O que pode levar na bagagem de mão da Latam

Antes de arrumar as malas informe-se sobre quais itens são vetados por cada companhia aérea. Descubra o que pode ou não levar na bagagem de mão da Latam.

O que pode levar na bagagem de mão da Latam
Saiba quais itens são vetados em voos pela Latam.

Com a proximidade das datas festivas e das férias escolares tem muita gente arrumando as malas para curtir uma folga. Quem está acostumado a viajar de avião já sabe de cor as regras para a bagagem, mas os viajantes de primeira viagem costumam ter dúvidas, até porque as mesmas mudam de companhia para companhia. Confira quais as regras para a bagagem de mão da Latam e saiba como evitar dores de cabeça no aeroporto.

Bagagem de mão da Latam

A bagagem de mão da Latam é aquela que pode ser transportada dentro do avião. A companhia recomenda que os passageiros levem nela todo e qualquer objeto frágil, importante e de valor que possam ser usados a qualquer momento, como equipamentos eletrônicos, documentos, dinheiro, alimentos e medicamentos de uso contínuo.

Tanto para voos domésticos quanto para voos internacionais o passageiro tem direito a uma bagagem de mão e um item pessoal sem qualquer custo, que ficarão sob sua responsabilidade e deverão ser guardados embaixo do assento ou no compartimento acima das poltronas.

As dimensões da bagagem de mão da Latam devem ser de, no máximo, 115 centímetros, somados altura, largura e comprimento. Apesar de permitir aparelhos eletrônicos a Latam proíbe em seus voos o transporte de Samsung Galaxy Note7, tanto como bagagem despachada quanto bagagem de mão, por conta dos casos recentes de explosões do aparelho. Outros itens não autorizados pela bagagem de mão da Latam são:

  • Animais, plantas e seus derivados;
  • Elementos perigosos, tais como líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, baterias de íons de lítio e isqueiros.
  • Armas de fogo, líquidos, géis, aerossóis e objetos perfurocortantes não podem ser levados na bagagem de mão da Latam.

Bagagem de Mão

Entre os artigos pessoais autorizados estão alimentos para crianças ou dietéticos, bengala, muletas e aparelhos ortopédicos, bolsa de mão ou maleta, guarda-chuva, sacola de free shop, instrumentos musicais (verifique especificações), máquina fotográfica, laptop ou binóculos, material de leitura, medicamentos que requeiram uso de seringa (mediante apresentação de atestado médico), fones de ouvido e jaquetas.

Voo nacional

O limite de peso para bagagem de mão da Latam é cinco quilos em voos domésticos.

Voo internacional

Voos internacionais em cabine Economy permitem bagagem de mão de até oito quilos, enquanto voos internacionais em cabines Premiun Economy ou Premiun Business permitem peso até 16 quilos.

Alguns países mantem restrições quanto aos líquidos que podem ser levados a bordo. No geral, aerossóis, perfumes, géis, licores, cremes, desodorantes em bastão, lápis labial ou pastas de dente é preciso acomodar os produtos em recipientes individuais de até 100 ml cada dentro de uma bolsa transparente. A bolsa deve ter no máximo um litro e sistema de abertura e fechamento, sendo permitido a cada passageiro apenas uma bolsa.

Em viagens com escala só é permitido fazer compras no Duty Free no último aeroporto ou a bordo do último voo. Se a conexão for na Europa ou Estados Unidos é possível comprar em qualquer trecho da viagem, desde que peça e guarde o recibo e que os produtos estejam em sacola transparente, selada e com numero de série. Na América do Norte só é permitido o transporte de líquidos acima de 100 ml em embalagens transparentes, translucidas ou coloridas.

Bagagem Latam

Bagagem despachada da Latam

A bagagem que vai para o compartimento de carga do avião também tem suas próprias regras. Suas dimensões somadas (largura, altura e comprimento) devem totalizar 158 centímetros e o peso varia entre 23 quilos e 32 quilos. Caso a bagagem supere esses números o passageiro deve pagar valor adicional.

É permitido também levar no compartimento de carga alguns itens sem que haja cobrança extra. São eles:

  • Cadeira de rodas dobrável, um par de muletas ou outro item ortopédico necessário para movimentação do passageiro;
  • Carrinho desmontável, cadeira de bebê apropriada para viagens em avião e um berço para bebês até dois anos de idade – esses podem despachar mala de 23 quilos.

Voo nacional

Voos domésticos dentro da Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru permitem, segundo as regras da Latam, uma mala de 23 quilos. Em voos na Argentina é permitido levar uma bolsa de tacos de golfe com um par de sapatos de golfe sem custo adicional.

Dentro do Brasil, viajantes da cabine Economy podem levar 23 quilos sem limite na quantidade de malas, enquanto viajantes da Premiun Business podem levar até 96 quilos distribuídos em três malas.

Voo internacional

A cabine Economy permite até 46 quilos ao todo, distribuídos em duas malas de 23 quilos cada. Cabines Premiun Business ou Premiun Economy permitem até 69 quilos distribuídos em três malas de 23 quilos cada.

Nas rotas com origem ou destino em Aruba, na Europa, na Oceania, na Argentina ou com conexões com a Air Canada, Iberia, British Airways ou Qantas, o limite de peso permitido por mala é de 32 kg.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar