Bateria automotiva: dicas e cuidados para fazer durar mais

Você toma os cuidados necessários com a bateria automotiva? Saiba como prolongar a vida útil dessa ferramenta com dicas e cuidados muito simples.

Bateria automotiva: dicas e cuidados para fazer durar mais
Veja como fazer a bateria de carro ter vida útil longa com medidas simples

Agende o seu test drive gratuito

Bateria automotiva é uma das peças mais importantes do veículo pois é ela que fornece energia para colocar o motor em funcionamento, e por isso merece maior atenção e cuidado dos motoristas para prolongar a sua vida útil. Você sabe como fazer a bateria de carro durar mais? Veja no nosso artigo.

Como cuidar do carro: dicas e truques fáceis

Dicas para fazer a bateria automotiva durar mais

bateriadecarro


Conheça dicas simples que você pode adotar no seu dia a dia que farão a diferença na durabilidade desse componente tão importante do seu carro.

1. Dê partida no carro com o farol desligado. Alguns carros mais sofisticados têm o acendimento do farol automático, e mesmo nesses casos os especialistas indicam que é melhor desligá-lo antes de dar partida pois assim as chances de a bateria durar mais serão maiores.

2. Quando não estiver utilizando o som do carro, retire a frente removível. Essa pequena parte do seu aparelho consome energia em Standby. Dependendo do tipo de rádio, o consumo pode chegar até a 800mA, o que descarregaria uma bateria convencional em poucas horas. É uma excelente medida pois aumenta a vida útil da sua bateria automotiva e evita chamar a atenção de ladrões.

Pastilhas de freio: saiba como e quando é hora de trocá-las

3. Deixar equipamentos que exigem muito da bateria automotiva ligados enquanto o carro não está em funcionamento prejudica a durabilidade. Portanto é recomendado não deixar as luzes internas, faróis, rádio e outros equipamentos eletrônicos ligados por muito tempo com o motor do veículo desligado.

4. Antes de instalar novos componentes eletrônicos dentro do carro, verifique a capacidade máxima da bateria e do alternador. Muitas pessoas gostam de colocar sons potentes, dvds e outros aparelhos dentro do carro e não percebem que isso irá sobrecarregar a bateria e diminuir a sua vida útil. Caso queira instalar esses dispositivos em seu veículo, confira se é preciso optar por peças que tenham maior capacidade.

Mitos e verdades sobre pneu reformado

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.

5. Não instale dispositivos de segurança (como alarmes e rastreadores) que não tenham boa qualidade no seu veículo. É a famosa história do barato que sai caro. Alguns desses equipamentos são mais baratos no entanto costumam “roubar” muita corrente elétrica da bateria, fazendo com que ela se descarregue muito mais depressa e reduz sua vida útil.

Cuidados simples com a bateria automotiva que aumentam a vida útil

A bateria automotiva dura em média de 2 a 3 anos, mas esse tempo pode ser reduzido até pela metade caso o motorista faça mau uso desse equipamento. Portanto, além de seguir as dicas acima, tome também os seguintes cuidados:

1. Verifique o sistema elétrico da bateria a cada três meses e, caso o teste apresente baixo desempenho, procure substituir preventivamente para não arriscar a sua segurança.

Veja como limpar farol amarelado do carro de forma fácil e barata

2. Carros parados também consomem energia da bateria. Se o seu carro fica parado por muitos dias é indicado desligar o cabo do terminal positivo, para evitar a redução da vida útil da bateria. Desta forma, evita-se qualquer risco de curto-circuito. Outro cuidado com os carros parados é deixar uma capa protetora sobre os terminais positivo e negativo da bateria.

3. Verifique se a bateria está bem presa no compartimento destinado a ela no seu carro. Bateria solta é sinal de baixa durabilidade pois os movimentos bruscos e a vibração causam desgaste das placas que armazenam energia e pode ainda causar um curto circuito

Confira mais dicas para melhorar o desempenho do seu carro

4. Em caso de bateria arriada, é preciso ter muito cuidado antes de fazer uma “chupeta” (ligação direta entre bateria arriada e uma auxiliar).  Antes de tudo leia o manual do veículo para evitar causar um dano mais sério no sistema elétrico do seu carro.  E  os cabos auxiliares vendidos em supermercados para fazer a ligação direta entre as baterias nem sempre são confiáveis, dependendo do estado da bateria. Portanto, não arrisque.

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar