Avaliação de carro: como fazer, os locais e dicas

Fazer a avaliação de carro, seja na hora de vender ou comprar, é uma das garantias de que o veículo encontra-se em bom estado.

Avaliação de carro: como fazer, os locais e dicas
Confira como fazer, você mesmo, a avaliação de carro antes de vender

Fazer a avaliação de carro é algo que pode prevenir algumas dores de cabeça, tanto para o vendedor, quanto para o comprador do veículo. A vantagem principal é que as condições do veículo serão expostas e o valor a ser pago por ele, também será mais justo. Existem algumas maneiras de fazer essa avaliação, confira:

DÍVIDAS COM O CARRO?
Faça uma simulação de refinanciamento e saiba se esta é a melhor solução para você.

Avaliação de carro

O primeiro passo é pesquisar sobre o veículo. Ou seja, descobrir se as características e o modelo realmente atendem as suas necessidades, independente de ser um 0 Km, seminovo ou usado. Muitas vezes acontece da pessoa imaginar um tipo de veículo e, após a compra, não se adaptar as funcionalidades ou decepcionar com consumo de combustível e potência do motor.

  • Carros na Web – é um exemplo de site que pode ajudar a descrever algumas das características básicas de um veículo.

Se ainda assim estive na dúvida, pode fazer um comparativo entre os modelos, através de dados do fabricante, modelo, versão e ano do automóvel.

  • Quatro Rodas – possui um sistema de comparativo em que avalia até três veículos ao mesmo tempo.

Para encerrar de vez esta etapa da escolha e avaliação de carro ideal, faça um test drive! Confira as dicas do que fazer e o que deve ser observado neste momento.
 

Entenda melhor quando vale a pena refinanciar um veículo.
 

Quero vender um carro

Neste caso, o ideal é conferir se o carro está com os documentos em dia e impostos pagos, em nenhum entrave ou multa. Esses itens podem desvalorizar o preço do veículo assim como fazer com que o comprador desista de fazer negócios.

Caso tenha realizado alguma revisão recente, apresente o documento comprovativo ao interessado. Isto demonstrará que você é um motorista atencioso e que o carro encontra-se em boas condições.

Veja como fugir de taxas abusivas no financiamento.

Avaliação de carro em concessionário ou oficina mecânica
Esta é uma dica válida tanto para quem deseja comprar, quanto para quem deseja vender um carro. Existem empresas que oferecem um pacote de revisão básica, por uma média de preço entre R$ 100 e R$ 200 reais (dependendo do local). O processo dura entre 30 minutos e uma hora e avalia itens como:

  • Estrutura – amassados e avarias que comprometem o alinhamento de portas, capôs ou alguma função do motor. Assim como a informação se aquele veículo sofreu alguma colisão ou passou por enchentes.
  • Técnica – teste no câmbio e partes elétricas como vidros, travas e alarmes.
  • Identificação – numeração do chassi e motor.
  •  

Veja quais são os 5 erros mais comuns ao fazer um financiamento de veículos.

 

E o preço?

Este é sempre um item que causa dúvidas na hora da avaliação de carro. Uma dica é consultar sites na internet de vendas de carro, para saber a média de preços praticadas no mercado e, até mesmo, o quanto o comprador está disposto a pagar por determinados veículos. 
Outra maneira de fazer essa avaliação é a através da tabela desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Confira as dicas de como consultar a tabela FIPE.

 

O consórcio de carros é uma boa saída para fugir do juros. Faça uma cotação.

 

Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar