Como se cadastrar para ter direito ao bilhete único para desempregado

Saiba o que é necessário para obter o bilhete único para desempregado: requisitos, prazos, documentos e demais informações para aderir ao benefício.

Como se cadastrar para ter direito ao bilhete único para desempregado
O benefício dá direito ao desempregado acesso ônibus, metrô e trens da CPTM gratuitamente

O bilhete único é um cartão que possibilita o uso de diferentes meios de transportes da rede pública em São Paulo, possibilitando ao portador transitar em ônibus, metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Além de estudantes, também pode ser solicitado o bilhete único para desempregado de maneira gratuita; essa medida tem como intuito contribuir para que o cidadão tenha mais facilidade em procurar por um novo emprego.

Veja como tirar a segunda via do CPF de forma gratuita

Como fazer o cadastro do bilhete único para desempregado

Para se obter o bilhete único para desempregado é preciso solicitar o benefício através do site da São Paulo Transportes (SPTrans), onde serão fornecidos alguns documentos de identificação e também onde o beneficiário deverá informar o posto de sua preferência para a retirada do bilhete.

Documentos necessários: RG ou Carteira Nacional de Habilitação, CPF, PIS/PASEP e Comprovante de Residência, lembrando que o comprovante deve ter sido emitido em um período máximo de 6 meses anteriores à ata da solicitação. Será preciso também ter em mãos uma cópia simples do documento de Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego. Os documentos devem ser enviados com cópias de frente e verso, quando este for aplicável.

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Após o pedido inicial no site, o interessado deve acessar a seção “Benefício Desempregado” para solicitar as cotas disponíveis. Nesse momento, o solicitante deverá, além dos dados pessoais, informar ainda o CNPJ da antiga empresa onde trabalhava, os números da carteira profissional e as datas, tanto da rescisão quanto da última parcela do seguro desemprego. No caso de empregados domésticos, por exemplo, onde não haja um CNPJ é possível informar o CPF do antigo empregador como pessoa física.

Caso o solicitante se enquadre nos termos do benefício, o sistema informará o endereço para o qual devem ser enviadas as cópias dos documentos exigidos (Caixa Postal 77075 – CEP 01014-970). A partir da data de postagem dos documentos, dentro de um prazo de 15 a 20 dias as cotas serão disponibilizadas nos cartões do usuário.

Após a confirmação do recebimento das cotas, o solicitante somente precisará se dirigir até um equipamento de recarga com seu cartão e efetuar a ativação dos créditos disponibilizados.

Qual o valor disponível para uso

Aqueles que se enquadrarem no uso do bilhete único para desempregado terão disponíveis 12 cotas diárias a cada mês, sendo que cada uma permite realizar até oito embarques por dia nos ônibus municipais. O direito a essas cotas permanece por um período máximo de 90 dias e, caso o trabalhador volte a trabalhar dentro deste prazo, ele deverá informar a SPTrans para suspensão das cotas gratuitas.

Veja como tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho

Quem tem direito

O benefício tem como foco auxiliar trabalhadores na busca de um novo emprego. No entanto, para ter direito a tal facilidade, o trabalhador deve atender a alguns requisitos:

• Ter sido demitido sem justa causa, onde a demissão deve ter ocorrido há no mínimo 1 mês e no máximo 6 meses;

• O trabalhador precisa ter permanecido no antigo emprego por um período mínimo de 6 meses e de forma contínua.

ATENÇÃO

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o cadastramento, que está sob processo de consulta junto à Justiça Eleitoral sobre a possibilidade de manutenção do programa. As demais categorias do Bilhete Único estão em operação normalmente. Essas informações foram atualizadas no dia 21/03/2016.

Que tal ter um cartão de crédito livre de anuidade? Saiba como ter o seu.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar