Bateria de carro: quanto custa e como escolher a melhor

Não espere seu veículo deixar de ligar para se preocupar com ela: entenda a importância de deixar a bateria de carro sempre em dia e escolha a melhor opção.

Bateria de carro: quanto custa e como escolher a melhor
Veja algumas dicas de preços e funcionalidades para escolher a melhor bateria para seu carro

É comum que os condutores fiquem atentos a muitos itens de manutenção preventiva de seus carros, como trocas de óleo e pneus; porém, por ser um componente trocado com menos frequência, a bateria de carro costuma só ser lembrada quando chega ao fatídico dia onde se tenta dar a partida matinal no carro e ele não liga.

Esteja preparado: saiba como escolher uma bateria de carro

A bateria de carro é a única fonte de energia disponível para dar o arranque inicial ao motor e o principal componente responsável por alimentar toda a parte elétrica do veículo, o que inclui desde o funcionamento dos limpadores de para-brisa a computadores de bordo e sistemas de aquecimento. Diante disso, trouxemos algumas informações importantes sobre o funcionamento e manutenção desse item para evitar que esteja sempre recorrendo a cabos de bateria e assistências emergenciais.

Tipos de Bateria

Existem diversos tipos de bateria de carro e cada fabricante emprega uma tecnologia diferente, mas para usuários padrão é importante conhecer os dois principais modelos encontrados no mercado: as baterias tipo selada e não selada.

  • As baterias do tipo selada, em geral, não necessitam de nenhuma atenção especial, nesse tipo de bateria normalmente não é possível realizar a recarga;

  • As baterias não seladas precisam de verificação periódica e outra grande diferença é que esse tipo de bateria pode ser recarregado.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Manutenção e Durabilidade

As baterias seladas, por serem completamente isoladas não necessitam de nenhuma manutenção, devendo apenas se respeitar o tempo de vida útil especificado pelo fabricante. Já para as baterias não seladas, a água utilizada em seu sistema pode sofrer alteração no nível recomendado, portanto é preciso estar sempre atento a essa questão; sendo o indicado pela maioria dos profissionais que se verifique o nível da bateria a cada 6 meses.

A durabilidade do item dependerá em muito do modelo escolhido e das necessidades do veículo, porém a vida útil média da bateria de carro é de 2 a 3 anos. Os fabricantes indicam as baterias do tipo selada como possuindo as melhores estatísticas de vida útil.

Como escolher

Em primeiro lugar, devemos respeitar as especificações de bateria fornecidas pelo fabricante que constam no manual do usuário, pois serão elas que nortearão o caminho até a escolha da bateria adequada para cada carro.

A indicação do fabricante leva em conta a energia necessária para alimentar todos os componentes existentes no veículo, mas a partir daí surge um ponto importante para incluir na avaliação; certifique-se da necessidade de aumentar a capacidade da nova bateria caso tenha sido implementado algum sistema extra de consumo ao veículo, como som e refrigeração. Dito isso é importante também verificar dados como a compatibilidade do modelo escolhido às condições climáticas que o veículo enfrentará.

Dê preferência para baterias com até 6 meses de idade referente à data de produção para que não perca tempo de uso da bateria e, caso vá realizar a troca por si mesmo em casa, procure por baterias que tenham algum tipo de suporte para move-la, já que algumas podem pesar mais de 20kg.

Veja o preço médio e principais destaques do Jeep Renegade

Marcas e preços

Certamente, o valor pago por uma nova bateria dependerá da escolha da marca, modelo e capacidade da mesma, sendo essa diferença no custo final realmente distante entre os modelos mais básicos e os mais elaborados, chegando a superar os R$ 500. No entanto, o valor médio encontrado para uma bateria de bom custo-benefício com 60Ah - que é o modelo mais comum em carros populares -, está em torno de R$ 250.

Com o conhecimento básico e uma base de preços praticados no mercado, fica a cargo do condutor optar pelo fabricante que julgar mais adaptável a suas necessidades e bolso, sendo algumas das mais conhecidas as marcas a AAA, ACDelco, AD, Anker, AP, AutoCraft, Axcar, Banner, Bosch, Delphi, Deta, DieHard, Duralast, EverStart, Exide, Fullman, InterState, Lucas, Kirkland Signature, MotorCraft, Motrio, Moura, NAPA, Nascar Select, Optima, Prestolit, Targa, Tudor, Varta e Yuasa.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar