Beber água faz você ficar mais produtivo no trabalho

A ciência revelou recentemente que beber água com constância aumenta o rendimento no trabalho. Entenda melhor os benefícios.

Beber água faz você ficar mais produtivo no trabalho
Atitude que é segredo do sucesso

Beber água, junto à ingestão de nutrientes e da respiração, é uma das formas que o corpo humano tem de se manter ativo. Fundamental para a sobrevivência elemento mais abundante em nosso organismo, a água entra em todas as reaçöes bioquímicas, da digestão à síntese proteica.

A recomendação médica é de que sejam ingeridos 0,03 litros de água por peso corporal diariamente. Isso equivale, para uma pessoa adulta pesando 80 kg, a 2,4 litros de água num período de 24 horas. A importância de se beber água em quantidades adequadas já é bastante conhecida em linhas gerais, mas, recentemente, foi descoberta pesquisa científica de 2014 que associa beber água com constância e uma maior produtividade no trabalho.

Beber água com regularidade é o segredo

Beber água na quantidade recomendada para um dia não significa que tal volume deva ser ingerido de uma só vez ou num curto espaço de tempo. É o que comprova a pesquisa de 2014 publicada no Journal of Cerebral Blood Flow & Metabolism, conduzida pelo Instituto de Pesquisa do Cérebro e da Mente, da Faculdade de Medicina Weill Cornell. No estudo, concluiu-se que uma simples desidratação de menos de 5% do peso corporal é o suficiente para retardar o fluxo sanguíneo induzido pela atividade cerebral.

Isso reforça outro dado comprovado cientificamente, que o cérebro é um dos órgão do corpo humano que mais consomem água. Nesse sentido, evidencia-se que qualquer diminuição nos níveis de água que não correspondam ao total do peso individual significa menos atividade cerebral, portanto produtividade menor.

Beber água regularmente, então, pode ser q diferença entre aquela tarefa bem executada ou aquela chamada de atenção do seu chefe.

Como beber água com a regularidade necessária

Saber que é importante beber água em quantidade não basta, é preciso pôr em prática ao longo do dia para que seus benefícios sejam revertidos em maior produtividade. Existe um método chamado de pomodoro, muito utilizado para quem tem dificuldade em cumprir tarefas, que pode ser replicado por quem deseja beber água em intervalos regulares.

A técnica é bem simples, e consiste na divisão das tarefas em blocos indivisíveis de 25 minutos de duração. Ao longo de cada bloco, nada poderá interromper a atividade, e, se algum fator externo obrigar a parar, deve-se tomar nota e retornar imediatamente ao que se está fazendo.

Após o encerramento de cada ciclo de 25 minutos, recomenda-se uma pausa de cerca de 15 minutos, que poderá ser utilizada para beber água e ir ao banheiro.

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar