Aula particular ou em grupo? Veja qual é melhor para aprender idioma

Entre flexibilidade, preços, relacionamentos e prioridades, veja quais são os prós e contras de uma aula particular ou em grupo para aprender um novo idioma.

Aula particular ou em grupo? Veja qual é melhor para aprender idioma
Entenda os prós e contras destas duas modalidades e avalie-as para seu perfil.

Seja para aprender um novo idioma ou estudar para determinada área de conhecimento, sempre surge a comparação entre os resultados de uma aula particular ou em grupo. Segundo especialistas no ensino de idiomas, por exemplo, não existe um método de aprendizado melhor que o outro, mas sim o mais adequado para cada perfil de estudante.

Vale a pena fazer aula particular?

Antes de contratar uma aula particular ou efetuar sua inscrição no ensino em turmas, é importante que o aluno faça uma auto avaliação a fim de encontrar a melhor modalidade para o seu perfil e facilidades de aprendizado ou disponibilidade de tempo e dinheiro.

Preferência de Horários

O primeiro ponto para pesar a necessidade de uma aula particular ou em grupo é com referência aos seus horários disponíveis para comparecer a elas. No ensino individual, há uma maior flexibilidade e, diante de imprevistos, o aluno poderá cancelar a aula, remarcando-o posteriormente sem nenhum prejuízo ou até participando em modo online. Nas aulas em grupo, os horários ficam presos à grade da instituição em questão, raramente possibilitando a remarcação no caso de faltas.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Urgência

Qual é a sua pressa em aprender um novo idioma? Responder a esta questão é de extrema importância para escolher a melhor modalidade. Por regra, os ensinos particulares, uma vez que há uma exclusividade e exercícios direcionados, a possibilidade de um aprendizado mais rápido é muito maior que as aulas em grupo, onde a atenção fica distribuída e o conteúdo precisa acompanhar raciocínio dos demais alunos.

Objetividade ou Dinâmica?

Uma vez que a necessidade do aprendizado está atrelada a algum requisito em especial, a aula particular possivelmente seja a sua melhor opção. Concursos, entrevistas, processos seletivos, entre outras questões podem ser melhor direcionadas quando há uma maior exclusividade no ensino. Caso contrário, a dinâmica em grupo pode contribuir, para além do círculo social, mas uma maior facilidade em exercícios práticos de conversação, por exemplo.

Questões de Relacionamento

Pouco lembrada antes de escolher a melhor modalidade para o seu perfil de estudante, as questões de relacionamento devem ser avaliadas nas duas opções de ensino. Nas aulas particulares, é importante que a relação aluno-professor seja de cumplicidade e haja certa compatibilidade entre os dois, o que pode ser trabalhado diretamente com o profissional antes de começarem as aulas. Já no ensino em grupo, quando se tratam de indivíduos muito tímidos ou com alguma dificuldade de expressão, dúvidas podem passar batidas por uma desistência do aluno em manifestar a questão.

20 cursos rápidos para fazer de graça na internet

Valores

Variável de acordo com a formação do professor contratado, o valor é outra questão fundamental e, muitas vezes, decisiva na escolha do aluno. Em geral, a média de custos para essa modalidade é de aproximadamente R$ 50 a hora/aula, podendo estas serem presenciais e/ou virtuais. Já as aulas em grupo costumam ter um custo bem mais reduzido, sendo a média de R$ 1.800 por semestre, permitindo ao aluno ter cerca de 2 aulas por semana, de 75 a 90 minutos cada.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar