10 perguntas que você deveria fazer antes de sair de uma entrevista de emprego

Neste momento delicado na busca por um novo emprego, algumas questões podem aumentar suas chances de contratação ou identificar problemas com a oferta

10 perguntas que você deveria fazer antes de sair de uma entrevista de emprego
Conheça perguntas essenciais para criar laços ou conhecer mais sobre a empresa

A entrevista de emprego é sempre um momento delicado e muitos candidatos a uma vaga de trabalho ficam receosos em como devem agir durante esse processo. A grande maioria se limita apenas sentar e responder as perguntas feitas pelo recrutador, e poucos se lembram de que a entrevista se baseia em duas partes interessadas: o recrutador e o candidato.

É importante que o candidato à vaga também faça sua própria avaliação da empresa no momento da entrevista, afinal, deve se sentir seguro das condições oferecidas caso seja aceito no processo de seleção. Para isso, é preciso aproveitar o momento onde o recrutador passa a palavra e se dispõe a responder questões colocadas pelo avaliado. Tal atitude, além de criar mais segurança quanto ao emprego, muda a dinâmica da entrevista e faz com que o recrutador possa ter uma nova visão do candidato, despertando mais curiosidade no empregador e até mesmo revelando detalhes que possam ter passados desapercebidos por ele.

O que perguntar antes de sair de uma entrevista de emprego?

Existem diversas perguntas que podem ser feitas em uma entrevista, e muitas poderão surgir apenas durante o processo. Entretanto, é importante que o candidato já se posicione em frente ao avaliador com algumas questões pré-selecionadas. Não é necessário despejar uma enxurrada de perguntas, mas é recomendado que se faça ao menos quatro delas para demonstrar seu interesse na vaga e criar a oportunidade de um maior envolvimento entre o entrevistado e o recrutador.

É importante que as perguntas também não sejam aleatórias, ou poderá apenas passar uma impressão de desleixo ou falta de competência. Elas devem ser selecionadas com cuidado pois, da mesma forma que podem ajudar, também são capazes de arruinar uma entrevista que antes corria muito bem. Pensando nisso, o portal Business Insider organizou uma pesquisa com 28 perguntas brilhantes para fazer durante um processo de seleção e nós selecionamos 10 delas para utilizar em sua próxima entrevista de emprego.

1. Candidato ideal

Quem você acha que seria o candidato ideal para esta posição, e como me comparo?

Esta é uma ótima pergunta pois, de uma forma bem rápida e sucinta, é possível descobrir se suas habilidades e competências estão de acordo com o que a empresa procura. A partir dessa resposta pode-se ter uma ideia se vale ou não a pena insistir na vaga.

Esqueça os bancos e as dívidas Faça um empréstimo online em 3 minutos

2. Hierarquia

A quem eu irei responder sobre meu trabalho? Qual é a ordem de hierarquia?

É importante saber a quem será subordinado e a ordem de hierarquia da empresa, bem como sua política interna. Se o candidato estiver subordinado à diversas pessoas de hierarquias diferentes, é preciso conhecer quem serão seus chefes antes de aceitar a vaga.

3. Evolução

Como essa posição evolui?

Essa é uma pergunta bastante básica e serve para dizer se a posição de trabalho permite uma evolução ou promoções, por exemplo. Nestes casos o candidato saberá se está diante de um beco sem saída profissional.

4. Filosofia empresarial

Como você descreveria a filosofia da empresa?

Especialistas dizem que esta pode ser uma boa pergunta para se integrar sobre diversas políticas internas da empresa como, por exemplo, se esta prioriza o bem estar do empregado.

O que não fazer diante de uma oferta de emprego

5. Concorrência

Quem considera seu principal concorrente? De quais maneiras sua empresa é melhor?

Esta é uma pergunta corajosa e não deve ser usada em qualquer ocasião, mas ela pode dar um bom panorama do funcionamento da empresa, além de mostrar que já está preocupado em como pode auxiliar em seu crescimento.

6. Habilidades

Além das competências técnicas necessárias para executar com êxito este trabalho, quais outras habilidades a empresa considera valiosas?

Essa uma boa maneira de saber quais habilidades a empresa valoriza em um âmbito geral, apresentando ao candidato um pouco sobre a cultura empresarial e também permitindo avaliar se consegue se encaixar nela.

7. Hesitações

Você tem hesitações sobre minhas qualificações?

Essa pergunta deve ser feita no momento certo e, apesar de deixar o candidato um pouco vulnerável, mostra que este possui confiança em suas habilidades e está preparado para discuti-las e tentar fortalecer algum ponto fraco.

8. Colaboração

Você pode me dar exemplo de como eu iria colaborar com o meu gerente?

Essa é uma maneira de saber previamente oque seu gerente mais valoriza, e também se está de acordo com a maneira como ele irá usar suas forças.

9. Criando laços

O que você mais gosta em trabalhar para esta empresa?

Essa pergunta é delicada e pode surpreender um recrutador mas, se usada no momento propício e dita com a entonação correta pode criar um laço mais pessoal entre o entrevistador e o candidato. Além disso, é uma chance de ver de maneira privilegiada as melhores partes da empresa.

10. Desafios

Quais são os desafios desta posição?

Por fim, essa questão pode servir de alerta, caso algo esteja errado no cargo a ser oferecido. Se, por algum motivo, o entrevistador disser que “não há qualquer desafio”, reavalie a situação e proceda com muita cautela e atenção a tudo o que for dito.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar