10 diferentes tipos de banheiros pelo mundo

Você acha que os banheiros são iguais aos nosso no mundo todo? Não são, conheça os diferentes banheiros pelo mundo e a (estranha) forma de utilizá-los.

10 diferentes tipos de banheiros pelo mundo
Saiba como são os banheiros pelo mundo para não surpreender em viagens

Você já imaginou como deve ser os banheiros pelo mundo diante de tamanha diversidade cultural? Nós estamos acostumados com banheiros com privadas comuns, equipados com papel higiênico, uma pia, sabonete e toalhas para secar as mãos. Mas a estrutura dos banheiros muda muito de país para país.

Banheiros pelo mundo: semelhanças e diferenças

Então, para que você não seja pego desprevinido em viagem para qualquer um dos países que vamos citar no “momento do aperto”, confira nossa lista dos diferentes banheiros pelo mundo e suas curiosidades. 

1. Banheiros na América Latina, Espanha, França, Itália e Portugal

banheirospelomundo


Vamos começar pelos nossos. É comum nos nossos banheiros encontrar, além da tradicional privada e pia para lavar as mãos, os bidês. No Brasil, eles eram mais comuns nas casas antigas, mas ainda hoje encontramos essas peças de porcelana que servem para limpar as partes íntimas após o uso do banheiro.

Veja também: Como juntar dinheiro para viajar

2. Banheiros na Alemanha, Dinamarca, Áustria e Holanda

banheirospelomundo


Um pouco diferente dos nossos, as privadas desses países europeus possuem uma particulariedade: um local antes da água para “depositar” suas necessidades. Ao dar descarga, ela segue para o ralo. A necessidade dessa “plataforma”? Bem, acreditamos que, se você deixar cair algo lá dentro (quem nunca ouviu um caso de celular ou óculos caído na privada?) dá tempo de pegar antes de ir abaixo. Alguma outra ideia?

Veja: 5 países liberais que você precisa conhecer um dia

3. Banheiros “coletivos” na Rússia

banheirospelomundo


Para nós, o mais comum é que o sanitário seja um lugar privado para se frequentar um de cada vez, certo? Mas na Rússia eles não pensam assim, há banheiros públicos onde há mais de uma privada por cabine! Deve ser pra fazer amizade enquanto se usa o banheiro! 

4.  Banheiros no Japão

banheirospelomundo


Para o Japão é preciso uma divisão dos banheiros. Os mais antigos, eram aqueles onde você não se sentava na privada, era preciso agachar. Fazer as necessidades de cócoras é o mais indicado para um bom funcionamento do intestino,e os japoneses sabem bem disso. Por isso, durante muitos anos os banheiros japoneses com privadas para agachar eram os mais comuns.

banheirospelomundo


Mas como os japoneses são os reis da tecnologia, é claro que eles iriam inventar privadas que fazem todo o serviço para você. Hoje em dia é possível encontrar no Japão privadas com controle remoto ao lado que têm funções incríveis: esquentam o assento, dão duchinha de água nas partes íntimas (com diferentes níveis de pressão), soltam desodorizador de ar após a descarga e até fazem sons para que outras pessoas não ouçam “seu alívio” e não gere situações desconfortáveis.

5. Mictório em Amsterdã

banheirospelomundo


Em Amsterdã, a cidade da Liberdade, pode fazer xixi na rua, mas no lugar certo, é claro. O hábito dos homens ocidentais de fazer xixi na rua deixa o asfalto com mau cheiro. Para resolver isso, os holandeses instalaram na cidade, mictórios públicos para os homens irem lá rapidinho e se aliviarem. Sem porta, sem nada.

6. Banheiros na Índia

banheirospelomundo


Agora passemos para os banheiros pelo mundo um pouco mais complicados (e que para os nossos padrões parecem menos higiênicos) que você pode encontrar. Na Índia, existem banheiros como os nossos, mas o tradicional banheiro indiano é um buraco com uma porcelana no chão, sem papel higiênico.

Quando muito, você encontra um balde com água para se limpar. Vale contar mais uma curiosidade: os indianos limpam as partes íntimas com a mão esquerda e depois lavam a mão, num baldinho que fica no banheiro. Por isso, os indianos usam sempre a mão direita para cumprimentar as pessoas. Ou seja, se for à Índia e não se sentir confortável se limpando com a mão, leve o seu próprio papel higiênico! 

7.  Banheiros no China

banheirospelomundo


Achou o banheiro da  Índia complicado? Não ache, lá pelo menos há privacidade. Muitos banheiros na China não têm porta, quando muito, há uma divisória. Não se pode ter vergonha dos outros habitantes do banheiro público, todo mundo está lá pelo mesmo motivo.

8. Banheiros no Tibete

banheirospelomundo


Se o da China intimidou, no Tibete é ainda mais precário. Uma fossa, um buraco no chão é tudo o que é utilizado por grande parte da população. É claro que há banheiros comuns no Tibete, mas ainda é recorrente o número de sanitários como o abaixo no país.

Conheça também os lugares mais seguros (e os menos) para viajar

9. Banheiros no Camboja

banheirospelomundo


Assim como os países acima, as condições sanitárias dos banheiros do Camboja também são deploráveis. Em partes mais pobres do país, os sanitários são reservados, uma casinha fechada com um buraco no chão que dá direto ao rio.

10. Banheiros no Quênia

banheirospelomundo


É costume no Quênina defecar em sacos plásticos e jogá-los em qualquer canto. Pensando nisso, o projeto Peepoo pensa em distribuir sacolas biodegradáveis para que tudo seja enterrado e transformado em adubo, o que deixaria de poluir o meio ambiente com plástico.

Impressionou-se com os banheiros pelo mundo? Pois prepare-se para enfrentar dos mais luxuosos no Japão aos mais simples na Ásia em suas viagens! E valorize o seu limpinho e confortável no seu dia a dia! 


Veja também: 

 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar