Brasileiros deixam de pagar conta para comprar na Black Friday

É o que diz uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito.

Brasileiros deixam de pagar conta para comprar na Black Friday
Sete em cada dez brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday

Daqui a uma semana, na próxima sexta-feira, 25 de novembro, acontece a Black Friday aqui no Brasil. A data foi importada dos Estados Unidos. O varejo americano realiza o evento na última sexta-feira de novembro e oferece uma onda de promoções para aquecer as vendas no fim de ano. Aqui no Brasil há quem diga que os descontos nem são tão bons assim. No entanto, muitos consumidores já estão preparados para as compras.

Mas, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), esta edição da Black Friday terá muitos consumidores endividados. Uma pesquisa divulgada esta semana pelo SPC mostra que 69%, ou sete em cada dez brasileiros, pretendem comprar alguma coisa. Outros 31% revelam que não conseguem resistir às promoções e costumam gastar mais do que podem.

E a pesquisa mostra também que mesmo com dívidas, o brasileiro vai comprar. Entre os consumidores entrevistados, 19% que disseram que vão comprar estão com contas em atraso. Outros 19% estão com o nome sujo. Já 8% disseram que vão deixar de pagar alguma conta para comprar na Black Friday.

Veja mais notícias sobre o Brasil e o Mundo

“A data pode ser uma grande oportunidade na hora de comprar aquele produto mais caro, ou de substituir aquele eletrodoméstico quebrado por um novo. Entretanto, caso não haja controle, o que poderia ser um ótimo momento para economizar pode vir a se tornar uma ameaça à saúde financeira do consumidor”, explica José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

O SPC aponta ainda que 10,6% dos entrevistados que fizeram compras na Black Friday em 2015 não conseguiram pagar a conta em dia e ficaram com o nome sujo. E tem mais: 3,5% dos entrevistados ainda estão com a conta pendente. A pesquisa feita pelo SPC ouviu 828 pessoas em 27 capitais.

Foto: Reprodução Pexels
Veja também:
Estas são as 7 coisas que você precisa checar antes de comprar na Black Friday 
Estes sites te ajudam a encontrar promoções na Black Friday 
O que vale a pena comprar na Black Friday

Gostou? Compartilhe!
Michelle Monte Mor Michelle Monte Mor

Formada em Comunicação Social e em Mídias Digitais. Escreve sobre o setor automotivo desde 2004. Não larga o smartphone e vive conectada às redes sociais. Adora viajar e dirigir.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar