Aulas de direção: quantas você precisa para tirar a carteira

Articulado pelo Detran, acordo define reajuste nos valores e quantidade de aulas de direção exigidas em autoescolas para retirar a CNH; entenda.

Aulas de direção: quantas você precisa para tirar a carteira
Variável de ano em ano, carga horária em autoescolas sofreu novo reajuste

Não é novidade que ano após ano, o sonho de muitas pessoas em tirar a Carteira Nacional de Habilitação fica mais demorado e mais caro. Desta vez, um acordo articulado entre o Detran e o Sindicato das Auto Moto Escolas definiu reajustes nos valores cobrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) e na quantidade mínima de aulas de direção para retirar habilitação nas categorias A e B.

O que diz a lei sobre aulas de direção

Intacto em sua carga horária, o curso teórico – exigido apenas para aqueles que buscam a primeira habilitação – continua com dez aulas, totalizando 45 horas de curso. Entretanto, conforme determinado na Resolução 543 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a carga horária prática para quem busca CNH em categorias A ou B aumentou; a primeira exige no mínimo 20 horas/aula, sendo que quatro delas serão realizadas à noite, enquanto a segunda exige um mínimo de 25 horas/aula, com cinco deste total sendo realizadas à noite.

Oficializada desde julho/2015, a mudança ainda tornou obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas autoescolas para aqueles que desejam obter CNH na categoria B. Ali, o aluno cumpre mais cinco horas de aulas de direção simulando situações cotidianas do trânsito como mudança de faixa, ultrapassagem e manobra de veículo utilizando marcha à ré, podendo assim se sentir mais seguro para a prática nas ruas.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Posso fazer mais de uma aula por dia?

A legislação permite realizar no máximo 3 aulas de direção por dia, entre os horários das 7h da manhã às 22h de segunda a sexta-feira. Entretanto, é difícil aproveitar o limite, já que a agenda das autoescolas quase sempre está cheia.

Quanto custa?

O valor para tirar a primeira CNH sobe ano após ano pelo Brasil, e atualmente está bem salgado; com a obrigatoriedade do simulador de direção neste processo, as autoescolas aumentaram o preço da habilitação para compensar todos os gastos envolvidos (principalmente o deste item). Vale lembrar que o preço para conseguir a habilitação varia conforme a autoescola, sendo necessário realizar uma boa pesquisa para encontrar o preço que mais adequado a sua realidade financeira.

Em média, o preço para tirar CNH nas categorias A ou B é de R$ 1.300, no qual já se inclui gastos curso teórico e prática de aulas de direção. Através deste link, você pode conferir autoescolas espalhadas pela grande São Paulo e selecionar a melhor para o momento.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Reinaldo Vieira Reinaldo Vieira

Jornalista formado pela FMU. Guarulhense apaixonado por tecnologia, música, cinema e esportes. Adora escrever e busca estar sempre por dentro das tendências da comunicação social e do design no mundo moderno.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar