Antivírus para celular iOS e Android: proteja o seu smartphone dos vírus

Os celulares, assim como os computadores, também são sucetíveis a vírus. Veja como instalar um antivírus para celular e saiba como evitar dados pessoais e bancários sejam utilizados por outras pessoas.

Antivírus para celular iOS e Android: proteja o seu smartphone dos vírus
Veja quais são os piores vírus no celular e qual o melhor antivírus para proteger o seu aparelho.

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Toda vez que você faz o download de um aplicativo no Google Play ou na App Store, você repara em quais permissões e informações o aplicativo pode acessar no seu celular? Fica sempre atento se é de uma fonte segura? São nesses detalhes que nem percebemos que pegamos vírus no celular, mas não é a única forma. Você já pensou que assim como no seu computador, é preciso também ter um antivírus para celular?

O primeiro vírus surgiu em 1986, e evoluiu com a tecnologia ao longo dos anos, já foi passado por disquete, cd, pendrive, email e agora por fim chegaram aos celulares.

Em 2014, mais de 84% dos smartphones tinham sistema operacional Android, e o que isso tem a ver com vírus de celular? Para disponibilizar um aplicativo para download na loja do Google, é preciso de muito pouco, basta uma conta e um site para o aplicativo. Isso facilita muito a vida de hackers e pessoas mal intencionadas, uma vez que é relativamente fácil espalhar aplicativos maliciosos.

Por sua vez, para colocar um aplicativo para download na App Store Brasil (loja da Apple), o aplicativo passa por uma espécie de auditoria onde especialistas vão analisar o código da aplicação tentando encontrar possíveis problemas que possam danificar o sistema ou até mesmo roubar dados dos usuários, por isso a fama do iPhone ser um celular mais seguro. Em todo caso, ter um antivírus para celular é sempre a opção mais segura.

Como instalar um antivírus para celular

Antívirus para Android:

Para instalar um antivírus no seu Android e deletar os vírus, siga a explicação a baixo:

FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas na página do E-konomista. É gratuito!

1. Baixe no Google Play um antivírus, o mais utilizado é o Avast;
2. Abra o aplicativo e clique em Vírus Scanner;
3. Caso seja encontrado alguma ameça, você seleciona o arquivo infectado e a opção Resolve All, ou Remove All, para remover de todos os arquivos infectados pelo vírus;
4. Confirme a operação na opção Yes que o antivírus vai deletar em poucos minutos.

Antivírus para IOS

Já relataram malwares que podem infectar o iOS, mas só é possível agir quando são transferidos para um computador Windows. Fique atento.

O que um vírus de celular pode fazer?

  • Roubar suas fotos ou até mesmo apagar
  • Roubar emails e mensagens
  • Pegar informações de cartão bancário e senhas

Como evitar vírus no celular?

Baixando somente aplicativos de fontes seguras e conhecidas no Google Play e na App Store Brasil, evitar baixar conteúdo da internet direto para a memória do celular e ter um bom anti-vírus instalado no celular.

Os analistas da Kaspersky Lab descobriram a pouco tempo o Backdoor.AndroidOS.Torec.a, um Trojan que utiliza a rede de TOR (The Onion Router) para enviar os seus dados. Trata-se do primeiro malware deste tipo para o sistema operativo da Google, e tem se espalhado rapidamente, é com certeza um dos piores vírus de celular Android até hoje.

Já para iPhone, os casos conhecidos de vírus sempre foram raros. Em 2005, surgiu o Commwarrior-A, que de infectava celulares por mensagem de texto. Porém, logo a Apple resolveu o problema e pouquíssimo aparelhos foram infectados.

Quer saber mais sobre aplicativos e gadgets? Acompanhe as nossas informações sobre tecnologia.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar