Passo a passo: como obter 2ª via do boleto do Fies

O portal da Caixa econômica Federal disponibiliza aos estudantes que financiam seus estudos  a 2ª via do boleto do Fies. Confira o passo a passo de como emitir o seu e dicas de como fugir dos boletos falsos.

Passo a passo: como obter  2ª via do boleto do Fies
Saiba como imprimir a 2ª via do seu boleto do Fies

O estudante que tem o seu ensino financiado pelo governo através do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) têm que  de pagar o boleto correspondente aos juros que são cobrados de três em três meses.

 
FIQUE DE OLHO:
Se você precisa de dinheiro emprestado para pagar contas universitárias ou até mesmo um curso no exterior, o E-Konomista sugere uma simulação de crédito pessoal. 
Os meses para pagamento são: março, junho, setembro e dezembro, sempre no mesmo dia escolhido na assinatura do contrato. O valor nunca ultrapassa os R$ 50,00 e é importante manter os boletos do Fies em dia para garantir o financiamento dos estudos. 
 

 Boleto do Fies para estudantes


Para pagar o boleto do Fies para estudantes é precisoficar atento ao correio. O boleto é enviado para o aluno no endereço informado na hora do cadastramento. Basta pagar o boleto em qualquer agência bancária, lotérica ou através do auto-atendimento do caixa eletrônico. Se por ventura você não receber o boleto em casa, entre em contato com a instituição bancária que você se inscreveu para conferir o que ocorreu. 
 
Com a correria do dia a dia, às vezes nos esquecemos de pagar o boleto até a data do vencimento ou até mesmo perdemos o boleto recebido pelo correio. Se isso acontecer, não há problemas. Basta imprimir a segunda via do boleto pela internet e regularizar a situação
 

Como imprimir a segunda via 

Para imprimir a segunda via do seu boleto do Fies você só precisará ter em mãos o seu CPF ou o número do contrato do seu financiamento
.
Se você fez o Fies pela Caixa Econômica Federal, deverá:

1- Acessar o link certo por aqui. 

2- Inserir o seu CPF ou número do contrato de estudante sem pontos nem traços

3- Inserir o código verificador (letras, que devem ser repetidas para poder entrar na tela de emissão do boleto.)

4- Na tela seguinte, aparecerá o nome do estudante com o CPF ou o número do contrato. Caso você deseje pagar o boleto no mesmo dia, deverá clicar em imprimir, que se encontra do lado direito da tela.   Caso deseje pagar em uma data posterior, insira a data desejada (até no máximo 30 dias depois) no local onde diz “data de pagamento”, clique em recalcular, e em seguida em imprimir.

5- Caso você deseje imprimir todos os boletos para pagamentos de uma só vez, pode clicar em “imprimir todos”. 

Pronto! Seu boleto do Fies já está pronto para ser pago.
 
Mas atenção: os boletos só podem ser gerados de segunda à sexta-feira das 9h às 19h e somente através do navegador Internet Explorer. 

Caso o sistema gere o código de erro 1077, significa que o sistema da Caixa está fora do ar. Neste caso, você pode  tentar mais tarde ou ir pessoalmente a uma agência da Caixa.
 
Agora, se você fez o seu financiamento do Fies através do Banco do Brasil e precisa imprimir a sua segunda via do boleto, deverá ligar para 0800-729-0722 ou comparecer à agência onde você fez o seu contrato de financiamento, porque o banco não disponibiliza o serviço de impressão de segunda via pela internet. 
 

Formas de pagamento

Você pode quitar o seu boleto com 3 diferentes formas de pagamento. 
 
  • Com dinheiro em espécie, através das agências bancárias, loterias ou caixa eletrônico
 
  • Caso não tenha o dinheiro na data de pagamento, é melhor pagar com o cartão de crédito e manter seus boletos em dia e seu financiamento garantido
 
  • Se você for correntista da Caixa Econômica Federal, pode ainda optar pelo débito automático. 
 

Boleto falso

No ano de 2014 foram notificadas diversas ocorrências de estudantes que cairam em golpes de boletos falsos. Golpistas utilizaram da impressão do boleto online para desviar o dinheiro do pagamento dos juros do fies. Os boletos são muito semelhantes aos originais, mas há indícios que permitem você perceber se o documento é verdadeiro ou não.
 
O E-konomista dá dicas de como não cair nesse golpe:

1- Cuidado com as páginas falsas
Muita gente ao tentar emitir o boleto busca páginas em sites de buscas como o Google, Yahoo e Bing, por exemplo, e podem ser direcionados a página falsas. Ao imprimir o boleto na página falsa, o boleto gerado encaminha o dinheiro direto para a conta do bandido.  Para imprimir o seu boleto online certifique-se de estar dentro do site da caixa, no endereço
 
2- Fique atento com vírus
O computador pode estar infectado com um vírus criado para gerar fraudes, que altera o boleto do fies e origina um falso. Pode acontecer de um boleto ser apresentado na tela do computador de uma forma e ao ser impresso ele apresentar outros dados.  Fique atento ao boleto impresso, e mantenha o anti-vírus do seu computador sempre ativado. 
 
Como conferir se seu boleto é verdadeiro:
 
  • O boleto verdadeiro emitido pela Caixa Economica Federal apresenta o valor total do financiamento.  Se não aparecer esse valor, é um indício muito forte de que o boleto foi adulterado.
 
  • Valores acima de R$50,00. O valor máximo a ser pago dos juros do Fies não ultrapssa esse valor, se ultrapassar, o boleto é falso.
 
  • O código bancário da Caixa Econômica Federal que aparece logo à direita da logomarca é 104-0. Se aparecer outro número ao lado da logomarca, o boleto é falso.
 
  • A linha digitável do boleto ( aquele número grande que aparece no topo do boleto, logo à direita do código bancária da Caixa) tem sempre que começar por 104. Se os três primeiros números da linha digitável forem diferentes de 104, o boleto é falso.
 
  • Em alguns casos, o golpe é mais bem planejado e a linha digitável é verdadeira, mas o código de barras é falso.  Nestes casos, é preciso pagar o boleto para conferir se ele é verdadeiro. Ao quitar o boleto, você recebe o comprovante de pagamento e deve conferir se o número que aparece da linha digitável começa com 104. Se no comprovante aparecer outro código que não 104, o boleto pago é falso. Você pode também estar atento ao código de barras do comprovante, se ele não for identico ao do boleto, este é falso.  

Se você desconfiar que o boleto é falso, cancele imediatamente o pagamento. Se não conseguir , entre em contato com o banco onde foi efetuado o pagamento.
 
Se quiser ter mais informações sobre segurança nos boletos, confira o setor segurança no portal da Caixa Econômica Federal neste link.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar