Brasil é o 4º país mais corrupto do mundo

País só perde para República do Chade, Bolívia e Venezuela. Informação é do Fórum Econômico Mundial

Brasil é o 4º país mais corrupto do mundo
Entre os dez países mais corruptos, cinco são da América Latina

De acordo com o índice de corrupção do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o quarto país mais corrupto do mundo. O país só perde para a República do Chade, na África, para a Bolívia e a Venezuela, que lidera o ranking. O índice anual de competitividade é feito anualmente pelo Fórum, baseado em pesquisa com 15 mil líderes empresariais de 141 economias do mundo.

Durante a pesquisa, a organização suíça faz três perguntas aos executivos: “O quanto é comum o desvio de fundos públicos para empresas ou grupos?”; “Como qualifica a ética dos políticos?”; e “O quanto é comum o suborno por parte das empresas?”. A escala vai de um a sete. Quanto maior a nota, maior é a transparência. O Brasil recebeu nota 2,1.

Cinco países latino-americanos estão entre as 10 nações mais corruptas do ranking do Fórum Econômico Mundial. Em primeiro está a Venezuela, com nota 1,7; Bolívia, com 2; Brasil e Paraguai, com 2,1; e República Dominicana, com 2,2.

Os países desenvolvidos com maiores índices de corrupção são o México, com nota 2,5; a Eslováquia, com 2,7; a Itália, com nota 3,1; a Hungria, com 3,1; a Grécia, com 3,2; a República Tcheca, com nota 3,3; Espanha, com nota 3,4; Coreia do Sul, com 3,5; Polônia, com 3,7 e Eslovênia, com nota 3,7. Em junho, o Fórum publicou um relatório afirmando que o maior problema da América Latina é a corrupção.

Foto: Reprodução Paramais

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Michelle Monte Mor Michelle Monte Mor

Formada em Comunicação Social e em Mídias Digitais. Escreve sobre o setor automotivo desde 2004. Não larga o smartphone e vive conectada às redes sociais. Adora viajar e dirigir.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar