Como funciona a Apple Pay

Quer efetuar pagamentos de forma rápida e prática? Saiba como funciona o Apple Pay, serviço o qual disponibiliza pagamentos pelo celular da Apple.

Como funciona a Apple Pay
Conheça o Apple Pay, serviço de pagamentos da Apple

Será lançado em setembro o Apple Pay, um novo sistema para efetuar pagamentos de contas. O serviço será adicionado aos novos iPhones por meio de uma atualização gratuita do iOS 8. Até agora, só os Estados Unidos possuem o serviço, o qual trabalha com as três das maiores redes de pagamentos, são elas: MasterCard, American Express e Visa.

Principais funções da Apple Pay

Para que o iPhone permita a função de pagamentos de contas por meio do Apple Pay, ele irá combinar o hardware com software em um serviço e disponibilizará pagamentos de uma forma muito rápida e segura. Para poder usar o Apple Pay, o usuário terá apenas que associar o cartão de crédito ao iTunes.

O usuários poderão efetuar pagamentos com o iPhone por meio da tecnologia NFC e também ao TouchID (one touch check-out) para que o processo seja o mais simples e seguro possível.

A ideia é que as pessoas não usem mais o cartão de crédito físico e façam compras de uma forma prática (via NFC), usando a internet do aparelho celular e autenticando a transação a partir do sensor biométrico da empresa, o Touch ID.

O sistema será integrado automaticamente com o passbook, o mesmo app que armazena cartões de embarque, tíquetes e cupons que atenderá também cartões de crédito e débito.

Para começar a usar o serviço, será necessário usar a câmera de trás do iPhone para capturar a frente do cartão ou adicionar manualmente as informações como seu nome e o número do documento.

Pagamento

Os estabelecimentos credenciados que tiverem uma máquina que disponibilize o serviço de leitor para smartphone poderão aderir ao Apple Pay, sem precisar abrir algum aplicativo ou desbloquear a tela. Para transações online, basta dar um simples toque posicionando o dedo no Touch ID e confirmar a compra.

Para efetuar o pagamento, basta aproximar o aparelho de um terminal da antena NFC (Near Field Communitacion), o dedo vai precisar estar posicionado no botão "Home", o qual tem um sensor biométrico para identificação. Asso que o aparelho vibrar, ele indicará que a transação foi aprovada.

Segurança

A Apple montou uma conta diferente para não deixar os dados do cartão visíveis, trata-se da Device Account Number, que é codificada e armazenada não nos servidores da empresa, mas em um chip dentro do iPhone que será dedicado somente para esse serviço.

Esse código será ativado sempre que um pagamento for processado e fará com que as informações bancárias nunca sejam compartilhadas com os comerciantes ou por meio dos sensores das lojas.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar