Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Como funciona uma assembleia de consórcio

Muitos brasileiros optam por entrar em um consórcio para adquirir um bem.  Saiba como funciona uma assembleia de consórcio e como acompanhá-la. 

Confira o que é e como funciona uma assembleia de consórcio

Quem pretende fazer parte de um consórcio para adquirir um bem como uma casa ou um carro, precisa entender bem todos os pontos do negócio. Entre os pontos importantes, o cliente deve entender como funciona a assembleia de consórcio, momento em que os consorciados são contemplados por sorteio ou lance. Para evitar dúvidas, vamos esclarecer passo a passo como ela funciona.

Quer entrar num consórcio?
Faça já uma simulação e encontre a melhor solução de consórcio para você.

O que é um consórcio?

Um consórcio é a reunião de um grupo de pessoas, unidas por uma administradora de consórcio, para unir suas rendas e conseguir comprar o desejado bem a todos eles através de autofinanciamento. O contrato do consórcio é estabelecido com uma duração limitada e todos os consorciados terão que pagar uma parcela do consórcio até que todos sejam contemplados e possam ter o seu bem em mãos.

Muitas pessoas não possuem a renda necessária para aprovar um financiamento em bancos e instituições financeiras,  ou não atendem aos critérios exigidos. Nesses casos, o consórcio é uma boa opção para adquirir o bem.

O que é uma assembleia de consórcio?

 A chamada assembleia de consórcio é uma reunião realizada mensalmente entre os associados do consórcio para realizar o sorteio dos contemplados e a oferta de lances. 

- Sorteio: nos sorteios, todos os associados concorrem à contemplação com a mesma chance de ganhar. Essa é a forma mais comum de ser contemplado em um consórcio.

O sorteio é realizado por meio de 03 globos giratórios, com bolinhas de tamanhos e pesos idênticos numeradas de 0 a 9 que representam: unidade, dezena e centena. Cada globo é abastecido com o número de bolinhas necessárias para realizar o sorteio, de acordo com o número máximo de participantes.

Importante: Só podem participar do sorteio os participantes que pagaram a sua parcela do consórcio até um dia antes da assembléia.

- Lance: após o fim do sorteio, outras unidades do mesmo bem podem ser concorridas pelos participantes através dos lances, que funcionam como um leilão, a maior oferta é vencedora. 
Vale lembrar que o lance deve ser definido em termos de um percentual de valor do bem.


Ao efetuar um lance você não terá que gastar um dinheiro extra além das parcelas do consórcio. Você apenas estará adiantando as parcelas futuras da sua mensalidade. O valor do lance somado ao saldo de caixa deverá ser suficiente para comprar o bem.

Quando se realiza a primeira assembleia? 

Cabe a administradora fazer o agrupamento das cotas (Cota é o número que identifica o associado no grupo para concorrer ao sorteio e/ou lance). Assim que o grupo estiver com o número suficiente de adesões, é marcada a primeira assembleia e comunicado aos consorciados. Dali por diante, as assembleias acontecem mensalmente em uma data marcada pela administradora.

Assembleia de consórcio online

Atualmente, as administradoras oferecem a opção de acompanhar os sorteios e os lances na assembleia de forma online. Como não é fácil conciliar os horários de todos os associados para que eles possam acompanhar a assembleia e torcer pela tão sonhada contemplação, as administradoras oferecem a opção de assisiti-la onde você desejar, desde que tenha acesso à internet.

Normalmente na mesma página que a assembleia é transmitida, é fornecido o resultado dos sorteios, para que quem não possa acompanhar ao vivo possa conferir o resultado assim que possível.  Confira com a administradora se ela irá oferecer esse serviço antes de se associar, pois isso pode ser muito prático para quem não quer se deslocar às assembleias todos os meses.

Ainda tem dúvidas sobre consórcio? Mantenha-se informado com o E-konomista.


Saiba mais:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.