10 bolsas no exterior para estudantes de audiovisual e cinema

Direcionadas a estudantes de graduação e pós-graduação, conheça 10 programas e instituições no exterior que oferecem bolsas para cinema e audiovisual.

10 bolsas no exterior para estudantes de audiovisual e cinema
As bolsas abrangem diversos segmentos da indústrias do entretenimento pelo mundo

Com cada vez mais espaço no mercado de trabalho, inserção e expansão destes profissionais, os estudantes brasileiros do setor audiovisual e cinema encontram também a chance de aperfeiçoar seus conhecimentos e áreas de atuação em diversas instituições de renome ao redor do mundo. Diante disso, o portal Estudar Fora selecionou 10 bolsas de estudos para graduados e pós-graduados no segmento, com inscrições abertas em diversos períodos do ano.

Bolsas de audiovisual e cinema no exterior

Serão selecionados para financiamento nestes cursos da indústria do entretenimento estudantes que apresentem destaque entre os demais. Como incentivo para um aumento da representatividade na indústria, serão também disponibilizadas bolsas de estudos voltadas para mulheres e minorias.

1. Kodak Student Scholarship Program

Oferecendo duas bolsas anuais para estudantes de cinema, a Kodak inclui neste programa um prêmio entre 2 e 4 mil dólares, mais auxílio financeiro para a realização de futuros projetos no segmento.

Para participar, as universidades que possuem cursos de cinema, audiovisual ou cinematografia podem indicar até 2 de seus melhores alunos para concorrer. Após a indicação, o estudante será avaliado de acordo com seu potencial e desempenho acadêmico.

Inscrições: podem ser realizadas até o mês de Maio de cada ano, através do site do programa.

2. Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos

Situado no maior polo cinematográfico do mundo, o estudante de graduação ou pós-graduação pode ainda optar por uma série de bolsas de estudos no local. Entre elas, a Robert Rodriguez Fellowship e a The Grillo-Marxuach Fellowship concedem espaço no programa a estudantes de pós-graduação os quais tenham projetos com a finalidade de representar a cultura latino-americana. Enquanto a primeira oferece a quantia de até 25 mil dólares por ano acadêmico, mais estágio e monitoria, a segundo é voltada apenas para estudantes do programa MFA Writing for Screen and Television.

Outra possibilidade bastante famosa para bolsas de estudos na Universidade é a The George Lucas Support Fund For Diversity, direcionada exclusivamente a estudantes de graduação e pós-graduação pertencentes a grupos com pouca representatividade na indústria do entretenimento.

Inscrições: realizadas até o mês de Fevereiro de cada ano, através do site dos programas em questão.

Black Week English Live Ganhe um vale de R$250 nas Americanas

3. Universidade de South Wales, Austrália

Com um processo de seleção baseado no mérito acadêmico dos candidatos, bem como a análise do projeto de pesquisa proposto, a bolsa de estudos para mestrado Art & Design International Scholarship isenta totalmente o aluno dos valores do curso durante todo o programa.

Inscrições: abertas até o dia 30 de Novembro no site da instituição.

4. Universidade de Concordia, Canadá

O programa Master of Fine Arts tem como foco o segmento de Film Production e oferece bolsas de estudo relacionadas tanto na Universidade de Concordia, quanto em instituições de ensino parceiras. Neste moldes é possível encontrar mais de 300 programas de financiamento ou premiação universitária, os quais podem ser consultados diretamente na ferramenta de busca da instituição.

Há também a possibilidade do candidato se candidatar para o programa Work and Study, o qual permite que este trabalhe cerca de 20 horas semanais no campus enquanto realiza o curso no país.

5. Francis D. Lyon Scholarship

Oferecida pela fraternidade Phi Delta Theta, da Universidade da Califórnia, a bolsa é destinada a estudantes de pós-graduação em audiovisual, membros ou não da fraternidade, no valor de aproximadamente 2,5 mil dólares.

Inscrições: até o mês de Maio de cada ano, através do site do programa.

15 sites para procurar bolsas de estudo no exterior

6. Universidade de Colorado-Boulder, Estados Unidos

Entre os mais renomados programas desta relação, Boulder inclui em sua seleção estudantes aptos a bolsas de estágio no Instituto Sundance. Aos candidatos aceitos para o programa de graduação referente à Film Studies podem concorrer ainda à bolsas no valor de 55 mil dólares do Presidential; de 25 mil dólares para o programa Chancellor; e de 12 mil dólares para as bolsas fornecidas pelo departamento de Artes e Humanidades.

No caso de candidatos interessados no ingresso em programas específicos para o desenvolvimento de projetos audiovisuais, é possível aplicar para a bolsa de financiamento entre 200 dólares e 2 mil dólares.

Inscrições: abertas até o mês de Janeiro de cada ano, através do site de cada um dos programas de bolsa.

7. New York Film Academy, Estados Unidos

Entre a instituições de maior renome na indústria do entretenimento dos Estados Unidos, a NYFM oferece bolsas de estudo parciais a estudantes internacionais que comprovem necessidades financeiras. Também são elegíveis a uma bolsa de 500 dólares ao ano os candidatos que apresentarem diploma de bacharelado na área de entretenimento.

Os programas oferecidos pela instituição são diversos e acontecem em campus diferentes dentro dos Estados Unidos e ainda em outros países, como Itália, França, Índia, China e até mesmo no Brasil.

As inscrições variam de acordo com o programa e localidade desejada, os quais podem ser consultados neste link.

8. New York University, Estados Unidos

Aos candidatos para mestrado nos programas de bolsa audiovisual da Universidade são automaticamente considerados para a seleção de auxílio financeiro; já para graduação, será necessário enviar um documento de solicitação junto à inscrição.

Além da bolsa de auxílio, prêmios e bolsas externas também estão abertas à estes candidatos, as quais podem ser consultadas aqui.

9. Bristol University, Reino Unido

Com valores a partir de 10 mil libras ao ano, as bolsas de estudos oferecidas pela Universidade de Bristol abrangem candidatos para programas de doutorado na Faculdade de Artes. A seleção é realizada de acordo com os candidatos que demonstrarem maior excelência acadêmica e potencial para o projeto de pesquisa.

Inscrições: abertas até o mês de Janeiro de cada ano através do site da instituição ou pelo programa Santander Universidades (até o final do mês de Maio).

10. Universidade de East Anglia, Reino Unido

Automaticamente considerados para as bolsas de Excelência Internacional, os estudantes de pós-graduação do departamento de Artes poderão ser elegíveis a valores que cobrem de 25% a 50% da anuidade do curso. Relativamente aos candidatos de graduação, estes também podem concorrer à bolsas de mérito do programa Vice Chancellor’s Prize, financiando 50% da anuidade e o International UG Prizes, com 25% do valor.

Inscrições: podem ser realizadas até o mês de Junho de cada ano, através do site da instituição.

Comece a estudar inglês e ganhe um vale compras de R$250 nas Americanas.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar