Até quando pode viajar grávida e quais as recomendações na hora do voo?

Grávidas podem viajar de avião? Sim, mas há restrições. Confira os limites e as recomendações para garantir conforto e segurança ao viajar grávida.

Até quando pode viajar grávida e quais as recomendações na hora do voo?
Saiba quais são as recomendações para quem vai viajar grávida

GANHE O MUNDO FALANDO INGLÊSfaça um teste e descubra o seu nível

Grávidas podem viajar de avião? Podem sim, mas é preciso estar atento às recomendações para garantir a segurança da mãe, do bebê e também verificar as restrições das companhias aéreas. Saiba tudo sobre viajar grávida no nosso artigo.

8 lugares para viajar no Brasil em 2016

Com até quantas semanas é permitido viajar grávida?

Não há problemas em viajar grávida durante o primeiro e o segundo trimestre da gestação, ou seja até a 27ª semana de gestação, desde que a mãe não apresente complicações médicas como sangramentos de escape (spotting), diabetes, pressão alta e não tenha sofrido abortos ou partos prematuros anteriormente.

Entre as 28 e as 36 semanas, normalmente é possível viajar de avião, mas algumas companhias aéreas têm restrições, devido ao risco de um parto prematuro.  Se a companhia aérea não tiver objeções, não há maiores problemas em viajar até a 36ª semana. As exceções são casos em que a mãe apresente complicações médicas e ou tenha uma gravidez múltipla.  Em alguns casos, a partir da 36ª semana, se a mulher grávida precisar apanhar um vôo ela só poderá embarcar na companhia do seu médico.

A melhor época para viajar grávida é:  entre a 14ª e a 27ª semana.  Esse é o período mais seguro e mais confortável para as mulheres viajarem grávidas. Isso porque o período inicial de enjôos da gravidez já passou e o risco de aborto espontâneo é menor.

Quanto custa visitar os destinos exóticos mais badalados entre os famosos?

Ao comprar a passagem e embarcar

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

Ninguém te pergunta se você está grávida antes de comprar a passagem, certo? O problema pode aparecer no portão de embarque, quando a passagem já está comprada. Por isso, recomendamos que você procure as restrições oferecidas pela companhia aérea quanto a viajar grávida antes de comprar a passagem.  Depois, peça ao seu médico um atestado que confirme quantas semanas de gestação você está para que não haja problemas na hora do embarque.

Há risco para a saúde do bebê ao viajar grávida?

Se a mulher está saudável, dentro das semanas seguras para viajar e estar em uma aeronave pressurizada, não deve haver problemas nem para a saúde da mãe nem para saúde do bebê.

Mas é preciso atenção às mães que possuem anemia falciforme, tendência à formação de coágulos de sangue ou insuficiência placentária. Isso porque a pressão do ar é menor dentro da cabine em baixas altitudes, o que irá elevar os batimentos cardíacos e pressão arterial para que se absorva a quantidade de oxigênio ideal. Se a mãe apresenta alguma dessas doenças ou complicações de saúde, o ideal é evitar viagens a baixas altitudes.

Aviões com cabines não pressurizadas não são indicadas para viajar grávida, mesmo que a mãe seja saudável.

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!

Como ter mais conforto ao viajar grávida

  • Reserva da poltrona – dentro do Brasil as grávidas têm prioridade na primeira fileira de poltronas do avião, que têm maior espaço. É melhor também escolher uma poltrona que esteja no meio do avião, próximo da asa, para ter maior estabilidade. A poltrona deve estar também próxima do corredor e não da janela, afinal grávidas vão ao banheiro muitas vezes.
  • Movimente-se durante o vôo e use meias elásticas – essas duas medidas irão facilitar a circulação do sangue, evitar inchaços e previnir trombose
  • Beba muita água e vá ao banheiro quantas vezes for necessário – é preciso manter-se bem hidratada, pois a a umidade do ar dentro do avião é baixa e isso aumenta o risco de desidratação, que pode gerar náuseas e infecção urinária. Grávidas têm muita vontade de urinar, pois a bexiga fica comprimida durante a gravidez, portanto não segure, vá ao banheiro sempre que der vontade para evitar a contaminação da bexiga pelas bactérias que colonizam a uretra. É indicado usar roupas que facilitem essa missão.
  • Leve lanchinhos – é importante manter uma dieta saudável durante a gravidez e muitas vezes as refeições servidas pelo avião podem não ser as ideiais. É indicado levar lanchinhos para poder comer de 3 em 3 horas (e não ficar dependente do tempo determinado pela companhia aérea). Barrinhas de cereais, castanhas e sanduiches naturais são os mais indicados pois oferecem bastante energia e são fáceis de transportar.

 

Ganhe um tablet para aprender inglês online e conversar sem medo nas viagens internacionais.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar