Como fazer o cadastro do bilhete único estudante

Veja como e quem pode solicitar o bilhete único estudante, benefício que concede acesso à múltiplos transportes públicos mediante determinados requisitos.

Como fazer o cadastro do bilhete único estudante
Simples e gratuito: saiba como e onde realizar o cadastro para o benefício.

O bilhete único é um sistema implantado na cidade de São Paulo que consiste em oferecer múltiplos embarques com o pagamento de apenas uma tarifa. O sistema possui diversas modalidades especiais como o bilhete único estudante e para desempregados. Ele engloba o uso de diversos meios de transportes públicos como ônibus, metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde o usuário paga uma única vez e pode trafegar livremente por um determinado período de tempo.

Em alguns casos, onde houver diferenças no valor dos tickets de transportes será cobrado o excedente. Por exemplo, se o usuário realiza um embarque em um ônibus e logo em seguida em um trem que tenha tarifa de maior valor, no momento do segundo embarque será cobrada apenas essa diferença nos valores.

Cadastro do bilhete único de estudante

Obter o bilhete único estudante e ter acesso de forma gratuita a cotas de transporte é um processo simples. Para tal é preciso primeiramente que a instituição de ensino realize um cadastro junto a SPTrans; feito isso, o estudante também deverá realizar sua própria identificação no site da SPTrans, onde serão solicitados dados como RG, CPF, CEP de sua residência e também o envio de uma foto em formato digital no tamanho 3x4.

Ao final do cadastro será apresentado um Termo de Ciência e Adesão, o qual o estudante deve ler e estar de acordo. Antes da conclusão, o aluno deve preencher uma pesquisa de perfil sócio econômico e optar por uma estampa para seu cartão.

Depois de aprovada a foto e a triagem dos documentos, o cartão será entregue em um prazo a partir de 10 dias corridos após a conclusão do cadastro. Para obter maiores informações sobre o andamento do processo, o aluno poderá a qualquer momento consultar a situação do seu pedido através do site no menu “Meus Cartões”.

Valor máximo do carregamento

As cotas oferecidas podem variar de acordo com o enquadramento do aluno, o qual é baseado nas informações fornecidas no cadastro. A taxa de validação do bilhete único estudante é de R$24,50 para todos os beneficiários e, para aqueles que estudam durante todo o mês, cinco dias por semana, também é disponibilizada uma cota diária de até oito embarques no período de 24h.

É possível realizar o embarque em qualquer período do mês desde que não ultrapasse a cota de 192 embarques mensais. As cotas também não são cumulativas, portanto caso não sejam utilizadas as 192 viagens, elas não serão acumuladas para o mês seguinte.

Saiba como se cadastrar para obter o Bilhete Único Especial

Quem tem direito

Por ser subsidiado pelo órgão público, quem quiser utilizar os benefícios do bilhete único estudante precisa estar enquadrado em alguns requisitos sociais. O requerente precisa, obrigatoriamente, ser aluno do ensino fundamental ou médio nas redes públicas municipais, estaduais e federais, ou cursar o ensino superior nas mesmas. Também terá de apresentar renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimos.

Estudantes de ensino superior em instituições privadas podem fazer uso do benefício desde que sejam bolsista do Programa Universidade para Todos (PROUNI); financiados pelo Programa de Financiamento estudantil (FIES); integrantes do Programa Bolsa Universidade; possuam renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimos; ou estejam abrigados por programas governamentais de cotas sociais, mas que também possuam tal limitação de renda.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar