Como aumentar o QI (Quem Indica) e crescer na carreira

Confira estratégias eficazes para aumentar o QI (Quem indica) e conseguir um bom emprego. Afinal, os contatos são importantes. 

Como aumentar o QI (Quem Indica) e crescer na carreira
Para aumentar o QI é preciso ser, antes de mais nada, ser um bom profissional

A palavra-chave hoje em dia para se conseguir uma boa oportunidade de emprego é networking. Aumentar o QI ou Quem Indica é uma estratégia de marketing pessoal que deve ser trabalhada por todo profissional que deseja um carreira profissional de sucesso.

 

RECEBER VAGAS EXCLUSIVAS!
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Não basta um bom currículo para conseguir o emprego dos sonhos. As grandes empresas, hoje em dia, prezam muito pelo profissional competente, com habilidades técnicas, espírito de liderança e trabalho em equipe. Ao invés de analisar diversos currículos e apostar em um desconhecido, as indicações são, na maioria das vezes, a aposta certeira.

 

Dicas para aumentar o QI

O profissional que possui uma boa atitude no trabalho e domina os conhecimentos na sua área acaba por ser indicado em oportunidades de emprego. Por esse motivo é importante manter e fortalecer a sua rede de contato, através da prática do networking.

 

  • Networking: Mantenha sempre os seus contatos e o bom relacionamento profissional, inclusive com colegas de empresas em que você já trabalhou. Se você mantem a postura profissional, com certeza lembrarão do seu desempenho em oportunidades futuras;

 

  • Redes sociais: Se você está a procura de novas oportunidades de trabalho, comunique em suas redes sociais (profissionais). Somente assim as pessoas vão saber da sua procura e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de aumentar o QI;

 

  • LinkedIn: Esteja atendo as oportunidades que surgem, principalmente em redes sociais profissionais. Certifique-se que, vinculado àquela empresa, não há um profissional conhecido que possa fazer a indicação;

 

  • Eventos e palestras: Esteja presente em eventos relacionados à sua área de atuação, desde reuniões de trabalho à palestras. As pessoas que você irá encontrar podem sim aumentar o QI para oportunidades futuras;

 

  • Econtros estratégicos: Esteja sempre preparado para mostrar o seu trabalho e habilidades, principalmente se está a procura de um novo trabalho. Em encontros com profissionais, lembre-se de levar no bolso o cartão profissional com os seus contatos.


Leia isto: Como aumentar sua influência no trabalho.

 

A estratégia do momento 

Mesmo aplicando diversas estratégias para aumentar o QI, não é o suficiente se você não souber como abordar um profissional para solicitar a indicação para a vaga desejada.

 

Carta de referência

Não pergunte diretamente se a pessoa pode fazer uma carta de referência. Qualquer um pode fazer e, dependendo da situação em que você colocar o profissional, esta não será uma recomendação forte.

 

Boa conversa

Se for abordar uma pessoa pessoalmente, pergunte se ela conhece bem o seu trabalho profissional e se sente a vontade em fazer uma indicação para a vaga de trabalho desejada. Ao mesmo tempo que você dá liberdade para a pessoa recusar, você também demonstra o seu profissionalismo.

 

Lembre-se de enviar à pessoa escolhida para a referência de trabalho o seu currículo atualizado, suas competências profissionais e o motivo pelo qual deseja a vaga de trabalho. Desta forma, além de aumentar o QI, você irá informar sobre sua carreira profissional, para que os detalhes não sejam postos de lado.

 

Veja també: a guerra entre as gerações dentro das empresas. 

 

Não deixe de se cadastar no E-konomista para receber as vagas e oportunidades mais importantes do mercado de trabalho.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar