4 coisas que vão aumentar a sua cultura geral

Cada vez mais acessível, a oportunidade de conhecimento requer interesse para que se faça valer. Conheça os 4 meios capazes de aumentar a sua cultura geral.

4 coisas que vão aumentar a sua cultura geral
Para adquirir conhecimento, é preciso buscá-lo nos lugares certos.

Não espere que lhe ofereçam oportunidades de informação. Se deseja aumentar a sua cultura geral, mexa-se e encare o conhecimento como um desafio. Ele está presente o tempo todo, ao alcance dos seus dedos, mas precisa ser assimilado com interesse para “surtir efeito”.

Para promover essa curiosidade em adquirir mais conhecimento e descobrir novas habilidades, veja a relação de quatro coisas que podem auxilia-lo a começar e não parar mais.

4 meios para aumentar a sua cultura geral

Para aumentar a sua cultura geral, não basta acessar apenas o que lhe convém. O processo para o conhecimento chega apenas para quem se interessa e, por isso, é fundamental que não se prenda apenas a mesmice rotineira, o que inclui apenas as leituras obrigatórias nas escolas, filmes Blockbuster e banalidades do dia a dia que não promovem ensinamento produtivo em nenhum aspecto.

Saiba quais os meios que podem direciona-lo mais precisamente ao conhecimento eficaz.

1. Literatura

Entre os meios que permitem uma maior absorção da cultura geral, a leitura certamente é o mais eficiente e abrangente. Através da variação da literatura mundial, é possível aperfeiçoar e aumentar o vocabulário, proporcionando uma expressão mais eloquente e a comunicação mais precisa. Como consequência, há a absorção do estilo de escrita de cada autor, permitindo ao leitor assimilar essa estrutura e, por vezes, adapta-la a sua realidade.

Além deste ser um indiscutível momento de descontração e entretenimento, após a leitura um novo mundo se abre e, com ele, surge um senso crítico muito mais apurado. Entre exemplos da literatura clássica mundial para ser introduzido e então reforçar o aprendizado estão títulos como Odisseia (Grécia Antiga – Homero), Cem Anos de Solidão (Colômbia – Gabriel García Márquez), 1984 (Reino Unido – George Orwell), Lolita (Rússia – Vladimir Nabokov), Crime e Castigo (Rússia - Fiódor Dostoievski) e tantos outros títulos que compõem uma vastidão de conceitos sociais e estruturas de linguagem.

2. Música

Para aumentar a sua cultura geral basta estar vivo e ativo no meio em que está inserido, o que não deve limitar seu conhecimento a apenas um local. Através da música podemos entender imensos períodos de conflitos políticos e sociais, além de observar o perfil do entretenimento com o passar dos anos.

Em um exemplo muito próximo, nos períodos compreendidos pelo regime militar entre os anos 60 e 70, músicos intelectuais da música popular brasileira manifestaram-se contra as ações de repressão e censura através de composições implícitas ao propósito. Músicas como Baby, de Gal Costa e Caetano Veloso; Roda Viva, de Chico Buarque; e Pra não Dizer que não Falei das Floras, de Geraldo Vandré estão entre as manifestações da época.

Além de tal movimento que compreendeu o movimento Tropicália, a música proporcionou momentos como a Bossa Nova, o Clube da Esquina e a Jovem Guarda. Até mesmo a imagem estereotipada de Carmen Miranda vendida ao exterior pode ser considerada uma influência da música sobre a cultura geral no Brasil.

A cada nova música nas rádios, cantores e estilos, mesmo que não agradem a todos os ouvidos, fazem parte da revolução musical e devem ser respeitadas, ouvidas vez ou outra, e aceitas como integrantes da cultura popular.

Alemanha oferece bolsas de estudos para curso de idioma no país

3. Cinema

Com um acervo interminável, o cinema é uma das maneiras mais dinâmicas de aumentar a sua cultura geral. Entre as infindáveis formas de apreciar cada detalhe da sétima arte pode-se começar por exemplares ao longo de movimentos do cinema, como Nouvelle Vague, Expressionismo Alemão, Neorrealismo Italiano, Nova Hollywood entre tantos outros. Isso sem considerar gêneros alternativos como o surrealismo, o cult transgressor e tantos outros. Possivelmente um destes movimentos passará a ser seu predileto e o reconhecimento de um padrão passará a ser notado inclusive em meio a vida real.

Permita-se experimentar e tente algo diferente através de alguns dos grandes títulos premiados, como é o caso do Gabinete do Dr. Caligari, Taxi Driver, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Cidadão Kane, Apocalypse Now, 2001: Uma Odisseia no Espaço e muitos mais. Entre dicas de maior ousadia, o filme de terror surrealista Eraserhead, produzido e dirigido por David Lynch, pode ser sua primeira experiência de impacto em uma produção cinematográfica.

Para assisti-los, além dos catálogos disponibilizados através de redes como o Netflix, outras opções como o Mubi trazem opções mais alternativas, onde o cinema cult e títulos premiados por todo o globo estão presentes.

4. Tecnologia

Contribuindo para o acesso a todas as alternativas anteriores, a tecnologia é uma ferramenta fundamental de transporte ao conhecimento. Aliás, com a acessibilidade a uma conexão de velocidade relativamente razoável, não há mais desculpas para se abster de vantagens como e-books, cursos online, fóruns de discussão, download de material em vídeo ou áudio e, claro, a assinatura de plataformas onde filmes, seriados e até mesmos jogos digitais são disponibilizados.

A internet e os equipamentos oriundos de uma tecnologia cada vez mais prestativa aos nossos prazeres não devem ser utilizados somente para as questões superficiais, mas sim para adquirir conhecimento, fortalecer habilidades, estabelecer contatos, descobrir aptidões e manter-se sempre por dentro de toda e qualquer possibilidade de cultura geral.

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar