Como fazer bolinho de chuva simples e recheado

Como preparar o bolinho de chuva, tradicional e delicioso quitute das tardes de inverno.

Como fazer bolinho de chuva simples e recheado
Dicas para preparar o tradicional quitute

Típico quitute feito por mães e avós de todo país, o bolinho de chuva surgiu em Portugal, é até hoje consumido na África, e também no Brasil onde se popularizou através do programa de TV "Sítio do Pica Pau Amarelo", onde a personagem Tia Anastácia os preparava para as crianças do local.

Famoso e popular pela facilidade de se produzir, baixo custo e sabor inigualável, o bolinho de chuva é item perfeito para chás da tarde, cafés da manhã, para acompanhar um bom café no inverno, ou a qualquer momento do dia a dia.

Receita de bolinho de chuva simples

Um dos melhores sabores do bolinho de chuva é o preço. A pouca quantidade de ingredientes além de suficiente para produzir quitutes deliciosos é também responsável para que o custo seja também reduzido.

Considerando o preço total de cada produto - 1 litro de leite; 1 pacote de farinha de trigo; 1 pote pequeno de canela; 1 pacote pequeno de açúcar; 1 dúzia de ovos e 1 pote pequeno de margarina - o custo total (para mais de 20 porções, inclusive) é de R$15,00.

Com ingredientes fáceis de adquirir e algumas dicas super especiais o site Receitas Baratas ensina como fazer uma porção de 20 bolinhos de chuva em apenas 20 minutos.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Ingredientes
2 colheres de açúcar
2 ovos
1 xícara de chá de leite
1 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de açúcar (para polvilhar)
1/2 xícara de canela
Óleo para fritar

Preparo

Em primeiro lugar coloque o óleo para aquecer em fogo médio. Em seguida, junte todos ingredientes em uma vasilha (exceto o leite) e misture enquanto acrescenta o leite aos poucos até que incorpore totalmente na massa. Abaixe o fogo e, com a ajuda de uma ou duas colheres, pegue pequenas porções da massa (como "bolinhas") e coloque no óleo aquecido. Frite até que os bolinhos fiquem dourados e, após deixar escorrer em papel toalha, passa-los em uma mistura de açúcar e canela antes de servir.

Algumas outras dicas para diferenciar e saborizar de forma diferente os bolinhos de chuva é acrescentar outros sabores na massa, tais como chocolate em pó. Ou ainda inventar novos formatos para o bolinho com o auxílio de um saco para confeitaria.

Veja como fazer iogurte natural em casa

Bolinho de chuva recheado

Recheado com doce de leite
 

Através do site da Nestlé aprendemos a produzir uma deliciosa variação do bolinho de chuva: recheado com doce de leite caseiro e ameixas.

Ingredientes - Recheio

1 lata de leite condensado
1 xícara de ameixa preta picada

Ingredientes - Massa

1 xícara de leite
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
Óleo para fritar

Preparo - Recheio

Retire o rótulo de papel da lata de leite condensado e a lave bem externamente sem abrir. Coloque em uma panela de pressão com água que cubra totalmente a lata e deixe até 20 minutos após iniciar a pressão. Após desligar o forno e aguardar sair toda pressão, retire a lata da panela e aguarde esfriar. Em seguida abra a lata, misture o conteúdo com as ameixas e reserve.

Preparo - Massa

Misture suavemente leite e os ovos em uma vasilha, em seguida acrescente aos poucos a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture tudo até obter uma massa homogênea. Com auxílio de duas colheres faça pequenas bolinhas com a massa e as despeje numa panela com óleo pré-aquecido. Retire os bolinhos quando estiverem com aparência dourada e então deixe alguns minutos sobre papel absorvente. Corte os bolinhos na metade, recheie com o doce reservado e, se desejar, passe os bolinhos numa mistura de açúcar e canela antes de servir.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar