As primeiras coisas que um recrutador vai olhar no seu currículo

Organização, empenho e informações específicas costumam saltar aos olhos dos recrutadores ao selecionar os melhores candidatos. Saiba como se destacar.

As primeiras coisas que um recrutador vai olhar no seu currículo
Saiba quais são os principais tópicos de avaliação em uma triagem

Construir um currículo de maneira clara, objetiva e ainda contendo todas as informações essenciais; esse é um objetivo comum e também uma das maiores dificuldades de todo candidato a uma vaga de emprego.

Dilema ainda mais presente entre aqueles que estão em início de carreira ou confeccionando seu primeiro currículo, além da dificuldade em organização, muitos são envolvidos pela ânsia de mostrar conhecimento e capacitação, o que leva a um excesso de informações que, na maioria das vezes, nem sequer são levadas em consideração pelos recrutadores.

As informações mais relevantes aos olhos do recrutador

Dadas as dificuldades, a problemática já foi abordada inclusive pelo portal Mashable, onde foram publicadas algumas dicas fornecidas por Ambra Benjamin, recrutadora do Facebook e que anteriormente também esteve atuante em empresas como a LivingSocial, Google e Expedia. Em entrevista, Ambra diz que a maneira como um currículo é analisado pode variar entre os recrutadores, mas existem algumas tendências básicas seguidas neste padrão de triagem; saiba quais são as maiores relevantes.

Cargo mais recente

Uma das primeiras informações que recrutadores como Ambra procuram em um currículo é o status do candidato. Isso serve não apenas para mensurar a disponibilidade do mesmo, mas o porquê deste estar interessado no cargo; se foi demitido, pediu demissão ou apenas estava em uma ocupação temporária. Além disso, é analisado se a sua experiência mais recente é de alguma forma relevante para o novo cargo.

Empresas anteriores

Não somente Ambra, mas em geral os recrutadores reconhecem se deixar levar em partes pela fama que determinadas empresas detêm sobre as outras; o que afirma-se entre os profissionais de recrutamento que esta não é a única questão, mas sim a credibilidade que estas empresas devem exercer sobre o mercado.

Como recrutadora, Benjamin é capaz de estabelecer um quadro de referência do candidato muito mais facilmente quando encontra empresas conhecidas; no caso de não reconhecer nomes anteriores, será preciso discorrer um currículo mais atentamente para estabelecer tal referência profissional.

Experiência geral

Outro fator muito importante é como o candidato apresenta seu progresso geral. Dessa maneira, o recrutador é capaz de avaliar itens como se o candidato possui um objetivo profissional ou está apenas pulando de cargo em cargo; se ele foi capaz de conquistar ocupações com níveis de responsabilidade cada vez maior e se isso condiz com o que o recrutador está procurando.

Palavra-chave

Além de tornar muito mais dinâmica a apresentação das informações no currículo, Ambra diz que, em muitas ocasiões, realiza pesquisas em currículos através de palavras-chaves, como MBA, pós, Javascript, e muitas outras das maneiras mais variadas.

Lacunas

Lacunas profissionais não são necessariamente ruins segundo Ambra, mas elas chamam a atenção de um recrutador e ele provavelmente irá questioná-lo a respeito delas. Desde que existam explicações válidas, como dedicar um tempo a seus filhos ou empreender em algum negócio, essas lacunas provavelmente não serão vistas de forma negativa. É a ausência de uma explicação válida que pode fazer com que o recrutador esteja mais propenso a riscar um candidato da lista.

Organização geral

Muito mais importante do que parece, a organização de um currículo pode transparecer ao recrutador um primeiro impacto sobre as capacidades do candidato em organizar suas ideias e mostrá-las de forma clara. Erros ortográficos e gramaticais podem significar desleixo, fato ainda mais relevante quando Ambra afirma gastar menos de um minuto (cerca de 30 segundos) para revisar um currículo. As informações sobre o candidato serão lidas posteriormente de maneira mais profunda, mas apenas se este tiver passado em critérios básicos, como os citados anteriormente.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar