois é a forma mais fácil de calcular sobre os lucros e prejuízos do seu negócio, além de saber como a empresa está sendo avaliada em relação ao mercado. Para saber como calcular o break even point é preciso avaliar a capacidade máxima de produtividade da companhia. Analisar como é possível vender mais, seja por meio de investimentos, aumento da estrutura ou diminuindo as despesas fixas.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

O termo vem do inglês e quer dizer ponto de equilíbrio financeiro e para ser calculado têm que ser levado em consideração os custos fixos (que são os gastos permanentes da empresa, tais como aluguel, pagamento de funcionários, etc); os custos variáveis (gastos para a produção de produtos e pagar serviços); vendas (o montante total de vendas de produtos e/ou serviços); e a margem de contribuição (custo feito para fabricar um produto, determinado pela variação do total de vendas).

Quando calculamos o break even point, sabemos qual o valor a empresa quer atingir para cobrir todos os custos. Esse ponto é o valor exato que constará no balanço financeiro da instituição que supre os valores montantes da receita. O valor que estiver acima desse resultado será considerado como positivo e indicará as margens de lucros da instituição.

Por outro lado, se esse valor estiver abaixo do ponto de equilibro, isso indica que a receita do seu negócio não será suficiente, e logo a companhia terá prejuízo e terá que arcar com perdas. Por isso, é correto afirmar que se a empresa ficar no ponto de equilíbrio, as perdas e os lucros serão inexistentes.

5 estratégias para se tornar milionário com menos de 30 anos

Para as empresas é fundamental saber como calcular o break even Point, pois é uma ferramenta importante para a companhia para sempre saber a situação financeira em que ela se encontra, pois além de permitir a análise de viabilidade de um negócio, também possibilita o controle dos resultados futuros.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar