Como funciona a Apple Pay

Quer efetuar pagamentos de forma rápida e prática? Saiba como funciona o Apple Pay, serviço o qual disponibiliza pagamentos pelo celular da Apple.

Como funciona a Apple Pay
Conheça o Apple Pay, serviço de pagamentos da Apple

Será lançado em setembro o Apple Pay, um novo sistema para efetuar pagamentos de contas. O serviço será adicionado aos novos iPhones por meio de uma atualização gratuita do iOS 8. Até agora, só os Estados Unidos possuem o serviço, o qual trabalha com as três das maiores redes de pagamentos, são elas: MasterCard, American Express e Visa.

Principais funções da Apple Pay

Para que o iPhone permita a função de pagamentos de contas por meio do Apple Pay, ele irá combinar o hardware com software em um serviço e disponibilizará pagamentos de uma forma muito rápida e segura. Para poder usar o Apple Pay, o usuário terá apenas que associar o cartão de crédito ao iTunes.

O usuários poderão efetuar pagamentos com o iPhone por meio da tecnologia NFC e também ao TouchID (one touch check-out) para que o processo seja o mais simples e seguro possível.

A ideia é que as pessoas não usem mais o cartão de crédito físico e façam compras de uma forma prática (via NFC), usando a internet do aparelho celular e autenticando a transação a partir do sensor biométrico da empresa, o Touch ID.

O sistema será integrado automaticamente com o passbook, o mesmo app que armazena cartões de embarque, tíquetes e cupons que atenderá também cartões de crédito e débito.

Para começar a usar o serviço, será necessário usar a câmera de trás do iPhone para capturar a frente do cartão ou adicionar manualmente as informações como seu nome e o número do documento.

Pagamento

Os estabelecimentos credenciados que tiverem uma máquina que disponibilize o serviço de leitor para smartphone poderão aderir ao Apple Pay, sem precisar abrir algum aplicativo ou desbloquear a tela. Para transações online, basta dar um simples toque posicionando o dedo no Touch ID e confirmar a compra.

Para efetuar o pagamento, basta aproximar o aparelho de um terminal da antena NFC (Near Field Communitacion), o dedo vai precisar estar posicionado no botão "Home", o qual tem um sensor biométrico para identificação. Asso que o aparelho vibrar, ele indicará que a transação foi aprovada.

Segurança

A Apple montou uma conta diferente para não deixar os dados do cartão visíveis, trata-se da Device Account Number, que é codificada e armazenada não nos servidores da empresa, mas em um chip dentro do iPhone que será dedicado somente para esse serviço.

Esse código será ativado sempre que um pagamento for processado e fará com que as informações bancárias nunca sejam compartilhadas com os comerciantes ou por meio dos sensores das lojas.

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar