Conheça as bolsas de estudos para brasileiros em Harvard e Oxford

Conheça as principais ajudas financeiras e o processo de admissão para brasileiros em Oxford e Harvard.

Conheça as bolsas de estudos para brasileiros em Harvard e Oxford
Aproveite também para saber mais sobre o processo de admissão

VEJA QUANTO CUSTA FAZER INTERCÂMBIOe planeje o seu

Estudar numa instituição de renome com bolsa de estudos integral é o sonho da maioria dos jovens que desde cedo já sabem o que querem da vida. A concessão das bolsas, por vezes é mais fácil do que o processo de admissão nessas universidades.

Oxford está entre as mais renomadas instituições de ensino do Reino Unido, enquanto Harvard é uma das preferidas dos Estados Unidos. Conheça como funciona o processo de admissão e de bolsas dessas duas universidades e o que fazer para se candidatar a elas.

Conheça aqui mais oportunidades de bolsas de estudos nos EUA

Estudar em Oxford (UK): processo e bolsas

Antes de proceder com a aplicação para a bolsa de estudos, o candidato deverá ter sido aceito no curso escolhido em Oxford. O processo de seleção não é simples: os alunos têm que ter um brilhante desempenho acadêmico comprovado pelo histórico escolar e demonstrar paixão pelo curso que escolheram. Quer saber como estudar em Oxford e as bolsas disponíveis? Descubra aqui.

Reach Oxford Scholarship

Nível de estudos: graduação
Cursos abrangidos: todos, exceto medicina
Regras: o candidato deve retornar ao país de origem após o fim da graduação; será dada prioridade aos candidatos que não tiverem nenhum curso de graduação concluído; comprometimento social e necessidades financeiras são o maior critério, junto com a excelência acadêmica.
Período: 3 a 4 anos, dependendo do curso escolhido
Quantidade de bolsas: 2 a 3 por ano
Valor: mensalidades de todos os anos de estudo, cobertura dos custos de vida e uma passagem aérea de ida e volta ao país de origem por ano. O valor das mensalidades varia entre 15 mil e 22 mil libras anuais.

Chevenning Scholarship Programme

Nível de estudos: pós-Graduação
Cursos abrangidos: marketing, economia, administração e cursos envolvidos com a área de negócios
Regras: o candidato deve retornar ao país de origem após a conclusão dos estudos

Pós-graduação em Oxford

Cada bolsa de estudos abrange uma área de estudos de pós-graduação específica, com valores e prazos diferentes para cada curso. Para conhecer as 492 bolsas disponíveis para pós-graduação em Oxford que incluem alunos brasileiros, com diferentes valores e critérios de acordo com a área de estudo, clique aqui e faça a busca no site.

*Importante: para se inscrever às bolsas, o aluno primeiro precisa ter sido aceito pela universidade.

Quanto custa fazer intercâmbio de 1 ano em 7 países

Intercâmbio em Oxford

Primeiro, o aluno deve acessar o site do Ciência sem Fronteiras e verificar se o seu curso faz parte dos cursos abrangidos pelo programa. Se sim, é necessário fazer a inscrição no site do CsF e, em seguida, no site do Science without Borders, que contém não só a Oxford, como também outras 148 instituições de ensino superior do Reino Unido.

No site do Science without Borders, o candidato poderá escolher até 3 universidades para se candidatar, e deve submeter o seu plano de estudos, histórico escolar, certificado de proficiência e formulário de inscrição em PDF.

Caso seja aceito por uma das universidades – ou todas – em que se inscreveu, o aluno terá 48 horas para decidir se fará o intercâmbio e em que universidade. O Governo Federal oferece um valor que cobre os custos de vida no país de destino e trata do pagamento de taxas do visto, seguro viagem e passagem aérea para o período de 1 ano. O programa é oferecido para estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado.

Aceitação em Oxford: Graduação

Para o processo de aplicação para Oxford, o ENEM, PAS ou vestibular não são válidos. No entanto, você poderá se submeter aos seguintes exames caso queira ser considerado apto para se inscrever em Oxford:

British A-levels: acessando o site do British Council, é possível ver em que cidades a prova é aplicada. Dependendo do curso que escolher, o aluno deve obter notas que variam de excelentes AAA a máximas A*A*A* nas questões relacionadas ao curso.

SAT: quem fez o exame do ensino médio americano também pode usá-lo para aplicar em Oxford. A nota mínima no exame deve ser de 2100 pontos: mínimo de 1400 em Leitura Crítica e Matemática e mínimo de 700 em redação.

International Baccalaureate: uma nota minima total de 38, 39 ou 40 pontos, dependendo do curso. É preciso verificar as páginas dos cursos escolhidos para saber a nota mínima exigida no exame para cada um.

Certificados de proficiência

Além de fazer a prova que vai valer como o ENEM em Oxford, o candidato também vai precisar comprovar o seu conhecimento em inglês com notas mínimas exigidas em um dos testes a seguir:

IELTS: score 7.0 no total, com o mínimo de 7.0 em cada uma das competências
TOEFL (paper-based): score total de no mínimo 600 pontos e nota mínima de 5.5 no teste de redação
Cambridge CAE: score mínimo de 200 pontos ou nota A, se obtido antes de janeiro de 2015
Cambridge CPE: score mínimo de 213 pontos ou nota B, se obtido antes de janeiro de 2015

Por que tantos estudantes querem fazer intercâmbio nos Estados Unidos

Teste de aptidão

O candidato deve fazer também um teste específico de aptidões e perfil, denominado TSA (Thinking Assessment Skills) para dar andamento ao seu processo de admissão em Oxford. O teste tem duração de 2 horas. O objetivo do é avaliar as competências e perfil do candidato e a sua aptidão para a área de estudo escolhida, que será avaliada pelo coordenador do curso antes do agendamento da entrevista. O teste consiste em 50 perguntas de múltipla escolha em resolução de problemas e uma redação. No Brasil, o TSA é aplicado em São Paulo pelo British Council. Os candidatos a quaisquer umas das áreas de estudos listadas abaixo deverão se submeter ao TSA:

TUDO SOBRE O SEU INTERCÂMBIO
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e promoções sobre estudar no exterior. Comece já a planejar o seu intercâmbio.
  • Economics and Management
  • Experimental Psychology
  • Geography
  • Human Sciences
  • Philosophy and Linguistics
  • Philosophy, Politics and Economics (PPE)
  • Psychology and Linguistics
  • Psychology and Philosophy

Entrevista

Se o aluno fizer parte da shorlist de candidatos, será convidado para uma entrevista presencial em Oxford. É preferível que o aluno se apresente pessoalmente durante o mês de dezembro. No entanto, se não for possível, o candidato poderá ser entrevistado por telefone ou Skype, mediante disponibilidade. Segundo a própria universidade, o não comparecimento à entrevista não afetará negativamente a candidatura.

Veja algumas dicas do E-konomista sobre como estudar no exterior

Estudar em Harvard (EUA): processo e bolsas

É importante ressaltar que antes de fazer a inscrição no programa de bolsas, o candidato deve ter sido aceito na Harvard. E como fazer isso? Essa é outras dúvidas é o que pretende sanar este artigo. Veja o passo a passo do processo de inscrição:

Graduação

Todos os alunos que já foram admitidos na universidade poderão aplicar para o auxílio financeiro com os mesmos critérios de elegibilidade de um aluno americano. A falta de dinheiro para pagar a universidade não é motivo para impedir a candidatura. Além da bolsa (financial aid) que pode ser aplicada no momento da inscrição, existem outras alternativas para estudar em Harvard. Veja, a seguir, as bolsas disponíveis para brasileiros na universidade:

OAS Scolarship Program

A bolsa de estudos concedida pela Organization of American States oferece ajuda financeira para indivíduos cidadãos de países do continente americano (norte, central e sul, incluindo Brasil) para dar início ou continuidade aos estudos de graduação nos EUA ou em qualquer outro país da América. As decisões em relação a concessão das bolsas são de responsabilidade do Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura do país-membro, tanto para educação à distância quanto para educação in loco. Antes de aplicar à bolsa, o candidato deve ter sido aceito na universidade de destino. Mais informações no site do programa.

Pós-graduação

Jorge Paulo Lemann Fellowships

A bolsa de estudos Jorge Paulo Lemman dá suporte a estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), cidadãos brasileiros que têm inscrição feita na T.H. Chan School of Public Health, Graduate School of Education ou Kennedy School of Government.

As bolsas de estudo são oferecidas por um ano letivo com possibilidade de prorrogação por mais um ano. Os candidatos devem que quiserem se aplicar à bolsa devem primeiro ter se candidatado à escola em questão e terem sido aprovados. A admissão na universidade não garante a concessão da bolsa.

Data limite para envio dos documentos: 1 de abril de 2016

Aceitação em Harvard

Setenta por cento dos estudantes da Harvard recebe algum tipo de bolsa para financiar os estudos, o que a torna mais acessível do que 90% das universidades estaduais nos Estados Unidos. Não existe uma fórmula para que os estudantes sejam admitidos na instituição nem distinção dos estudantes entre nacionais e estrangeiros. O que vai ser avaliado são as competências pessoais, as opiniões, as circunstâncias que desenvolveram as competências pessoais, a história de vida e o desempenho no SAT. O processo de admissão para um brasileiro é idêntico a um processo de um americano. Entenda o que é o SAT:

SAT, a versão americana do ENEM

O SAT é um exame realizado no final do ensino médio que funciona do mesmo jeito que o ENEM. O processo de admissão na Harvard e em qualquer universidade nos EUA requer que o estudante realize a prova antes de se candidatar a uma universidade. O teste é dividido em Leitura Crítica, Matemática e Redação e o aluno deve ter conhecimentos de inglês suficientes para conseguir entender o que pedem os enunciados da prova e como ler e interpretar os textos em inglês. Obtida a nota, o estudante poderá aplicar para qualquer universidade americana e aguardar as chamadas para entrevistas pessoais ou por Skype.

Os itens mais caros a considerar no planejamento de um intercâmbio

Onde encontrar escolas que aplicam o SAT

No site do SAT, é possível escolher o país onde o aluno quer fazer as provas, saber as datas dos próximos exames, fazer inscrições para os exames e até mesmo estudar para as provas com os simulados e materiais de estudo disponíveis na plataforma do SAT. Veja a lista de cidades em que é possível fazer a prova do SAT no Brasil:

  • Brasília (DF)
  • São Paulo (SP)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Recife (PE)
  • Salvador (BA)
  • Porto Alegre (RS)
  • Vinhedo (SP)
  • Joinville (SC)
  • Fortaleza (CE)

Certificado de proficiência

Mesmo após a realização do exame SAT, o estudante deve comprovar o conhecimento da línguia inglesa por meio da apresentação dos resultados do exame TOEFL, IELTs e demais exames válidos que atestem a proficiência no idioma. Entre no site do TOEFL e do IELTS e saiba mais sobre os preços dos exames, locais e datas das provas.

Entrevista com o gestor do curso

A entrevista poderá ser feita em uma das cidades listadas acima, no Brasil. Apesar de ser legal ir até os EUA para uma entrevista pessoal com o coordenador do curso, não é um pré-requisito a presença. Se o gestor não estiver em sua cidade e você não puder se deslocar até lá, também é possível marcar a entrevista por Skype. É uma conversa relativamente descontraída em que os coordenadores buscam traçar o perfil do aluno perguntando a ele sobre hobbies, atividades, o que o motivou à escolha do curso e outros assuntos. Às vezes, há a impossibilidade de realizar as entrevistas em tempo hábil, mas isso não interfere em nada no processo de admissão.

Aprenda inglês com quem sabe de verdade e seja professor.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar