Ligar o ar condiciona automotivo no máximo aumenta o consumo do carro?

O uso frequente do ar condicionado automotivo gera dúvida em muitos motoristas. Afinal, isso interfere ou não no consumo do carro?

Ligar o ar condiciona automotivo no máximo aumenta o consumo do carro?
Entenda

Embora cercado de alguns mitos, utilizar o ar condicionado automotivo realmente aumenta o consumo de combustível de um veículo. Portanto, é importante conhecer suas particularidades para fazer um uso mais consciente e sem pesar no bolso.

Ar condicionado automotivo faz o carro beber mais?

Não é lenda, muito pelo contrário, já está amplamente testado e comprovado que manter o ar condicionado automotivo ligado aumenta o consumo de combustível. Um estudo realizado por um portal europeu especializado em ar condicionado constatou que o ar condicionado automotivo consome uma faixa de 300ml a 1000ml de gasolina a cada 100km rodados.

Além da perda em combustível, o mesmo estudo aferiu que a perda de potência com o ar condicionado ligado oscila entre 1,5 a 5,3cv a menos no rendimento do motor.

Em qual terreno o ar condicionado faz consumir mais?

Outro fato comprovado a respeito do ar condicionado automotivo é que ele faz o carro consumir mais combustível quando trafegando na cidade, tudo por causa do para e anda, que faz com que o consumo aumente em até 20%, se comparado com o ar desligado.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Isso não significa que, ao transitar em estradas o consumo não aumente. Em rodovias, no entanto, a precaução deve ser no sentido de não deixar o ar condicionado automotivo ligado com os vidros abertos. A velocidades superiores a 80km/h a entrada de ar frio de fora vai interferir no rendimento do ar condicionado, que vai demandar mais esforço para refrigerar o ar que circula dentro do carro.

Dicas para um bom funcionamento

O que o ar condicionado faz nada mais é do que uma troca térmica. Ao retirar ar quente do ambiente, ele repõe com o ar refrigerado. Por isso, antes de ligar o ar depois de parado num local exposto ao sol, o ideal é abrir o carro por um tempo antes de ligar o equipamento, para que a troca térmica seja mais rápida.

Outra recomendação importante é deixar só a ventilação ligada um pouco antes de estacionar. Esse simples procedimento evita o surgimento de fungos na tubulação, uma vez que neutraliza a umidade em seu interior.

Aumentar a velocidade, aumenta o consumo?

Aumentar ou diminuir a temperatura do ar ou a velocidade do ventilador só causará modificações na velocidade e intensidade com que o ambiente é climatizado. Portanto, seja a 20 ou a 17 graus, o consumo de combustível não será alterado.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar