5 segredos para ter um bom atendimento no seu negócio

Quando a empresa tem um bom atendimento, os clientes se tornam fiéis e verdadeiros anunciantes da marca. Veja dicas para manter a qualidade de atendimento.

5 segredos para ter um bom atendimento no seu negócio
Saiba o que é essencial para que os clientes se sintam bem atendidos

Manter o bom atendimento aos clientes é obrigação de qualquer empresa ou negócio, mas infelizmente sabemos que isso não acontece com a frequência que deveria. Um bom atendimento é muito mais do que um atendimento bem educado, é aquele que é agradável, eficiente e que soluciona o problema do cliente atendendo às expectativas dele. Veja abaixo algumas dicas fundamentais para manter um atendimento de qualidade em seu negócio.  

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Dicas para manter um bom atendimento ao cliente

A captação de novos clientes e manutenção dos atuais passa pelo atendimento que é praticado no negócio. Se um cliente é bem atendido na busca por um produto ou serviço, ele costuma não só voltar a fazer negócios com a empresa como recomendá-lo a todos ao seu redor. Saiba o que é essencial para manter um bom atendimento:

1. Entender a necessidade do cliente

Essa é uma regra essencial: ouvir o seu cliente vai ajudá-lo a direcionar o atendimento para que ele seja mais eficaz. Para cada cliente, o bom atendimento é de uma maneira, por isso é preciso que você ouça com atenção o que ele precisa antes de disparar roboticamente um monte de informações sobre o produto/serviço oferecido. Ouça com atenção para então poder oferecer as condições e soluções mais adequadas à ele, e ele então irá te dar as diretrizes de como atendê-lo: se quer que você explique melhor algo, que dê sugestões, ou que faça o trabalho com o máximo de objetividade. O bom atendimento é aquele eficaz, que agrada o cliente e faz com que ele confie na empresa.

2. Conhecer bem o produto/serviço que está oferecendo

Quem atende precisa estar bem informado sobre o que a empresa oferece e também salientar o seu diferencial. É muito desagradável você ir em busca de um produto ou serviço e o atendente não saber te informar com precisão as informações que você tem dúvida. Aquele funcionário que vai toda hora consultar os colegas, pesquisar no computador ou te faz uma cara de “não sei, acho que é isso” quebra toda a confiança do cliente com a empresa. É obrigação do atendente conhecer bem aquilo que ele está oferecendo e poder tirar as dúvidas dos clientes com informações claras e precisas.

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3. Educação e simpatia

São essenciais em qualquer atendimento. É claro que não é todo dia que as pessoas estão sempre de bom humor, mas o cliente não tem culpa disso e merece ser bem atendido em todos os momentos. A educação é elemento básico e obrigatório, mas a conquista vem da simpatia, do sorriso, da vontade de ajudar e servir bem. Ter prazer em ajudar é o segredo para manter a simpatia durante todo o expediente.

4. Ser sincero e transparente

Quando você é sincero e transparente em relação àquilo que está oferecendo, o consumidor se sente mais seguro e respeitado. Se um cliente está adquirindo um serviço de qualidade regular e você diz a ele que é sensacional, ao fim ele vai se sentir enganado. Seja sincero em relação àquilo que está oferecendo, informe as vantagens e desvantagens de cada produto/serviço, ofereça soluções melhores se perceber que o cliente está tendo uma impressão errada sobre aquilo que está escolhendo. A sinceridade ao admitir um erro também é essencial. Assumir uma falha da empresa e mostrar que está sendo feito o possível para corrigi-la irá ameniza o problema e fazer com que o cliente dê um voto de confiança pela sinceridade.

5. Desenvolva o pós venda

O bom atendimento não acaba com o:

“-Obrigado!

-Eu que agradeço, boa tarde!”

O pós venda é um processo muito importante para a fidelização do cliente. A empresa precisa manter-se presente na vida do cliente, como uma boa lembrança, como um amigo que lembra dele e faz com ele se sinta especial.  Fazer uma ligação pós-compra para obter um feedback, oferecer dicas para que ele aproveite o produto/serviço adquirido, lembrar de datas especiais, como parabenizá-lo ou oferecer descontos quando ele fizer aniversário são ações que geram grande impacto para a construção da imagem da empresa. O pós venda deve também ter a mesma qualidade do primeiro atendimento e estar aberto a críticas, pois se o feeback do cliente não for positivo, a empresa precisa manter uma postura humilde, e estar disposta a corrigir o problema reportado pelo cliente.

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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

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