Ano sabático: Você sabe como fazer o seu?

Você já parou para pensar como seria ficar um ano interinho sem "compromissos" e rotina de trabalho? Descubra como organizar e curtir um ano sabático

Ano sabático: Você sabe como fazer o seu?
Dicas para organizar e curtir um ano sabático

qual seu nível de inglês?faça um teste online e descubra







O ano sabático é uma pausa, geralmente de 6 meses há um ano, na sua rotina profissional para repensar sua carreira, seus projetos e etc. O ano sabático esta no plano de algumas empresas, que te liberam esse período. Muita gente confunde ano sabático com férias e não tem nada a ver uma coisa com a outra. Diferente das férias, onde ninguém quer pensar em trabalho, no ano sabático você se esforça para chegar a conclusões e até criar novos projetos. Não basta somente pedir a empresa uma pausa no trabalho, é preciso fazer alguma "barganha" para não perder o emprego e, ao mesmo tempo, ao retomar poder contribuir de forma positiva para a empresa
 

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba e acompanhe as melhores dicas, informações e oportunidades para viajar no Brasil e no mundo de forma divertida e econônima.

O que fazer no ano sabático

Pronto, você conseguiu negociar um ano sabático com a sua empresa, e agora o quer? Como tudo na vida, isso não tem manual de instruções e o melhor conselho que podemos dar é: siga sua intuição. Se você sempre sonhou em fazer um mochilão e acha que assim vai ter tempo para se concentrar no que quer, faça o mochilão. O ano sabático inclui realizar sonhos pessoais. Veja algumas dicas sobre o que fazer e onde passar esse tempo.

Outra fator que tem movido muitas pessoas durante o ano sabático é o trabalho voluntário em instituições carentes, ajudar pessoas pode te ajudar a se encontrar e se enxergar no mundo. Trabalhos sociais também podem te ajudar na sua carreira profissional. 

Ano sabático no exterior

Como um dos focos é o crescimento pessoal, encarar um novo país, ter que aprender uma nova língua e cultura parece ser uma excelente maneira de passar esse ano. É um dos meios mais procurados atualmente. Mas implica em se preocupar ainda mais com o lado financeiro que vamos abortar. A questão é que um ano vivendo fora pode te fazer crescer o equivalente a 5 anos na sua zona de conforto, por que não mudar? 

O ano sabático e o dinheiro

Sim, essa é sem dúvida a parte mais complicada quando se pensa no ano sabático. Ficar um ano sem trabalhar implica também ficar um ano sem ganhar dinheiro (algumas empresas grande como Google e Apple, pagam salários no ano sabático para funcionários do alto escalão). Como gerenciar isso? A primeiro coisa é planejamento. Você deve procurar opções de acordo com o seu estilo de vida e possibilidade, e pode custar menos do que você imagina. Você pode por exemplo ir viver em um país e conseguir casa e comido em troca de trabalho voluntário. Veja algumas dicas do E-konomista que não são, propriamente ditas para um ano sabático, mas podem te inspirar: 


Se reinvente, se organize e faça seu ano sabático. Converse com a sua empresa e veja se eles tem planos de carreira que inclua um ano sabático.

Quer estudar no exterior? Então não perca as oportunidades e promoções para fazer o seu intercâmbio.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar