Saiba o que fazer em caso de perda da apólice do seguro

Para que serve e como obter a segunda via da apólice de seguro? Veja quais as medidas necessárias para se tomar em caso de perda do certificado.

Saiba o que fazer em caso de perda da apólice do seguro
Veja como solicitar a segunda via e garantir a cobertura da seguradora.

Imagine estar em uma situação inesperada, como ter o veículo furtado ou se envolver em algum acidente; em ambos os casos, ter a apólice de seguro em mãos é fundamental.

Sem o certificado em questão, fica ainda mais difícil ter acesso aos meios de comunicação disponibilizados pela seguradora e até mesmo contestar alguma informação prestada pela mesma. Desse modo, caso se perca a apólice de seguro é importante providenciar uma 2ª via e estar despreocupado diante de quaisquer eventos adversos.

Como obter a 2ª via da apólice de seguro

Em caso de perda da apólice de seguro inicial é recomendado que se faça o pedido de uma segunda via a fim de evitar possíveis complicações futuras. Realizar a solicitação costuma ser um procedimento simples e pode ser feito por diversos meios, sejam eles presenciais, virtuais ou por telefone.

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A maneira mais simples e recomendada para obtê-la é que se encaminhe até a corretora onde foi contratado o seguro e fale com seu corretor; isso facilita e agiliza o processo, pois a corretora já possui todos os dados do cliente cadastrados e pode auxiliar diretamente caso ocorra algum problema. Dirigir-se pessoalmente à corretora também evita recados recebidos e descartados por telefone ou via internet.

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Uma vez solicitada, a 2ª via normalmente é enviada pelos Correios para o endereço cadastrado pelo cliente na seguradora, mas é possível que se solicite a entrega na própria corretora caso existam obstáculos que dificultem a entrega. No entanto, se documentar os contratos digitalmente for preferível, uma cópia em formato digital pode ser enviada em casos de urgência.

Outro meio é o cliente entrar em contato diretamente com a seguradora; existem canais diretos oferecidos pelas empresas para contato através de telefone ou pela internet. Para fazer a solicitação, o cliente deverá informar uma série de dados pessoais que constam em sua apólice, bem como o motivo da requisição. Caso ocorra alguma divergência nos dados fornecidos, a empresa deverá orientar o cliente a procurar seu corretor para que este verifique os dados registrados na apólice e faça a solicitação de uma segunda via.

Em caso da não resolução do problema, o cliente deverá redigir uma carta à seguradora relatando o ocorrido e estabelecendo um prazo para que sua solicitação seja atendida. Se o prazo estipulado for atingido e nada for resolvido, faça uma denúncia junto à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e aguarde um comunicado sobre as ações que serão tomadas.

Para que serve uma apólice

A apólice do seguro é basicamente o contrato do seguro contratado, onde constam as assinaturas, tanto do segurado quanto da seguradora, onde as duas partes se responsabilizam por certas obrigações e direitos.

No contrato da apólice de seguro devem constar todas as cláusulas contratuais onde serão especificadas as condições do seguro como coberturas, assistências, serviços, benefícios e a validade do mesmo.

É através desse documento que o cliente fica segurado e pode, tanto solicitar algum direito à assistência que tenha como contestar caso a seguradora se negue a prestar algum desses serviços descritos, por exemplo. Través dela o cliente sabe o que contempla ou não o seguro e o valor que deverá receber em cada caso.

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Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

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