Quanto custa fazer autoescola?

Dirigir é coisa séria. Saber como e quanto investir na formação como motorista, também; confira aqui mais sobre preços e os procedimentos na autoescola.

Quanto custa fazer autoescola?
Gastos para tirar a habilitação são colocados na ponta do lápis

Uma autoescola já carrega enorme responsabilidade por si só: a de formar motoristas capazes de conduzir um veículo em segurança respeitando leis e os demais cidadãos – sejam eles motoristas ou pedestres – não é tarefa fácil. Menos fácil ainda é escolher uma unidade qualificada e que caiba em um determinado perfil financeiro, levando em consideração que tirar a primeira habilitação se torna mais caro a cada ano que passa.

Entretanto, há um jeito de descomplicar tudo isso, conforme veremos logo abaixo.

Autoescola: preço

Há muitas autoescolas estão espalhadas pelos bairros da capital paulista, fazendo diferentes gostos e atendendo diferentes perfis dos futuros motoristas. Pensando nisto, o site autoescolas.net realizou um levantamento das unidades disponíveis em São Paulo e de seus contatos.

O preço médio para tirar CNH nas categorias A ou B é de R$ 1.300, no qual já se inclui gastos curso teórico e prática de aulas de direção.  

Como são as aulas teóricas

Realizado em um CFC (Centro de Formação de Condutores), o curso teórico dispõe de um carga horária de 45 horas – divididas em dez aulas – para as categorias A e B, além de promover importante conteúdo que aborda a legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, cidadania, meio-ambiente e mecânica básica dos veículos (motocicletas e carros). Ao término do curso, o aluno realizará a prova teórica do Detran contendo 30 questões, necessitando acertar no mínimo 70% para ser autorizado a realizar as aulas práticas.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Aulas práticas

A carga horária de uma autoescola nas categorias A e B de habilitação no trânsito é diferente; enquanto a categoria A exige cumprimento de 20 horas/aula, sendo 4 delas em horário noturno, a categoria B exige um cumprimento maior de 25 horas/aula, sendo que 5 dessas devem ser realizadas em horário noturno.

Prova

São duas: a prova teórica e a prática do Detran.

A prova teórica consiste basicamente no conteúdo aprendido ao longo do CFC, trazendo questões sobre multas, placas de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, entre outros. O aluno pode estudar pela apostila, por anotações em sala de aula ou até mesmo pelo simulado online oferecido pelo Detran.

O final do processo é a “temida” prova prática. Temida unicamente por causa do nervosismo e ansiedade ao qual o aluno está sujeito, podendo comprometer sua aprovação.

A prova prática obviamente difere entre motocicletas e carros e suas diferenças são explicadas logo abaixo:

  • Moto

Consiste basicamente em um trajeto realizado numa pista com aproximadamente dois metros de largura e alguns obstáculos pelo caminho que precisam ser ‘driblados’ com perfeição e equilíbrio, como um ziguezague entre cones, prancha de elevação, curvas em ângulo reto e rotatórias. A idéia é de testar o equilíbrio do condutor, tanto que é proibido apoiar o pé no chão durante o trajeto.

É recomendável ter uma breve noção e equilíbrio como o adquirido ao andar de bicicleta.

  • Carro

Dentro do veículo e acompanhado de um fiscal examinador, o aluno realiza um curto trajeto fechado e deve simplesmente mostrar que aproveitou as aulas práticas e sabe dirigir corretamente. Em motos, carros, o examinador se mantém frio e atento aos mínimos detalhes, desde o ajuste nas condições de conforto do motorista (distância do banco, retrovisores e ponto neutro do câmbio) até o encerramento do trajeto com uma baliza.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Reinaldo Vieira Reinaldo Vieira

Jornalista formado pela FMU. Guarulhense apaixonado por tecnologia, música, cinema e esportes. Adora escrever e busca estar sempre por dentro das tendências da comunicação social e do design no mundo moderno.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar