14 sites para procurar bolsas de estudo no exterior

Conheça algumas das melhores bolsas de estudo no exterior para estudar de graça (ou quase) em instituições internacionais. Anote as informações para se candidatar

14 sites para procurar bolsas de estudo no exterior
Estudar no exterior é o sonho de muitos, e se for com bolsas de estudos, melhor ainda

Pleitear uma bolsa de estudo, seja ela nacional ou internacional, sempre significou a competência, talento e empenho dos candidatos que aplicaram e a conquistaram. Ainda que estas características sejam louváveis e requisitos básicos para o feito, existem diversos programas e facilidades oferecidas para encontrar bolsas de estudo no exterior e focar-se com ainda mais precisão no sonho da progressão acadêmica e profissional.

15 sites para encontrar bolsas de estudo no exterior

Fundações, instituições governamentais, não governamentais e iniciativas abrangendo continentes e grandes potenciais mundiais estão de portas abertas para os brasileiros que desejam aplicar à bolsas de estudo no exterior. Veja quais são as opções ao redor do mundo.

1. Fundação Lemann

Com a finalidade de formar líderes para o Brasil, a Fundação Lemann oferece em seu programa de bolsas de estudo no exterior a possibilidade de cursar uma pós-graduação em áreas essenciais para o desenvolvimento positivo do país. Entre setores governamentais, saúde, educação, tecnologia, ciência, economia e outros, para concorrer a uma bolsa o interessado deve ser admitido em uma das universidades e escolas parceiras do programa (veja a relação completa aqui) e solicitar os requisitos para dar continuidade ao processo.

2. Santander Universidades

O já conhecido incentivo para o intercâmbio acadêmico proporcionado pelo Santander Universidades vêm se expandindo para diversos locais pelo mundo, disponibilizando ainda programas com certa frequência aos universitários interessados. Atualmente, seu sistema de bolsas de estudo no exterior apresenta o Top China, Top España, Luso-Brasileiras, Ibero-Americanas e Fórmula Santander como opções de candidatura, nos quais estão aptos a participar os estudantes matriculados em uma das universidades conveniadas a cada uma das modalidades.

Ganhe um tablet para aprender inglês oferta limitada

3. Fundação Estudar

Com bolsas para graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e até duplo diploma no exterior, a Fundação Estudar é destinada a jovens de até 34 anos de todas as áreas de conhecimento, mas que possuam excelência em sua trajetória acadêmica e o desejo de fazer a diferença para o Brasil. O processo de seleção acontece em 7 etapas com duração de cerca e 3 meses até a entrevista final. Para mais informações, acesse o site da Fundação Estudar.

4. Instituto Ling

Entre os mais concorridos desta relação de bolsas de estudo no exterior, o Instituto Ling oferece o benefício em mestrados e pós-graduações exclusivamente a alunos já aprovados para cursos de MBA, MPA e LLM em instituições conceituadas a nível internacional, jovens jornalistas indicados por profissionais de renome na imprensa nacional, alunos aprovados para um mestrado em Engenharia na Universidade ITT, ou jovens indicados por entidades parceiras para participarem do programa de pós-graduação em Liderança Global.

Saiba mais sobre essa modalidade de bolsas e indicações no site oficial do Instituto.

5. Erasmus Mundus

Funcionando de maneira mais abrangente, o programa Erasmus Mundus oferece bolsas de estudos por toda a União Europeia a universitários em vias de cursar um mestrado ou doutorado no exterior. As áreas de conhecimento são bastante abrangentes, e o mesmo acontece com a possibilidade de ingresso às universidades disponíveis. Clique aqui para ver as ofertas em mestrados (em 138 cursos) e aqui, para doutorado (em 43 cursos).

6. Chevening

Também entre um dos programas de bolsa de estudos mais renomados e concorridos desta seleção, o Chevening é oferecido anualmente aos estudantes brasileiros e de outras nacionalidades pelo governo do Reino Unido. A iniciativa tem como objetivo preparar futuros líderes formadores e opinião e visa arcar com todas as despesas do estudante durante a estadia no exterior.

O interesse em participar do programa deve ser manifestado diretamente através do site do Chevening, onde também constam os requisitos e cursos mais apreciados para o ingresso.

7. Governo Japonês

Aos que desejam fugir do convencional, o Governo Japonês oferece anualmente seis tipos de bolsas de estudos a brasileiros no país, sendo elas para pesquisa, graduação, escola técnica, curso profissionalizante, treinamento de professores e cultura e língua japonesa.

As inscrições ocorrem entre os meses de Abril e Junho para as profissionalizações, pesquisas, graduações e técnicos e entre Janeiro e Fevereiro para as duas demais modalidades. Conheça mais sobre cada uma das bolsas e como aplicar, através do site da Embaixada do Japão no Brasil.

8. Funding for U.S. Study

Para os universitários com planos direcionados aos Estados Unidos, o portal Funding for U.S. Study funciona como uma espécie de banco de dados de bolsas e ajudas de custo para estudar no país. Aos brasileiros, pode-se encontrar mais de 700 universidades norte-americanas com algum tipo de benefício para as mais variadas áreas de conhecimento e níveis de estudo.

9. International Scholarships

Já bastante conhecido entre os brasileiros interessados em uma carreira acadêmica no Canadá, o programa International Scholarships reúne diversas oportunidades a estudantes estrangeiros. Atualmente, estão abertas duas modalidades, sendo elas o Emerging Leaders in the Americas Program e o Canada-Brazil Awards: Joint Research Projects, ambos possuem seus editais e meios e aplicação disponíveis no próprio site oferecido pelo governo canadense.

Não precisa mais ficar se roendo de inveja daqueles seus amigos que faturaram bolsas de estudo no exterior. Chegou a sua vez de fazer parte do rol de intercambistas com tudo pago. Pelo menos, opções não faltam. As oportunidades variam de acordo com o grau de escolaridade, destinos, tempo de permanência e objetivos.

Quem pretende inscrever-se para bolsas de estudo no exterior, não pode perder os prazos de vista. Mesmo que o processo seja todo online, não é boa ideia deixar tudo para a última hora. Congestionamentos da rede são frequentes e não servem como justificativa para o delay. Esteja sempre um passo à frente da concorrência se quer alçar voos mais altos.

10. Fundação Fullbright

Se considera que o seu destino deve ser os EUA, então tem a chance de se candidatar a essas bolsas de estudo no exterior. Essa seleção é voltada para quem já está na pós-graduação ou tem carreira sólida, inclusive nas artes. Atualmente, a única oportunidade com inscrições abertas é para Pesquisa em Ciências Agrárias na Universidade do Nebraska. Mas os futuros candidatos devem seguir sempre o site da comissão porque não faltam processos seletivos a serem abertos.

11. Fundação Carolina

Esta instituição há anos oferece bolsas para quem quiser fazer pós-graduação ou cursos de verão na Espanha. As várias universidades parceiras oferecem mais de 500 vagas em cada seleção e os valores são apelativos. Não precisa dizer que é preciso ter o espanhol em dias, não é? Geralmente o processo seletivo inicia no fim do ano. Portanto, é uma questão de planejamento e atenção para concorrrer a esta bolsa de estudos.

12. DAAD (German Academic Exchange Service)

Esse departamento específico do governo alemão dedica-se a oferecer bolsas de estudo para pós-graduações no país. Os custos podem ser cobertos integral ou parcialmente. Confira todas as oportunidades, que vão desde a graduação ao doutorado, aqui.

13. Korean Government Scholarship

No próximo ano, o seu destino pode ser asiático. Se também pensa assim, pode ser candidatar a essas bolsas de estudo no exterior. O programa aceita alunos interessados em cursas uma pós-graduação e que tenham menos de 40 anos. Durante um ano, os felizardos ainda recebem aulas de coreano. Ou seja, duas áreas de conhecimento em uma única viagem. Veja as oportunidades no próprio site do programa.

14. Oportunidades para o Ensino Médio

Os alunos que ainda nem saíram da escola também podem conseguir bolsas de estudos no exterior. As instituições que fazem parte do United World College (UWC), localizadas em 15 países, todos os anos oferecem oportunidades parciais e integrais para jovens brasileiros e de outras nacionalidades.

É preciso ter entre 15 e 18 anos e estar cursando as duas primeiras séries do ensino médio para concorrer a uma das vagas. As inscrições são feitas online e o processo seletivo dá-se em 3 etapas e, os alunos selecionados são integrados nos anos consequêntes à candidatura.

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar