O que fazer quando a bateria de celular superaquece

A bateria de celular aqueceu? Veja aqui as dicas para sanar o problema e evitar que se repita.

O que fazer quando a bateria de celular superaquece
Como o problema da bateria de celular e evitar que aconteça de novo

O problema do superaquecimento da bateria de celular pode ser ocasionado por uma exposição prolongada ao calor ou pela alta exigência de uso da memória RAM, que consome mais bateria e sobrecarrega o aparelho. As ocorrências desse problema são mais comuns no verão, em que as temperaturas externas também podem influenciar na temperatura da bateria. 

Como evitar bateria de celular superaquecida

O ideal é que a bateria do smartphone permaneça entre os 30 e os 35 graus. O sobreaquecimento pode comprometer a vida útil da bateria do seu smartphone. Se você convive com esse problema e quer evitá-lo, corrigi-lo ou salvar o seu smartphone, aqui vão algumas dicas.

  •  Carregue o seu aparelho corretamente

Essa dica parece muito simples, mas existem boas e más práticas na hora de carregar o smartphone. Algumas delas estão até listadas no manual do usuário, mas aqui vão algumas diretrizes a seguir:

Primeiro, tenha certeza de que o seu smartphone está fora da capinha e longe de qualquer outra coisa que possa fazer a bateria sobreaquecer. Uma bateria sujeita a condições desfavoráveis, como o excesso de calor, vai durar menos do que as outras e até mesmo – em casos raros – causar a explosão do aparelho. É aconselhável evitar carregar o seu dispositivo por muito tempo e durante o dia. Ao contrário do que dizem, a bateria do celular não vai viciar se você carregar até os 70% ou 80% durante o dia. Deixe para carregar o restante à noite, quando as condições climáticas são menos agressivas. Não carregue em cima da cama nem em superfícies que não permitam a dissipação do calor.

  • Evite deixar muitos apps abertos ao mesmo tempo

Facebook, Whatsapp, e-mail, jogos e muito mais. O sistema operacional do seu celular é muito parecido com o do computador: se você deixar um monte de programas abertos, ele vai travar ou esquentar demais. Sempre que não estiver usando um aplicativo, finalize a tarefa. No Iphone, basta pressionar duas vezes o botão do meio e fechar as janelas. No Android, o botão fica à direita e basta arrastar os aplicativos abertos para encerrar a atividade.

  • Mantenha-o num lugar fresco e protegido

Todos sabemos de como é importante procurar uma sombra durante o verão, e saiba que isso também é importante para o seu smartphone. A exposição prolongada à luz do sol pode danificar não só a bateria como também a tela. Tente evitar deixar o seu aparelho num bolso muito apertado. É bem melhor mantê-lo num bolso largo ou numa mala ou bolsa que o mantenha fresquinho. Evite as praias – mas se não puder, procure cobri-lo ou guarda-lo também numa bolsa.

Se estiver dirigindo, tome cuidado ao colocar o seu smartphone no suporte para usar o GPS. Veja se não está exposto ao sol em excesso. Se estacionar o carro debaixo do sol, leve o celular com você. Nunca o deixe no painel ou nos bancos.

Aqueceu? Salvando o seu smartphone

Se percebeu que o celular está quente demais, aqui vão as dicas de primeiros socorros: o primeiro passo é fechar todos os aplicativos abertos e em seguida ir às configurações do aparelho para encerrar atividades e funções que exigem muito da bateria, até que ela volte ao normal. Desative o Wi-Fi, o Bluetooth, as notificações de aplicativos, reduza o brilho, desative o GPS. Elimine também os processos dos aplicativos que consomem demais, usando os aplicativos SBSettings (Iphone) ou JuiceDefender (Android).

Fique alguns minutos sem usar o aparelho e deixe-o num lugar fresco depois de seguir todos os passos. Remova a capinha, se ele tiver. Se possível, remova também a capinha traseira que já vem com o aparelho. Se você fez root no seu Android, aqui vai uma dica de app:

  • Coolify – o aplicativo que controla a temperatura

Muitas pessoas podem ser céticas sobre o aplicativo, talvez suspeitando de que ele simplesmente encerra tarefas e processos a fim de livrar a memória. Mas não é esse o caso. Os desenvolvedores alteraram bastante o Coolify, e agora ele pode mexer em parâmetros do sistema de várias maneiras, incluindo a interação com a bateria. Esse nível de interação, é claro, vai requerir que um root no sistema operacional. O aplicativo está disponível para Android, por enquanto.

Para quem tem o Android rooteado, o Coolify desempenha todas as funções e mostra até mesmo quantos graus foram reduzidos na temperatura. O app roda em segundo plano, por isso não consome muita memória RAM nem a bateria do celular.

  • Para quem não quer fazer root

Vale a pena baixar o CleanMaster, gratuito para Android e Ihpone. Se tiver Android, use o Coolify só para saber a temperatura da bateria. O que o CleanMaster faz é encerrar processos em segundo plano que exigem muito da memória RAM. A diferença no funcionamento entre o CleanMaster e o Coolify é que o segundo mostra a temperatura do dispositivo, enquanto o primeiro otimiza a RAM para exigir menos da bateria do celular. Além disso, o Coolify faz isso automaticamente quando o celular superaquece. Com o CleanMaster, você deve fazer a limpeza dos processos sempre que notar o superaquecimento da bateria.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar