Blog de intercâmbio: separamos 7 para te ajudar a planejar o seu

Por meio do blog de intercâmbio é possível acompanhar as dicas de quem já morou fora do Brasil e chegar no destino mais preparado. 

Blog de intercâmbio: separamos 7 para te ajudar a planejar o seu
Acompanhar um blog de intercâmbio pode ser uma das formas de se informar sobre estudar fora

Como está o seu inglês?teste online


Muita gente acredita que a infância é a melhor fase da vida. Outros fazem intercâmbio e mudam de ideia. No intercâmbio descobrimos mais de nós mesmos e é quando aprendemos mais sobre o que queremos da vida e também o que não queremos mais. Daí ser muitas vezes difícil voltar e ter que lidar com nossa vida antiga e trabalhar para que ela seja diferente (como bem fala esse texto sobre a síndrome do intercâmbio).
 

Quem está empolgado e desejando embarcar numa longa viagem para estudar fora sempre tem que passar por uma fase de muita pesquisa e nada melhor do que encontrar quem ajude e compartilhe experiências próprias ou conhecimento sobre o assunto. Na primeira vez que saí do Brasil, em 2012, já haviam algumas boas opções de blog de intercâmbio que dão dicas sobre estudar fora, mas hoje em dia existem ainda mais. Abaixo indico uma lista. 


Veja quanto custa fazer um intercâmbio por 1 ano nestes 7 países
 

Blog de intercâmbio para ler antes e durante a viagem


1- Blog da Tissen
 

Se você pensa em estudar fora talvez já tenha se deparado com algum texto da Andrea Tissenbaum, em seu próprio blog de intercâmbio, no Estadão ou no site Estudar Fora. Como já foi coordenadora de um departamento de Relações Internacionais, correu o mundo para conhecer universidades e se dedica a dar dicas sobre o assunto, como nesse post com 10 perguntas e respostas sobre estudar fora.



2- Brazil Austrália


 

A terra do canguru é destino e sonho de muitos brasileiros que buscam uma oportunidade de aperfeiçoar o inglês e até mesmo conseguir uma oportunidade de trabalho. O Brazil Austrália é um blog de intercâmbio que pode ajudar muito a descobrir coisas sobre o país mesmo antes de chegar por lá. É o caso deste post, que fala sobre morar na Austrália.   



3- Canadá para Brasileiros
 

Pra quem tem vontade de estudar no Canadá esse blog de intercâmbio é um prato cheio. O site é gerido por dois irmãos, Caio e Guilherme Prezia, naturalizados canadenses e morando no país há mais de 10 anos. Lá é possível encontrar informações variadas sobre o país, como esse post sobre as melhores universidades do Canadá.  



Realizar o seu sonho de estudar fora pode estar muito mais perto do que você pensa. Não perca essa oportunidade!


4- E-Dublin  
 

O E-Dublin é um blog de intercâmbio que funciona quase que como um manual de instruções para o brasileiro que quer estudar em Dublin, na Irlanda. O site foi criado pelo paulistano Eduardo Giansante, que pensou exatamente em como seria bom ter um lugar para encontrar informações sobre visto de estudante, visto de trabalho e outras questões da vida na Ilha Esmeralda.

 

Como o E-Dublin cresceu muito com o tempo, assim como a procura dos brasileiros pelo local, hoje em dia também é possível encontrar textos sobre temas mais relacionados com situações do dia a dia e até mesmo vídeos, como este sobre as diferenças entre Inglaterra e Irlanda.





5- Brasileiras Pelo Mundo
 

Ser mulher no exterior é diferente de ser mulher no Brasil? No blog Brasileiras Pelo Mundo, desenvolvido pela Ann Moeller, é possível encontrar debates que respondem a essa e outras questões, como oportunidades de trabalho, e até mesmo maternidade no exterior (afinal, há muita gente que faz intercâmbio por 3 e até 4 anos, quando se trata de um programa extenso, como o doutorado, e acaba construindo pelo menos parte da vida no exterior). Hoje o blog conta com a colaboração de mais de 50 mulheres e possui posts muito úteis, como essa página com diversos contatos de advogados a fundações e instituições que auxiliam brasileiros no exterior: 



6- Nômades Digitais
 

Esse blog é uma iniciativa de três jornalistas que foram fazer um intercâmbio na Índia e nunca mais pararam de viajar depois disso. Atualmente a maioria dos posts dos Nômades Digitais é focada no turismo, mas como eles compartilham muito desse espírito desbravador do mundo, pode ser válido para quem quer fazer intercâmbio pela injeção de ânimo e posts sobre curiosidades dos países, como esse, sobre como não inundar o banheiro na Europa. E sim, por experiência própria, posso dizer que esse post pode ser muito útil. 



7- Já Fez as Malas
 

Por último, mas não menos importante (sou suspeita), o Já Fez as Malas é um blog de intercâmbio criado por mim em 2015 com a intenção de conseguir ajudar muitos brasileiros a encontrar bolsas de estudos e oportunidades no exterior. Em geral, o site abrange questões que envolvem tanto viagens internacionais como morar fora do Brasil, já que atualmente faço mestrado em Portugal e acabo falando muito sobre as experiências que vivo, como neste post sobre Morar em Portugal.



 

Além do site, dou dicas todas as semanas sobre viagens no canal do YouTube "A Gente Precisa Falar Sobre Viagens" e lanço em breve os E-books Já Fez As Malas, onde irei compartilhar mais de 2.000 dados que coletei nos últimos anos sobre estudar e trabalhar fora do Brasil. Um pouco dessa jornada e dicas você pode acompanhar também em alguns textos que escrevo sobre viagens no E-konomista, como este que acabou de ler.



Lembre-se de acompanhar todos os posts sobre intercâmbio e viagens no Facebook do E-konomista 


 
Vai fazer um intercâmbio? Teste o seu inglês antes de embarcar.

Veja também: 
 

Gostou? Compartilhe!
Nataly Lima Nataly Lima

Formada em comunicação pela PUC-SP e mestre em jornalismo pela Universidade do Porto, Nataly tem focado seu trabalho em editorias como cultura, tecnologia, marketing digital e turismo. Em 2015 fundou o site Já Fez as Malas, sobre intercâmbio e viagens internacionais para brasileiros.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar