Ano sabático, o que fazer? Melhores lugares para essa pausa

Quem está insatisfeito com o rumo que a vida está levando pode estar precisando de um ano de descanso. Confira nossas sugestões sobre o que fazer no ano sabático:

Ano sabático, o que fazer? Melhores lugares para essa pausa
Conheça atividades e lugares sobre o que fazer no ano sabático

Você já pensou em tirar um ano sabático? Sabe o que isso significa? Tirar um ano sabático é tomar um ano inteiro só para o descanso. Parece coisa de preguiçoso? Acredite, não é! Tirar um ano sabático pode ser proveitoso de muitas maneiras, sendo muitas vezes aconselhável a quem se sente insatisfeito com o rumo que a vida tem tomado. E o que fazer durante o período? O E-konomista te ajuda a escolher um destino e um ideal para o seu descanso. Veja o que fazer no ano sabático.

O que é ano sabático?

O termo vem da palavra “sabá” que é de origem judaíca e significa “dia do descanso”. Além do sétimo dia da semana, reservado para o descanso, a cada ciclo de sete anos os judeus ficavam um ano inteiro sem trabalhar. Esse ano sábatico servia para que a terra pudesse descansar depois de seis anos de colheita ininterrupta. Nos dias de hoje,  a expressão “sabático” ganhou um novo significado e passou a ter uma caráter mais próximo dos costumes e problemas da sociedade moderna.

Tirar um ano sabático

Os motivos que levam alguém a tirar um ano sabático são muitos e costuma variar de pessoa pra pessoa. Mas os motivos mais comuns são daquelas pessoas que trabalharam muito durante um período da vida e não conseguiram se sentir felizes com aquilo que estavam realizando. Mesmo que pudessem colher os frutos desse trabalho, a felicidade não acompanhou o crescimento financeiro. Ou então, aqueles que ainda não encontraram seu lugar no mundo, seu dom, aquilo que gostam de fazer, e partem numa viagem longa de autoconhecimento durante o período sabático.

Os objetivos principais do período sabático é cultivar o corpo e a mente para que, terminado esse tempo, novos e bons frutos floresçam. É uma viagem para se conhecer, enfrentar desafios, saber os seus limites e do que você é capaz, para que seu caminho após o período seja mais claro e decidido.

Cidades com poucos brasileiros para fazer intercâmbio

O que fazer no seu ano sabático?

Ao contrário do que muitos pensam, tirar o ano sabático não significa ficar um ano inteiro na frente da TV. Se você precisa de um tempo para ficar na frente da TV, dormindo ou fazendo absolutamente nada, esse período se chama férias. Uma pausa no trabalho para desacelerar. O ano sabático é um período de descanso proveitoso, onde até o ócio deve ser criativo, ou então não fará sentido. Portanto, o que fazer? Depende do seu perfil, vamos fazer algumas sugestões para você se inspirar, poder decidir qual o melhor caminho para tirar o seu ano sabático e se conhecer melhor.

Ano sabático: como fazer

Veja algumas dicas para fazer ainda mais especial o seu ano sabático:

Energia diferente na América do Sul

lugares ano sabático


Se a sua busca é por equilíbro, paz de espírito e autoconhecimento você está no continente certo. Estamos ao lado do Peru, país que reserva caminhos, montanhas e rochas de beleza inigualáveis para meditar e pensar seus próximos passos com tranquilidade.

A cidade perdida dos incas tem fama de possuir uma “energia diferente” que só quem vai lá consegue entender. São milhares de ano de história a ser visto, rodeado de uma paisagem belíssima, que faz qualquer um pensar na vida e ser introspectivo por instantes que seja.

Aproveite e faça um mochilão por todo o Peru e conheça as cidades de Cusco, Chiclayo – também conhecidas pela energia espiritual - e a capital, Lima. Essa viagem é ideal para fazer você com você mesmo, para encontrar sozinho os seus caminhos.

Meditação e espiritualidade na Índia

lugares ano sabático


Esse destino e roteiro ficou famoso com o livro “Comer, rezar e amar” da escritora Elizabeth Gilbert, que tirou um ano sabático para realizar essas três ações deliciosas. Se a sua procura é espiritual, poucos destinos são tão significativos como a Índia. Rodeado de muita misticidade e uma religiosidade profunda, as tradições do hinduísmo e da meditação são recomendadas a quem precisa se encontrar.

Uma boa sugestão é freqüentar o Khumba Mela , também conhecido por Khumb Mela, o maior festival religioso do mundo, que na sua última edição contou com 100 milhões de pessoas do mundo todo. Milhões de devotos hindus se reúnem para se banhar no Sangam, local de encontro dos rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati para se purificar. Quem já freqüentou, garante que é um encontro transcendental.

Em visita à Índia, aproveite para peregrinar por quatro cidades consideradas abençoadas: Allahabad, Ujjain, Nasik e Haridwar.

A cidade onde as bicicletas mandam

Voluntário na África do Sul

lugares ano sabático


Se espiritualidade não é muito a sua praia e você quer aproveitar o seu ano sabático para fazer o bem aqui na Terra, escolher um destino para fazer trabalho voluntário pode ser muito bom para você. Quem ajuda o próximo, se ajuda duas vezes, diz o ditado. E quem já tirou um período da vida para ser voluntário, garante que os benefícios são para a vida toda. Em comunidades da África do Sul, por exemplo, você pode contribuir diretamente com projetos sociais de diversas áreas. Você pode se engajar na preservação da vida selvagem, do meio ambiente e é possível até interagir com os animais selvagens.

Existem companhias de intercâmbio e turismo que preparam esse tipo de viagem, e não tem limite de idade, basta coragem e boa vontade. E isso não precisa se limitar à África do Sul, pode fazer a experiência aqui pelo Brasil também.

Cidades alternativas para fazer intercâmbio

Conhecendo culturas pelo mundo

lugares ano sabático


Se a sua inquietude é por conhecer o mundo, saber tudo que há pelo globo a fora, conhecer novas culturas, perder preconceitos, desvendar territórios – não existe um lugar fixo para você fazer o seu ano sabático – a estrada é o seu destino. E saiba que esse é o destino preferido da maioria daqueles que tiram um ano sabático.  A sensação de liberdade, a vontade de conhecer tudo que há pra se viver faz com que muita gente largue tudo e vá. E na volta, as recompensas são imensas. São dezenas de países conhecidos, culturas completamente diferentes vivenciadas e amizades com pessoas do mundo todo – não tem preço.

Quem é agitado demais para viagens espirituais ou não consegue se imaginar como voluntário na África, pode colocar a mochila nas costas e fazer os mais diversos roteiros, sabendo que na volta você caminhou foi para o encontro de si mesmo.

Conheça as viagens de trens mais bonitas da Europa

Não é perda de tempo

E então, alguma das nossas sugestões de lugares para tirar um ano sabático te agradou? Saiba que não é preciso passar um ano todo num lugar só, é possível ter as mais diferentes experiências pessoais, espirituais e até profissionais (que diferencie da sua profissão atual) como ganho no seu ano de descanso. É preciso ter uma reserva financeira e ter coragem para enfrentar o fato de que você pode perder oportunidades de emprego durante esse período. Mas a quem tem a ansiedade de mudar o rumo que a vida está levando, ou mesmo ver um sentido no rumo seguido, o ano sabático nunca será uma perda de tempo.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar