Já estão disponíveis as bolsas do Prouni 2016. Veja como se inscrever

Fez o Enem em 2015? Então corra que as inscrições para as bolsas do Prouni já estão abertas e o prazo é somente até dia 22 de janeiro

Já estão disponíveis as bolsas do Prouni 2016. Veja como se inscrever
Saiba como e quem pode se inscrever para as bolsas do Prouni 2016

O Ministério da Educação já abriu as inscrições para as bolsas da primeira edição do Prouni - Programa Universidade Para Todos - em 2016. Esse programa concede bolsas integrais e parciais em universidades particulares a estudantes de baixa renda. Veja como se inscrever para as bolsas do Prouni.

Faculdade a distância gratuita: veja as melhores opções

Como se inscrever para as Bolsas do Prouni 2016

Os alunos interessados em pleitear bolsas do Prouni - Programa Universidade para todos - devem:

1. Entrar no site oficial do Programa entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2016.

2. Preencher as lacunas com o seu número de inscrição no Enem 2015, a sua senha do Enem 2015 e digitar as letras e números identificadas na imagem e clicar em “Entrar no Prouni”. O site oferece a opção de recuperar o número de inscrição ou senha do Enem 2015 a quem se esqueceu.

3. Dentro do site, o aluno pode escolher até duas opções de instituições, cursos e turnos de acordo com a sua preferência e o seu perfil socioeconômico.

As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet e não há pagamento de qualquer taxa. Para saber quais são as bolsas disponíveis para o primeiro processo seletivo de bolsas do Prouni 2016, clique aqui.

Resultado do Processo Seletivo

Serão realizadas 2 chamadas:

  • 1ª chamada: 25 de janeiro – os estudantes pré-selecionados deve encaminhar-se à instituição de ensino que conseguiu a vaga e comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. O prazo para essa apresentação é de 25 de janeiro a 1º de fevereiro.
  • 2ª chamada: 12 de fevereiro - as vagas ociosas na primeira chamada estarão então disponíveis aos alunos da 2ª chamada, que devem se apresentar na instituição de ensino com a documentação adequada do dia 12 a 18 de fevereiro.
FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas no site. É gratuito!

Quem não foi convocado em nenhuma das duas chamadas de bolsas do Prouni ainda tem chance de ficar na lista de espera, se assim desejar. O aluno deve manifestar interesse em ficar na lista de espera por uma vaga entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

Quem se inscrever nessa lista, deverá comparecer à instituição de ensino com a documentação comprovativa entre os dias 8 e 9 de março. Não há garantias de que haverá vagas para quem está na lista de espera.

Como funciona o Prouni?

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas totais ou parciais (50%) para alunos de baixa renda em instituições privadas pelo Brasil.  A seleção dos alunos é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Podem se inscrever candidatos que não tenham um diploma de ensino superior, que tenham participado do Enem de 2015  e obtido nota média mínima de 450 pontos e superior a 0 na redação.

O valor da bolsas

As bolsas podem ser totais ou parciais:

  • Totais (100%) – para alunos que tenham renda bruta familiar de 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Parciais (50%) – para alunos que tenham renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Outros pré-requisitos

Além de comprovar situação de baixa renda, o aluno que deseja bolsas do Prouni deve também preencher pelo menos um dos pré-requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública; ou ter cursado em escolas da rede privada com bolsa integral.
  • Ser uma pessoa com deficiência.
  • Ser um professor da rede pública de ensino no exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro permanente da instituição e pleiteando uma bolsa de licenciatura. Nesse caso, não é exigido comprovação de renda mínima.
Aprenda inglês com quem sabe de verdade e seja professor.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar