Os brasileiros que mais colocaram o país nos holofotes em 2015

Nem bom, nem mau: confira o balanço de 2015 sobre os brasileiros que ficaram sob holofotes na imprensa internacional.

Os brasileiros que mais colocaram o país nos holofotes em 2015
Conheça quem são os brasileiros que mais figuraram na mídia internacional este ano

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Internacionalmente, 2015 talvez não tenha sido o melhor ano de notícias positivas sobre brasileiros na mídia internacional. Com a crise econômica e a investigação do caso Lava Jato, as figuras brasileiras mais mencionadas do ano são os políticos e empresários envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobras.

Balanço 2015: nem bom, nem mau

Ainda assim, tivemos a sorte de contar com alguns brasileiros renomados para figurar a lista dos 10 mais mencionados pela mídia internacional em 2015. Com destaque especial para os atletas – em modalidades diferentes do futebol – o ano conta com um balanço positivo para o esporte e negativo para a economia e a política, com 5 nomes de quem fez bonito e 5 de quem fez feio. Veja os nomes que figuraram em manchetes internacionais este ano sobre o Brasil e quem ficou sob os holofotes da mídia.

10º Lula

brasileirosnosholofotes


E a imprensa internacional está tão a par da operação Lava Jato quanto a imprensa nacional. Ao mencionar a prisão de cada envolvido na operação, os veículos aproveitaram também para mencionar as suspeitas de envolvimento do ex-presidente no esquema. As manchetes que informavam as prisões de Delcídio, José Carlos Bumlai, Marcelo Odebrecht e outros, contêm o nome do ex-presidente, com menções de proximidade com os réus. Ainda que as prisões dos empresários tenham tido destaque na mídia, o ex-presidente foi ainda mais mencionado em manchetes do que os próprios investigados.

9º Gabriel Medina

brasileirosnosholofotes


O atual campeão mundial de surf, junto com a nova geração do surf brasileiro (Miguel Pupo, Mineirinho, Filipe Toledo, Jadson André e outros surfistas profissionais), tem sido referido na mídia internacional depois da auto-denominação do grupo como Brazilian Storm. A imprensa tem se referido ao grupo como fortes adversários no cenário mundial do esporte e promessas do surf para os próximos anos.

8º Marcelo Odebrecht

brasileirosnosholofotes


Mais uma das surpresas em prisões da operação Lava Jato, dessa vez foi o dono de uma das maiores empreiteiras do Brasil que protagonizou manchetes de veículos internacionais. Marcelo foi preso em junho desse ano e a ocorrência foi divulgada no Financial Times, Bloomberg, Reuters, Wall Street Journal, BBC e outros portais de notícias. Os veículos, no geral, elogiam a atuação da Polícia Federal e se referem às prisões como uma operação de fim à corrupção. Se será ou não, caberá ao juiz decidir todos os pedidos de habeas corpus que virão por aí.

7º Kim Kataguiri

brasileirosnosholofotes


Um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), Kim é conhecido internacionalmente pelo seu gênio forte e pela liderança de um movimento de oposição ao governo, com uma influência que levou 200 mil brasileiros às ruas. Ao lado da paquistanesa Malala Youszafai, Kim figura na lista da revista Times entre os jovens mais influentes do mundo neste ano, e é destaque na imprensa internacional pelas suas investidas e discursos eloquentes contra a gestão, governo e economia, de maneira satírica.

6º Marcelo Melo

brasileirosnosholofotes


O primeiro brasileiro a atingir o posto de número 1 do mundo na modalidade tênis em dupla. O fato foi recente e ocorreu no início de novembro. Guga logrou o feito de melhor do mundo em 2001, mas na modalidade simples. Vencedor do torneio de Roland-Garros duplas de 2015, o mineiro de 32 anos ficou sob os holofotes da imprensa internacional após o feito, com menções de que promete abalar as estruturas do esporte para as Olimpíadas em 2016.

5º Delcídio do Amaral

brasileirosnosholofotes


Junto com Esteves, Delcídio é um dos senadores presos na operação Lava Jato.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Por ter ocorrido no mesmo dia em que André foi preso, a repercussão da notícia foi a mesma, nos mesmos meios. Ambos figuraram juntos nas manchetes dos principais tabloides do mundo pela descoberta das fraudes na petroleira. Delcídio não queria que Nestor Cerveró fizesse a delação premiada e ofereceu ao ex-diretor da Petrobras (agora preso) uma mesada de R$ 50 mil e um plano de fuga para a Espanha a partir do Paraguai. O esquema foi delatado por gravações feitas pelo filho de Nestor, que puseram Amaral atrás das grades e sob os holofotes da mídia.

4º Bel Pesce

brasileirosnosholofotes


Formada no MIT e com um currículo invejável nos EUA com passagem pelo Google, Microsoft e Deutsche Bank, Bel Pesce é uma das jovens mais promissoras do Brasil de acordo com a revista Forbes e uma das pessoas mais influentes do país segundo a revista Época. Em 2015, lançou a sequência do livro A Menina do Vale. Empreendedora e dona de várias ideias e startups, Bel acredita que todos os sonhos são alcançáveis, depende da força de vontade de cada um para realizá-los. Prova disso é o seu patrimônio: editora, escola de empreendedorismo, incubadora de empresas e várias outras atividades.

3º André Santos Esteves

brasileirosnosholofotes


Um dos homens do ano de acordo com a revista Exame em 2012, o dono da BTG Pactual – o maior banco de investimentos brasileiro com operações em todo o mundo - surpreendeu negativamente os seus fãs ao ser preso pela suspeita de participação no esquema de corrupção da Petrobras. A notícia foi amplamente divulgada no Financial Times, Forbes, BBC, Reuters, Bloomberg e The New York Times e pos o Brasil sob holofotes a respeito da investigação da operação Lava Jato. Por bem ou por mal, André fez o país ser lembrado na mídia internacional.

2º Luan Oliveira

brasileirosnosholofotes


Depois do sucesso do Gabriel Medina no surf, é a vez do skater brasileiro Luan Oliveira brilhar na mídia internacional como mais uma promessa do esporte. Vencedor da Street League em Los Angeles em 2015, aos 25 anos, Luan foi largamente mencionado na mídia internacional pelos seus feitos sobre as rodinhas. Luan é natural de Porto Alegre e começou a ter destaque internacional em 2011, quando levou a prata na modalidade street do X-Games.

1º Dilma Roussef

brasileirosnosholofotes


Diante de um escândalo de corrupção, ameaça de impeachment, perda de popularidade, crise econômica e às vésperas das Olimpíadas, Dilma, na corda bamba, foi um dos nomes brasileiros mais mencionados na mídia internacional pelos motivos citados e por muitos outros. Ultimamente, seu nome tem figurado nos maiores tabloides internacionais por ter sancionado a lei que isenta os atletas olímpicos estrangeiros de visto para participar dos jogos no país. Polêmica ou não, a medida foi divulgada, inclusive, pelo The New York Times com uma contextualização não muito favorável à presidente.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar