Aulas de academia: qual é a melhor para atingir os seus objetivos

Aliviar o stress ou queimar calorias? Melhorar a flexibilidade ou fortalecer músculos? Saiba como escolher a melhor aula de academia de acordo com os seus objetivos.

Aulas de academia: qual é a melhor para atingir os seus objetivos
Basta escolher uma e começar o projeto verão

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Começar a colocar o projeto verão em prática requer que você saiba quais são as aulas de academia e para que servem, a fim de criar uma agenda de treinos compatível com as suas preferências e objetivos.

Há aulas de academia para todos os gostos

Existem os que querem pegar pesado e queimar calorias e os que querem praticar exercícios só para adotarem um estilo de vida mais saudável. Outros querem fazer academia para aliviar o stress. E alguns para evitar o sedentarismo. Seja qual for o seu objetivo, quase sempre as academias têm aulas compatíveis.

1. Pilates com aparelhos

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Técnica desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates no começo do século XX, é uma das mais populares aulas de academia atualmente. A prática consiste em várias séries de alongamentos em diferentes posições e aparelhos, com acompanhamento profissional, que aumentam o nível de dificuldade gradativamente. Trabalha-se muito o fortalecimento da musculatura da coluna com exercícios de baixo impacto.

Indicado para quem quer combater o estresse, melhorar a postura e a respiração com exercícios que estimulam a flexibilidade, a ergometria e a coordenação motora.

2. Ioga

A prática do ioga requer disciplina: é preciso alinhar uma dieta balanceada e hábitos saudáveis para atingir os estágios de meditação e ter mais precisão e flexibilidade ao realizar os movimentos. A perda de peso originada é consequência do envolvimento de quem pratica: quanto mais alinhados a esses parâmetros o indivíduo estiver, mais fáceis de perceber serão os resultados.

Indicado para quem quer perder peso, melhorar a flexibilidade e a postura e atingir um equilíbrio físico e mental, reduzindo também os níveis de estresse.

3. Jump

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Geralmente são aulas agitadas que duram entre 30 e 40 minutos nas academias. O jump é uma atividade para aliviar as tensões em um clima com bastante energia. Consiste em pular em uma pequena cama elástica em determinado ritmo e constantemente.

Indicado para fortalecer pernas e bumbum, queimar calorias (perder peso) e ajudar no condicionamento físico e equilíbrio da frequência cardiorrespiratória.

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4. Step

Em uma hora de atividade, dá para perder até 600 calorias. De quebra, o constante uso da música para embalar as aulas estimula o aluno a ter ritmo para acompanhar a batida e memória para decorar os passos ensinados pelo professor, posicionando um ou os dois pés em um par de degraus à sua frente.

Indicado para quem quer perder peso, adquirir ritmo, estimular a memória e a coordenação motora.

5. Spinning

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O detonador de calorias nas academias. O exercício consiste em pedalar na bicicleta ergométrica durante cerca de 1 hora, com intensidades que podem variar de acordo com o ritmo da música ou os estímulos do professor. Esse é um exercício que vale atentar apara a postura enquanto realiza.

Indicado para quem quer perder peso rápido, controlar o diabetes e diminuir a incidência de doenças coronarianas, estimulando a respiração e o equilíbrio do ritmo cardíaco, fortalecendo pernas, glúteos, abdome e a região lombar.

6. Zumba

Se já está cansado dos exercícios repetitivos da academia, aposte nas aulas de zumba. É uma atividade que aplica os movimentos já conhecidos da ginástica aeróbica à elaboração de coreografias em ritmos latinos. Uma aula promete queimar até 1.000 calorias!

Indicado para melhorar a respiração, a frequência cardíaca, ajudar na perda de peso e ganho de ritmo e fortalecer especialmente as pernas e o bumbum.

7. Kickboxing

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O kickboxing é um exercício que atrela os movimentos aeróbicos ao ensinamento de técnicas de defesa e as sessões costumam durar cerca de 50 minutos, queimando cerca de 500 calorias. Basicamente, o praticante deve desenvolver habilidades de coordenação motora para chutar e dar socos no saco de pancadasde acordo com o ritmo das músicas que embalam as aulas.

Indicado para aliviar o estresse, perder peso, definir braços, pernas e glúteos, melhorar a coordenação motora, a frequência cardiorrespiratória e adquirir ritmo.

8. Circo

Uma prática que vem atraindo muita simpatia e praticantes pelos seus reconhecidos benefícios. Tem um 'quê' de diferente trocar a sensualidade do pole dance pela delicadeza de saber se enrolar e desenrolar numa fita. Além dessa modalidade, existem outros exercícios como o malabarismo, o equilíbrio no arame (slackline em nível mais difícil), trapézio e argolas.

Indicado para quem quer melhorar o equilíbrio, queimar calorias, definir pernas, braços e bumbum, aliviar o estresse e melhorar a coordenação motora.

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Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

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